🔴 MASTERCLASS GRATUITA: INVISTA MELHOR USANDO O CLAUDE – FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

IMÓVEIS

Nada de aluguel: o sonho da casa própria continua firme com a geração Z, revela pesquisa

Apesar de preços altos e juros elevados, a geração Z mantém firme a meta de comprar um imóvel

Chave em uma fechadura com um chaveiro de casa.
Imagem: iStock

Imóveis caros, dificuldade para juntar a entrada e juros que pesam no bolso. Ainda assim, a geração Z não desiste do sonho da casa própria. Comprar um imóvel continua sendo uma meta forte entre os mais jovens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com pesquisa da Loft, em parceria com a Offerwise, cerca de 23% dos jovens de 18 a 24 anos planejam comprar um imóvel nos próximos 12 meses. 

Entre os millennials — adultos entre 25 e 44 anos —, esse percentual sobe para 29%. Já na geração X, que reúne pessoas com 45 anos ou mais, em torno de 22% têm planos concretos de adquirir um imóvel. 

A pesquisa foi realizada em junho com mais de mil pessoas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Aluguel ou imóvel próprio?

Embora o aluguel seja o caminho mais comum para quem inicia a vida adulta, ele não é visto como destino final. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre a geração Z, 37% afirmam que morar de aluguel é uma possibilidade, mas não o ideal: o verdadeiro objetivo é ter um imóvel próprio. 

Leia Também

LIDERANÇA TEM UM PREÇO

Citi passa a recomendar compra de Mercado Livre, mas vê risco em investimentos para manter liderança

MEGA SENA TODO DIA

Lotofácil 3814 faz 2 novos milionários; Mega-Sena acumula e prêmio sobe para R$ 305 milhões

Entre os millennials e a geração X, 32% estão dispostos a fazer grandes esforços para transformar o sonho em realidade, mesmo que isso signifique comprometer parte da 

O interesse da geração Z pelo Minha Casa, Minha Vida

Os programas sociais para habitação, como o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), se destacam como alternativa para muitos jovens, segundo a pesquisa. 

Cerca de 37% dos entrevistados avaliam que esses incentivos aumentam as chances de conseguir financiar um imóvel. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre a geração Z, 31% consideram essa a forma mais viável de conquistar a casa própria, percentual que sobe para 42% entre os millennials.

  • LEIA TAMBÉM: Quer investir melhor? Receba as notícias mais relevantes do mercado financeiro com o Seu Dinheiro. Cadastre-se aqui

O que torna esses programas tão atraentes? Aprovação de crédito mais fácil, parcelas menores, descontos e taxas de juros mais baixas. Mais de 40% dos entrevistados acreditam que, dessa forma, seria mais simples atingir a renda mínima exigida para a compra do imóvel desejado.

Mas nem tudo é simples. A burocracia ainda assusta. Aproximadamente 57% dos entrevistados admitem saber pouco ou nada sobre as regras de financiamento federal. 

Entender critérios de aprovação, taxas de juros e limites de crédito continua sendo um obstáculo, mesmo para quem tem planos e a renda necessária para adquirir um imóvel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Independentemente da idade, a população não vê o aluguel como a opção mais vantajosa. Existe desejo de ter ou manter um imóvel próprio, mas a insegurança e a falta de informação ainda são barreiras importantes”, disse Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 23 de outubro de 2026 - 11:15
James Bond Agente 007 23 de outubro de 2026 - 11:09
22 de outubro de 2026 - 18:45
dia de sorte sorteio caixa loterias 21 de outubro de 2026 - 5:42
Elon Musk 20 de outubro de 2026 - 15:03
As repórteres Camille Lima (à esquerda) e Bia Azevedo (à direita) 20 de outubro de 2026 - 14:58
Carro da Mega-sena encalhado 19 de outubro de 2026 - 6:48
Uma mão segura um despertador tocando, com um calendário ao lado 19 de outubro de 2026 - 6:04
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 19 de outubro de 2026 - 5:02
bolsa famíliaPessoa segura cartão do Bolsa Família, benefício com datas de pagamento previstas para 2026. 18 de outubro de 2026 - 6:48
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar