Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Venezuela e Petrobras: ainda vale a pena reservar um espaço na carteira de dividendos para PETR4?

No atual cenário, 2 milhões de barris extras por dia na oferta global exerceriam uma pressão para baixo nos preços de petróleo, mas algumas considerações precisam ser feitas — e podem ajudar a Petrobras

Imagem criada por IA traz ao fundo a bandeira da Venezuela. Ao centro, o logo da Petrobras. Na parte inferior, barris de petróleo derramando dólares
Imagem gerada por inteligência artificial - Imagem: ChatGPT

Com eleições presidenciais marcadas para outubro, ninguém duvidava que 2026 prometia fortes emoções para o mercado. O que ninguém esperava é que o agito iria começar tão cedo e com um assunto vindo de fora do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a prisão de Nicolás Maduro, 2026 começou com riscos geopolíticos e algumas mudanças no cenário para o petróleo. Mas como isso afeta a Petrobras? Será que chegou a hora de vender as ações?

Venezuela: queda de uma potência

A Venezuela chegou a ser uma potência no setor de óleo e gás, e inclusive foi um dos países fundadores da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Mas os problemas econômicos e o sucateamento da indústria petroleira local fizeram a produção cair para menos de 1 milhão de barris por dia — como comparação, o Brasil produz hoje aproximadamente 5 vezes mais do que isso.

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro

Com a saída de Maduro e a maior influência dos Estados Unidos, naturalmente surge a pergunta: o que acontecerá se a Venezuela voltar a ser uma potência no setor?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No atual cenário de sobreoferta em que vivemos, 2 milhões de barris extras por dia na oferta global certamente exerceriam uma pressão para baixo nos preços de petróleo, o que é má notícia para as companhias que não estarão diretamente envolvidas nessa “reconstrução” da indústria de óleo e gás venezuelana.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os contrastes nas eleições colombianas, o doce bar secreto em SP e as novas tarifas de Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada colombiana e o novo pêndulo político da América Latina

Ou seja, para uma empresa como a Petrobras a notícia não é exatamente boa, mas há diversos atenuantes para esse possível aumento de oferta.

Muitos riscos continuam

Para começar, não se recupera uma produção desta magnitude do dia para a noite. Estamos falando de pelo menos cinco anos para que o país consiga retomar o patamar de 2 milhões de barris por dia e até 15 anos para voltar ao patamar de 3 milhões.

Mas esse é o cenário otimista, que considera investimentos de centenas de bilhões de dólares das petroleiras norte-americanas em poucos anos, o que também é bastante difícil de acontecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembre-se que o petróleo está nos menores patamares dos últimos cinco anos, um cenário que sozinho já não traria confiança para nenhuma empresa investir dezenas de bilhões de dólares.

Fonte. Trading Economics.

Some a isso o fato que todo esse investimento será feito em um país de governança frágil (para dizer o mínimo), com promessa de retorno na melhor das hipóteses na próxima década e sem nem saber se o próximo presidente dos Estados Unidos vai se importar com essa questão — definitivamente não é uma decisão trivial.

Ou seja, os recentes acontecimentos na Venezuela abrem sim a possibilidade de um aumento relevante na oferta de petróleo. Mas além dos vários empecilhos, se isso acontecer será apenas no médio/longo prazo.

Na verdade, a nossa visão é de que a grande mudança acontece no campo geopolítico, com os Estados Unidos colocando em risco parte do suprimento de petróleo da China — meu colega Matheus Spiess falou sobre isso em sua coluna, e você pode ler aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Feitas essas considerações, o novo cenário não traz mudanças relevantes para a tese da Petrobras. Por outro lado, os riscos geopolíticos aumentaram, e sempre que crescem as chances de uma guerra, o petróleo sempre acaba servindo como um bom hedge.

Além disso, negociando por apenas 5x lucros, com um dividend yield de mais de 10% e chances de surfar uma enorme reprecificação a depender das eleições presidenciais, Petrobras ainda tem espaço em uma carteira de dividendos diversificada.

Por esse motivo, PETR4 está na Carteira Mensal de Dividendos da Empiricus, que você pode conferir gratuitamente aqui.

Um abraço e até a próxima!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ruy

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem gerada por inteligência artificial mostra cavalos de corrida saindo da bolsa de valores brasileira 29 de maio de 2026 - 8:46
Imagem mostra um avião passando por nuvens de tempestades e relâmpagos 28 de maio de 2026 - 8:34
Imagem gerada por IA traz o mapa mundi e a bandeira do Irã ao centro 27 de maio de 2026 - 20:00
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor apressado, correndo. Ao redor dele estão relógios, gráficos de ações, dinheiro, um cofrinho e outros investimentos 27 de maio de 2026 - 8:43
águia careca representando os estados unidos e globo em fragmentos - fim pax americana 26 de maio de 2026 - 8:55
guerra oriente médio investimento 26 de maio de 2026 - 7:26
Gráfico de ações, volatilidade 22 de maio de 2026 - 7:15
Imagem gerada por inteligência artificial com o desenho de um homem segurando um guarda chuva enquanto setas vermelhas apontam para ele, simbolizando o hedge dos investimentos 20 de maio de 2026 - 19:58

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um hedge bom, barato e que está funcionando 

20 de maio de 2026 - 19:58
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um homem de camisa azul misturando ouro e commodities em uma tigela. Há outros investimentos ao redor dele, e ele está em uma cozinha 20 de maio de 2026 - 8:45
Uma mesa de escritório antigo. Em cima há um computador de barriga e uma gelatinha com um grampeador dentro. 19 de maio de 2026 - 8:50
Fundo eleitoral eleições eleições municipais 19 de maio de 2026 - 7:22

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ruído político, curva de juros aberta e um mercado mais cauteloso

19 de maio de 2026 - 7:22
18 de maio de 2026 - 8:18
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar