Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES 2026

Sondado para a presidência, Tarcísio é candidato preferido dos paulistas para seguir governando São Paulo, mostra pesquisa

O levantamento da Genial/Quaest mostrou que 55% dos eleitores avaliam que Tarcísio de Freitas merece ser reeleito para o cargo de governador de São Paulo. A pesquisa também consultou cidadãos de outros sete estados

Tarcísio de Freitas (Republicanos), novo governador de São Paulo, discursa na Alesp
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo - Imagem: Governo do Estado de São Paulo

As eleições de 2026 ainda parecem estar longe, mas as temperaturas já estão sendo medidas e possíveis candidatos esquentam o clima. Em São Paulo, os eleitores indicam terem gostado da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos), que desponta como o principal candidato a governador na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo levantamento da Genial/Quaest divulgado nesta manhã (27), o político de origem fluminense manteve aprovação de 61% entre os eleitores paulistas. O índice é o mesmo registrado em dezembro do ano passado e só um ponto abaixo do que havia sido apontado em abril de 2024.

Porém, a desaprovação do atual governador de São Paulo aumentou. A pesquisa mostrou que a avaliação negativa aumentou em dois pontos, passando de 26% em dezembro de 2024 para 28% em fevereiro deste ano. Ainda assim, a variação está dentro da margem de erro.

Já os eleitores que não souberam ou não responderam foram 11% dos entrevistados.

A Genial/Quaest ouviu 1.644 eleitores em São Paulo, entre os dias 19 e 23 de fevereiro. O levantamento possui margem de erro de 2 pontos na região.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reeleição na mira de Tarcísio

Além de manter a aprovação, o governo de Tarcísio de Freitas também vem sendo bem avaliado. A percepção positiva sobre a gestão subiu de 37% para 41%.

Leia Também

ELEIÇÕES EM JOGO

Flávio Bolsonaro diz que áudio com Daniel Vorcaro não abala pré-candidatura: “Vou até o fim”

CENÁRIO ELEITORAL PEGA FOGO

“Não ofereci vantagens de troca”. A resposta de Flávio Bolsonaro ao admitir que procurou Daniel Vorcaro para recursos de filme — e a reação do mercado

Já os eleitores que possuem a perspectiva de que a administração é regular caíram de 37% para 34%. Os que apontam que o governo é negativo oscilaram de 13% para 14%.

A pesquisa Genial/Quaest também pediu que o eleitor avaliasse as áreas de atuação do governo atual. As categorias que a gestão do governador se saiu melhor foram atração de empresas (49%) e gestão de infraestrutura e mobilidade (39%).

Porém, para os entrevistados, o calcanhar de Aquiles do governador são os setores de segurança e saúde. São 34% os que criticam a atuação de Tarcísio na segurança, enquanto 32% atribuíram uma avaliação negativa em relação à gestão da saúde no estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, durante a campanha eleitoral de 2022, o atual governador defendeu o fim da penalização para pais que decidem não vacinar os filhos. Já em relação à segurança pública, Tarcísio indicava que acabaria com o uso de câmera nos uniformes da polícia, mas voltou atrás no decorrer da campanha.

A boa avaliação do governador é vista também nas intenções de voto. Ao serem questionados se Tarcísio merece ou não ser reeleito, 55% dos entrevistados acham que sim.

Além disso, no possível cenário eleitoral para o governo em 2026, Tarcísio aparece com 38%, muito à frente de possíveis concorrentes: Haddad (15%), Marçal (12%) e França (6%).

Embora cotado para concorrer à presidência, o atual governador de São Paulo já demonstrou ter interesse na reeleição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de SP: avaliação dos governadores no país

A Genial/Quaest também mediu a avaliação dos governos da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A pesquisa ouviu 1.400 eleitores no RJ, com margem de erro de pontos; 1.400 no RS, com margem de erro de 3 pontos; 1.200 cidadãos na Bahia, com margem de erro de 3 pontos; 1.104 no Paraná, em Goiânia e em Pernambuco, todos eles com margem de erro de 3 pontos.

Segundo o levantamento, os governadores nas outras regiões também mantiveram a estabilidade nas perspectivas sobre a atuação da gestão, com alta na aprovação.

Além de São Paulo, os eleitores da Bahia acham que o atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT), merece um segundo mandato à frente do governo do estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, a disputa eleitoral de Jerônimo não será tão fácil quanto a do Tarcísio. Isso porque, embora a maioria acredite que o governador da Bahia mereça a reeleição, ACM Neto (União Brasil) aparece como um forte adversário, tecnicamente empatado com o petista.

Já em Pernambuco, a maioria acha que a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB), não merece a reeleição. A desaprovação se traduz em uma vantagem expressiva de João Campos (PSB). Ele aparece com 56% nas intenções de voto, contra 28% da atual governadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem criada por inteligência artificial mostra o presidente dos EUA, Donald Trump, em primeiro plano. Ele usa terno preto, camisa branca e gravata azul clara. Ao fundo, Lula veste terno de mesma cor, com gravata escura. 4 de maio de 2026 - 14:04
Jorge Messias 29 de abril de 2026 - 19:49
Marcha Global dos Povos Indígenas (2025) 19 de abril de 2026 - 15:03
O ex-governador Geraldo Alckmin e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Proposta de reforma tributária foi encabeçada por vice de Lula. 31 de março de 2026 - 16:55
30 de março de 2026 - 11:42
Homem vota na urna eletrônica, na cabine eleitoral | Votação eleições 2022 28 de março de 2026 - 16:45
Montagem de fotos de Dario Durigan e Fernando Haddad 11 de março de 2026 - 20:02
lula ações arcabouço fiscal lei 11 de março de 2026 - 18:00
Imagem criada por IA traz um robô votando em uma urna eletrônica 10 de março de 2026 - 19:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia