O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Segundo autoridades dos EUA, Maduro foi capturado por tropas de elite das forças especiais
Os Estados Unidos atacaram a Venezuela durante a noite de ontem, 2, e capturaram seu presidente de longa data, Nicolás Maduro, segundo Donald Trump. A operação ocorre após meses de tensões entre os dois países, com troca de acusações de ambos os lados.
Trump confirmou a operação neste sábado, 3, em publicação na rede social Truth Social. “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em larga escala contra a Venezuela e seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, juntamente com sua esposa, capturado e levado para fora do país”, disse.
O presidente norte-americano afirmou ainda que a operação foi realizada “em conjunto com as forças de aplicação da lei dos EUA” e prometeu mais detalhes em uma entrevista coletiva às 13h (horário de Brasília) em seu resort Mar-a-Lago, na Flórida.
Maduro foi capturado por tropas de elite das forças especiais, disse uma autoridade dos EUA à Reuters.
Washington não faz uma intervenção tão direta na América Latina desde a invasão do Panamá em 1989 para depor o líder militar Manuel Noriega devido a alegações semelhantes.
Os EUA acusam Maduro de administrar um “narcoestado” e de fraudar a eleição de 2024 da Venezuela, que a oposição afirma ter vencido de forma esmagadora. Já o líder venezuelano, que sucedeu Hugo Chávez e assumiu o poder em 2013, tem afirmado que Washington quer assumir o controle das reservas de petróleo da Venezuela, as maiores do mundo.
Leia Também
Desde agosto, o governo Trump vem subindo o tom e passou a tratar cartéis sul-americanos como organizações terroristas, autorizando operações secretas da CIA contra alvos associados ao chavismo.
Na época, o presidente venezuelano Nicolás Maduro respondeu denunciando a presença de agentes americanos em seu território e fez um apelo público: “No crazy war, please. A Venezuela quer paz.”
Porém, os Estados Unidos seguiram sinalizando que poderia haver um ataque à Venezuela contra o governo de Maduro. Em setembro, a gestão de Trump chegou a dobrar para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão ou condenação do líder venezuelano.
Além disso, também lançaram uma operação militar contra o narcotráfico no Caribe. Nos últimos dois meses, os EUA atacaram mais de 20 embarcações no Caribe e no Pacífico, em ações que deixaram mais de 70 mortos.
Já no fim de 2025, um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre drogas mostrou que o fentanil, responsável pela crise de overdose que ocorre nos EUA, vem principalmente do México. O documento reforça as suspeitas de que as recentes tensões tenham motivações políticas e energéticas.
Embora vários governos latino-americanos se oponham a Maduro e digam que ele fraudou a eleição de 2024, a ação direta dos EUA reaviva lembranças dolorosas de intervenções passadas e, em geral, tem forte oposição dos governos e das populações da região.
Na véspera da operação dos EUA neste sábado, Maduro chegou a afirmar que estava pronto para negociar com Trump sobre o combate ao narcotráfico. Porém, nesta madrugada, explosões sacudiram a capital da Venezuela, Caracas, e outros locais, levando o governo de Maduro a declarar emergência nacional e mobilizar tropas.
Explosões, aeronaves e fumaça preta puderam ser vistas em Caracas a partir das 2h da manhã (3h de Brasília) por cerca de 90 minutos, de acordo com testemunhas da Reuters e imagens que circularam nas redes sociais.
Houve ainda relatos de que ataques também ocorreram nos Estados de Miranda, Aragua e La Guaira.
Não houve confirmação imediata por parte do governo venezuelano da captura ou partida de Maduro, mas o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, mostrou-se desafiador.
“A Venezuela livre, independente e soberana rejeita com toda a força de sua história libertária a presença dessas tropas estrangeiras, que só deixaram para trás morte, dor e destruição”, disse Padrino em um vídeo transmitido pela mídia estatal quase ao mesmo tempo em que Trump postou sua mensagem.
“Hoje cerramos o punho em defesa do que é nosso. Vamos nos unir, pois na unidade do povo encontraremos a força para resistir e triunfar.”
*Com informações do Money Times, CNN e G1.
O destaque entre os imóveis do leilão do Santander é um apartamento no bairro Paraíso, bairro nobre de São Paulo
Processo do time vencedor do Super Bowl de 2026 tem o potencial de se transformar na maior venda da história da NFL
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil