🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Monique Lima

Monique Lima

Repórter de finanças pessoais e investimentos no Seu Dinheiro. Formada em Jornalismo, também escreve sobre mercados, economia e negócios. Já passou por redações de VOCÊ S/A, Forbes e InfoMoney.

LAR, DOCE LAR

Microapartamentos, imóvel por assinatura, comunidades e ‘repúblicas’ — brasileiros topam novos modelos de moradia, mas com uma condição

Pesquisa do QuintoAndar mostra que a possibilidade de reduzir o custo de vida é atraente nos novos modelos, mas falta de privacidade pesa contra as opções compartilhadas

Monique Lima
Monique Lima
3 de dezembro de 2025
16:31
Microapartamentos, imóvel por assinatura, comunidades e ‘repúblicas’ — as novas moradias no Brasil. Imagem: Diego Pontes/ Pexels

Tiny house, flex living, cohousing e coliving. Palavras em inglês para denominar novos modelos de moradia que surgem mundo afora e começam a ganhar volume aqui no Brasil. Em português, estamos falando de microapartamentos, imóveis por assinatura, comunidades com casas individuais, mas espaços compartilhados, e a boa e velha “república” — com quartos individuais e compartilhamento de áreas comuns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma pesquisa do QuintoAndar, em parceria com a Ipsos-Ipec, mostrou que os brasileiros estão dispostos a experimentar essas novas formas de morar. O levantamento ouviu 2.485 pessoas, das classes A, B e C, nas cinco regiões do país (com destaque para cidades de grande densidade populacional, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba).

Sete em cada dez (69%) respondentes afirmaram que “se imaginam” ou “talvez morassem” em uma tiny house. Enquanto apenas 17% descartaram completamente essa possibilidade.

Tiny houses são construções pequenas, com área útil de até 37 metros quadrados e uso de móveis planejados e multifuncionais para otimizar o espaço.

Entre os que cogitam essa possibilidade, o principal motivo (36%) foi a possibilidade de “reduzir o custo de vida”. Na sequência (34%) aparece “ter um estilo de vida mais simples, sustentável ou minimalista”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já entre os que rejeitam completamente as pequenas moradias, 84% alegaram que precisam de mais espaço e não se adaptariam ao modelo. Uma parcela significativa (42%) também declinou a opção por falta de privacidade.

Leia Também

Outra alternativa de moradia que teve grande adesão (60%) entre os entrevistados do QuintoAndar foram as moradias por assinatura — ou flex living.

Nesta opção, os usuários alugam a moradia por curtos períodos: dias, semanas ou meses. Os imóveis já são mobiliados e têm modelos flexíveis de aluguel, para evitar burocracia. A opção “por assinatura” pode ser encontrada em redes especializadas, que trabalham com imóveis em diferentes localidades neste modelo.

Pelo menos seis em cada dez entrevistados afirmaram que morariam ou talvez morariam em flex livings. Dois em cada dez descartaram completamente a possibilidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como no caso das tiny houses, a principal motivação (34%) para adesão foi a redução do custo de vida. Entretanto, no caso das moradias por assinatura, um volume expressivo (27%) afirmou que considera a possibilidade por “curiosidade”, pela vontade de “conhecer algo novo”.

Para os que não aceitam a ideia, 47% alegaram “desconforto com as regras” e 37% afirmaram precisar de mais espaço ou dificuldade com adaptação.

Condição inegociável em uma moradia

Mas nem todas as novas alternativas de moradia encontraram tração entre os brasileiros. A pesquisa do QuintoAndar verificou que existe uma condição inegociável por aqui: privacidade.

As opções de cohousing e coliving não encontraram tantos adeptos quanto as alternativas anteriores. Em ambos os casos, o motivo predominante foi o mesmo: mais de 80% alegaram falta de privacidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cohousings são comunidades de casas privadas, que compartilham espaços como jardins, áreas de jantar, de atividade física, entre outras. Se fala em estilo de vida comunitário, em que os usuários tomam decisões conjuntas para o ambiente colaborativo.

Na pesquisa, 56% dos entrevistados afirmaram que “se imaginam” ou “talvez morassem” em comunidades de moradia. Entretanto, 38% rejeitaram completamente a ideia.

Para os possíveis adeptos, os principais motivos foram assinalados quase de forma igual:

  • 26% - Reduzir o custo de vida;
  • 25% - Mais convivência e apoio dos vizinhos e amigos
  • 24% - Acesso a espaços ou serviços que não teria em uma moradia convencional.

No caso do coliving, a ideia de casa individual é completamente abolida. O que se tem são quartos individuais — com ou sem banheiros privativos — e todas as áreas comuns compartilhadas: cozinha, lavanderia, sala de estar e de jantar. São modelos de moradia comuns para estudantes: as famosas “repúblicas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este foi o modelo mais rejeitado na pesquisa: 55% dos respondentes afirmaram que descartam totalmente a possibilidade, enquanto 31% cogitaram de alguma forma.

Embora sejam modelos entendidos como destinados para a população mais jovem, Thiago Reis, diretor de comunicação e dados do QuintoAndar, acredita que as cohousings e o colivings devem ganhar mais adeptos entre a população mais velha ao longo dos próximos anos.

Para esse público, a possibilidade de nutrir uma comunidade é relevante, e a menor privacidade se torna um fator de segurança, não apenas um incômodo.

Novas formas de morar — e viver

Para Marcia Cavallari, diretora da Ipsos-Ipec, em todo o mundo a moradia é entendida como o lugar de conforto e segurança, por isso, critérios como privacidade e espaço são inegociáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Vivemos em um mundo muito caótico. Para muitas pessoas, a sua casa é o seu sossego. O ambiente em que você se conecta consigo mesmo e quer ter o seu momento. A privacidade e o espaço individual são importantes para isso”, afirma Cavallari.

Entretanto, a adesão pelas pequenas moradias a diretora entende como um ponto de partida para a casa própria relevante para pessoas mais jovens. Em tese, os preços são mais acessíveis e viáveis para esse público.

A pesquisa aponta que a geração que mais tem a intenção de comprar um imóvel (50%) nos próximos anos é a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010). E não é para usar como investimento, para morar mesmo.

Os principais motivos para compra, são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • 31% - Ter um imóvel melhor do que o que moro atualmente;
  • 28% - Realizar um sonho;
  • 28% - Ter a garantia de um imóvel próprio

“Ter um imóvel próprio não é um sonho que se abandona com o tempo. Pelo contrário, fica latente. As pessoas pensam: ‘hoje está difícil, mas posso conseguir no futuro’. É um sonho que se pode construir e planejar”, diz a diretora da Ipsos-Ipec.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BLACK FRIDAY SEGURA

Guia básico da Black Friday 2025: como comparar preços, evitar golpes e usar a IA a seu favor

27 de novembro de 2025 - 20:15

Com golpes em alta e consumidores mais cautelosos, veja como comparar preços, evitar fraudes e usar a IA para tomar decisões mais seguras na Black Friday

NOVO MODELO DE COBRANÇA

Pedágio automático (free flow) está prestes a passar a valer no caminho para o aeroporto, mas há jeito de não ser cobrado sem fazer nada ilegal

27 de novembro de 2025 - 11:25

Novo pedágio automático (Free Flow) da Dutra começa em 6 de dezembro com cobrança apenas na pista expressa; pista marginal continua gratuita

ROTINA MILIONÁRIA

Hábitos de milionários que qualquer pessoa pode (e deve) adotar

26 de novembro de 2025 - 14:06

Cinco hábitos reais de bilionários que não dependem de renda alta, apenas disciplina, constância e mentalidade de longo prazo

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO

Leilão da Receita Federal tem Tiguan por menos de 20% do valor, iPhone por um oitavo do preço e muito mais; confira

25 de novembro de 2025 - 12:44

Carros, celulares e diversos produtos aparecem com grandes descontos no leilão da Receita Federal; saiba como participar e quais são os destaques

PROGRAMA SOCIAL

NIS final 7 recebe Bolsa Família e Gás do Povo de novembro nesta terça (25)

25 de novembro de 2025 - 5:41

O pagamento do benefício ocorre entre os dias 14 e 28 deste mês e segue ordem definida pelo último número do NIS

SEUS DIREITOS

Black Friday: os direitos do consumidor que podem evitar prejuízos nas promoções

24 de novembro de 2025 - 16:25

Da desistência em sete dias à entrega obrigatória, veja o que diz o Código de Defesa do Consumidor para quem compra na temporada de descontos

IMPACTOS DA MEDIDA

CNH sem autoescola: conforme medida avança, empresas fecham as portas

24 de novembro de 2025 - 15:35

Com a proposta de CNH sem autoescola avançando no Contran, empresas do setor já relatam fechamentos e forte impacto financeiro

13° do INSS

INSS começa a pagar o décimo terceiro de novos aposentados: veja quem recebe e como consultar

24 de novembro de 2025 - 11:31

Quem entrou na folha após junho recebe o 13º integral do INSS nesta rodada; confira as datas e valores

MILHÕES EM JOGO

Loterias da Caixa voltam ao ritmo normal após feriados de novembro; Timemania sorteia R$ 51,5 milhões amanhã

24 de novembro de 2025 - 9:46

Após dois feriados nacionais, as loterias da Caixa retomam o ritmo normal com uma semana marcada por grandes acumulados e prêmios que chegam a R$ 51,5 milhões.

NIS FINAL 6

Bolsa Família e Gás do Povo: NIS final 6 recebe pagamentos hoje (24)

24 de novembro de 2025 - 5:55

O pagamento do benefício ocorre entre os dias 14 e 28 deste mês e segue ordem definida pelo último número do NIS

RICO DE QUÊ?

Esses insights já nasceram com a Geração Z, mas ele só entendeu depois de conquistar tudo e continuar infeliz

23 de novembro de 2025 - 11:11

Ele conquistou tudo antes dos 30, mas descobriu que faltava o essencial — uma inquietação que também move a Geração Z

HÁ ALTERNATIVAS MELHORES

Dividendos altos não convencem, e XP mantém cautela para este fundo imobiliário

22 de novembro de 2025 - 15:34

Desde sua estreia, o HABT11 acumula retorno de 78,3%, considerando valorização da cota e rendimentos distribuídos, o que equivale a IPCA +9,4% ao ano

CLANDESTINO

Ozempic proibido? Anvisa barra “canetas emagrecedoras” consideradas irregulares no Brasil

21 de novembro de 2025 - 16:28

Agência veta fabricação, venda, importação e propaganda de dispositivos sem registro; avanço do mercado clandestino ocorre na esteira da popularização dos agonistas de GLP-1

VOLTAM HOJE

Loterias voltam do feriado com destaque para prêmio de R$ 5,2 milhões na Super Sete

21 de novembro de 2025 - 13:35

A Super Sete lidera a rodada de hoje com prêmio estimado em R$ 5,2 milhões; Quina, Lotofácil, Lotomania e Dupla Sena completam a agenda

OPORTUNIDADES DE DESCANSO

Curtindo o feriado? Em 2026 o calendário vai ser melhor ainda; confira as datas comemorativas em dias úteis e com possibilidade de emenda no ano que vem

21 de novembro de 2025 - 10:47

Os feriados de 2026 vêm com mais datas em dias úteis e ampliam as oportunidades de emenda após um 2025 com poucos dias prolongados

MAIS DE R$ 700 MILHÕES

Fraude do INSS: a nova regra para devolver dinheiro a herdeiros de quem já morreu

18 de novembro de 2025 - 12:35

Nova regra do INSS permite que herdeiros solicitem devolução de valores descontados de beneficiários falecidos; saiba como fazer o pedido

AUXÍLIO DO GOVERNO

Beneficiários com NIS final 3 já podem sacar o Bolsa Família de novembro; saiba quem mais já recebeu o benefício

18 de novembro de 2025 - 5:31

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

VALE A PENA?

Black Friday dos streamings: HBO Max derruba preços e Claro, Sky e Meli+ entram na briga por assinantes, mas oferecem um bode na sala

17 de novembro de 2025 - 10:19

Com descontos de até 70% e pacotes que reúnem vários serviços em uma só fatura, operadoras e plataformas disputam quem oferece o melhor custo-benefício ao assinante

DINHEIRO NA CONTA

Primeira parcela do 13º cai antes do previsto; veja quando você recebe

17 de novembro de 2025 - 6:29

Impostos não são cobrados na primeira parcela do benefício trabalhista previsto pela CLT

PROGRAMA SOCIAL

Bolsa Família 2025: Caixa faz novo pagamento nesta segunda-feira (17); veja quem recebe

17 de novembro de 2025 - 5:40

O pagamento do benefício começou na semana passada e segue ordem definida pelo último número do NIS

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar