O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Movimento de Lô Borges, Milton Nascimento e outros grandes nomes não nasceu na esquina de Santa Tereza, mas tem muitos locais de referência ao grupo
Após a partida de uma lenda, é natural que seu legado continue e as homenagens sejam frequentes. Com o cantor e compositor Lô Borges, que nos deixou no início de novembro (2) aos 73 anos, não seria diferente.
Ao lado de outros gênios da música – Milton Nascimento, Fernando Brant, Toninho Horta, Wagner Tiso, Beto Guedes, Flávio Venturini e Márcio Borges –, Lô ajudou a dar origem a um movimento que se tornaria um dos mais importantes da música brasileira: o Clube da Esquina.
O movimento que resultou no álbum de mesmo nome nasceu no final dos anos 60 a partir da amizade do grupo. Ele une o MPB, folk e rock e começou a partir dos encontros noturnos para conversar, cantar e tocar violão no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte (Minas Gerais).
Até hoje o bairro é bastante boêmio e carrega a importância dos nomes que passaram por ali. Há vários lugares que homenageiam o Clube da Esquina (veja alguns deles nesta matéria), mas também há espaço para um mito…
CONFIRA: A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber
A história diz que o Clube da Esquina recebeu esse nome por conta do cruzamento das ruas Divinópolis e Paraisópolis, em Santa Tereza. Essa interseção virou ponto turístico pelo boato de que seria ali o ponto de encontro entre os artistas e o surgimento do Clube da Esquina.
Leia Também
Mas não foi exatamente assim que aconteceu.
A família de Lô Borges realmente morou na Rua Divinópolis durante a infância do cantor. Porém, há um ponto importante nessa história: os pais com os 11 filhos se mudaram temporariamente para o Edifício Levy, no Centro de Belo Horizonte, em 1963, por causa de um problema na fundação da casa.
Foi nessa mudança que Lô Borges conheceu o talento de Milton Nascimento e se aproximou do músico, também morador do prédio. Ou seja, se não fosse por essa saída de Santa Tereza, é muito provável que o movimento que conhecemos hoje não seria o mesmo.
E existe outro fator nessa história. Ao voltar para a casa original cinco anos depois, Lô Borges continuou a amizade com Milton Nascimento, que passou a frequentar o bairro de Santa Tereza, e os outros jovens do grupo também se conheceram nesse período.
Os meninos se reuniam para uma “pelada” na rua, jogar conversa fora e cantar, o que resultou no apelido de “clube da esquina” por parte de Maricota, mãe de Lô.
Parte da história de fato aconteceu na famosa esquina, como Lô Borges contou para a revista Piauí em 2023, mas era algo mais pontual.
O verdadeiro ponto de encontro do grupo era um bar no Centro de Belo Horizonte chamado Saloon ou a própria casa da família Borges. A título de curiosidade, hoje o bar nem sequer existe mais e o local fica em frente ao Sesc Palladium, que na época era um cinema.
CONFIRA: A newsletter do Lifestyle do Seu Dinheiro quer te atualizar sobre novas tendências de gastronomia, viagens e estilo de vida; veja aqui como receber
Nascido na esquina entre a Divinópolis e a Paraisópolis ou não, o Clube da Esquina ainda teve grande influência do bairro de Santa Tereza. Mas o grupo de Lô Borges, Milton Nascimento e outros grandes nomes não foi o único que apareceu por lá.
As bandas de rock Sepultura e Skank também surgiram graças ao bairro, na região leste da capital mineira.
Santa Tereza se caracteriza pela tranquilidade de áreas de moradia mais antiga: ruas arborizadas, casas baixas e praças. Além disso, há locais que valem a visita:
Endereço: Rua Paraisópolis, 738.
Esse espaço é um pequeno templo para fãs do movimento: reúne fotografias, discos, objetos e traz música ao vivo. Um local para sentir o legado do grupo.
Dica: peça o drink “Nada será como antes” e o pastel à la Bituca (de angu) – famosos no cardápio – ou apenas aproveite o ambiente para ouvir clássicos e conversar com frequentadores locais.
Embora a história tenha algumas nuances, essa esquina se tornou parada obrigatória para uma foto. Mesmo que não tenha sido “o único local” onde tudo aconteceu, é simbólica.
Dica: leve fone de ouvido com “Clube da Esquina No.2” ou “O Trem Azul”, ambas de Lô Borges e Milton.
Praça inaugurada em 1937, com bares ao redor e ambiente de convivência.
Dica: aproveite para almoçar ou jantar nas redondezas, ouvir violão no fim de tarde e absorver o clima do bairro.
Endereço: Esquina entre Rua Quimberlita, 246, e Rua Tenente Freitas, 245
O bar preserva mais de duas décadas de um cardápio voltado às culinárias do Norte e Nordeste brasileiros.
Dica: peça o tambaqui – carro-chefe da casa – ou o baião de dois com vinagrete de feijão de corda.
Endereço: Praça Duque de Caxias, 200
A igreja foi erguida em 1926 e guarda documentos que explicam como o bairro cresceu ao longo do tempo e a história das famílias que chegaram há quase um século.
Um lugar bastante famoso em Santa Tereza que precisou ficar de fora desse guia é o Bar Bolão. Antes localizado na Praça Duque de Caxias, foi fechado em 26 de outubro devido a uma ordem judicial de desocupação do imóvel.
O bar tinha mais de 50 anos de história e reuniu grandes nomes da música brasileira, como os integrantes do Clube da Esquina e do Skank – Samuel Rosa já afirmou que a banda nasceu em uma mesa do bar.
Com informações de O Globo, Revista Piauí e Sou BH.
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.