Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PESOU NO BOLSO?

Aumento nas tarifas de ônibus e trem em São Paulo já está valendo; veja os novos preços em outras capitais do Brasil em 2025

Em Florianópolis, Santa Catarina, a tarifa de ônibus subiu 15% e registra a maior alta entre capitais em 2025

(Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil

As passagens de trem, metrô e ônibus estão mais caras na capital paulista a partir desta segunda-feira (6). O valor para utilizar os ônibus subiu para R$ 5. As passagens de trem e metrô do estado de São Paulo passam a custar R$ 5,20.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A tarifa da cidade permaneceu fixada em R$ 4,40 desde janeiro de 2020. Entretanto, a inflação acumulada no período foi de cerca de 32%. De acordo com a prefeitura, se o aumento tivesse levado em conta essa inflação, o valor da tarifa teria subido para R$ 5,84.

No último sábado de 2024 (28), o juiz Bruno Luiz Cassiolato havia determinado que a prefeitura esclarecesse o aumento dentro de 48 horas, em resposta a uma ação que pedia a suspensão da mudança. 

No entanto, no dia 1º, o Tribunal de Justiça decidiu manter o reajuste, entendendo que havia documentos suficientes para justificar o aumento.

O Movimento Passe Livre (MPL) convocou uma manifestação contra o aumento da passagem em São Paulo. O ato está marcado para a próxima quinta-feira (9), às 18h, com concentração em frente à prefeitura da capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

VEJA TAMBÉM: Investir melhor está entre as metas do ano novo? Comece 2025 com o “pé direito” nas finanças com as recomendações e análises de especialistas do mercado

Leia Também

ECONOMIA

Brasil na encruzilhada: Itaú endurece projeções e vê cenário pior para a economia local e internacional

TATU-BOLA

Ameaçada de extinção, espécie que inspirou o mascote da Copa de 2014 ganha um novo plano de proteção

Passagem de ônibus mais cara em outras capitais

Além de São Paulo, outras seis capitais brasileiras estão começando o ano com um preço mais alto nas tarifas de ônibus. Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte, Natal e Recife anunciaram aumentos nos preços das passagens. 

Para a maioria, o reajuste passa a valer nos primeiros dias de janeiro. O maior aumento foi na capital catarinense; e o menor, na capital pernambucana.

No Rio de Janeiro, a tarifa subiu de R$ 4,30 para R$ 4,70 no último domingo (5). A autorização para o reajuste foi publicada no Diário Oficial do município na semana passada, em decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a prefeitura, o aumento de R$ 0,40 equivale à correção monetária pela inflação oficial do país medida pelo IPCA, referente aos dois anos em que a tarifa ficou sem reajuste. O último aumento havia sido em janeiro de 2023.

Em Natal, no Rio Grande do Norte, a tarifa subiu de R$ 4,50, para R$ 4,90. Em Recife, Pernambuco, os passageiros que antes pagavam R$ 4,10 terão seu gasto aumentado para R$ 4,28. Já em Belo Horizonte, Minas Gerais, passou de R$ 5,25, para R$ 5,75. 

Na cidade de Salvador, a prefeitura anunciou um aumento de R$ 0,40 no valor da passagem do transporte público. Com isso, a tarifa passará de R$ 5,20 para R$ 5,60 para ônibus, amarelinhos e BRT, representando um aumento de 7,69%. 

LEIA TAMBÉM: Dólar Quant - robô que busca até R$ 12 mil de renda extra investindo em minidólar será relançado

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Florianópolis tem a maior alta entre as capitais

Em Florianópolis, Santa Catarina, a tarifa de ônibus passou de R$ 6,00 para R$ 6,90 para pagamentos em dinheiro — alta de 15%. A prefeitura anunciou o aumento na tarde de 31 de dezembro, e o novo valor foi cobrado já no dia seguinte, em menos de 24 horas.

O último reajuste ocorreu em janeiro de 2023, quando a passagem passou a custar R$ 6,00.

A prefeitura justificou o aumento com a alta do dólar, que impacta o preço das carrocerias, o aumento no custo do diesel e a reintrodução dos impostos sobre a folha de pagamento.

“A escalada do dólar, que impacta no preço da carroceria, o aumento do valor do diesel e a volta dos impostos sobre a folha de pagamento, estabelecido pelo Governo Federal, foram os principais motivos que levaram ao aumento”, publicou, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações da Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
suplemento alimentar anvisa (1) 25 de junho de 2026 - 14:42
Henrique Meirelles 25 de junho de 2026 - 10:44
copa do mundo seleção brasileira 25 de junho de 2026 - 10:10
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar