O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Com a popularização do pagamento via Pix e por aproximação, a maioria das pessoas que pula o Carnaval pretende levar o aparelho de telefone — um dos itens favoritos para os criminosos
Os brasileiros já estão prontos para aproveitar o Carnaval, seja com purpurina no corpo ou com as malas prontas — para aqueles que gostam de viajar nessa época do ano.
Enquanto o clima de festa toma conta, algumas preocupações não podem sair da cabeça dos foliões, como a possibilidade de golpes e roubos durante as comemorações, que acabam aumentando por conta da alta temporada de turismo no país.
Com a popularização do pagamento via Pix e por aproximação, a maioria das pessoas que vai pular o Carnaval pretende levar o celular — um dos itens favoritos para os criminosos.
Segundo um levantamento do Mercado Pago, banco digital do Grupo Mercado Livre, 78% dos foliões de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador pretendem levar o celular para os bloquinhos.
Além disso, 72% dos entrevistados pretendem realizar os pagamentos usando o aparelho. Já em relação a forma de pagamento, 41% responderam Pix, 38% cartão de crédito, 17% saldo em conta ou cartão de débito.
Assim, com a popularização das novas ferramentas para pagamentos, também cresce a preocupação com a segurança.
Leia Também
Para você conseguir aproveitar o bloquinho — ou até a viagem — sem dor de cabeça, o Seu Dinheiro reuniu os principais golpes do Carnaval e como se proteger deles.
Há poucas coisas piores do que perceber que você foi furtado durante o bloquinho de Carnaval. Porém essa não é a única forma do folião sair no prejuízo durante as comemorações.
De acordo com Laura Rocha Barros, vice-presidente de Produtos e Marketing da Exa, ecossistema de proteção digital, os golpes mais comuns durante o período são:
Nesta modalidade, o consumidor entrega seu cartão ao vendedor, que observa a senha digitada. Na hora de devolver o cartão, o golpista entrega um idêntico, mas que pertence a outra vítima.
Neste tipo de golpe, os criminosos encaminham a vítima para links fraudulentos, que possibilitam o roubo de informações bancárias ou instalam malwares — programas utilizados para danificar ou interromper o funcionamento do aparelho — no dispositivo.
A executiva também destaca o uso de redes wi-fi públicas como uma das estratégias para aplicação de fraudes. Isso porque “oferecem pouca segurança sobre as informações transmitidas através do ponto de conexão”, afirma.
Considerando os principais golpes, Barros indica algumas estratégias para evitar dores de cabeça no Carnaval. Confira:
A autenticação em mais de uma etapa inclui, em geral, a confirmação através de um e-mail. Assim, a indicação da especialista é que os foliões desloguem a rede social utilizada para a recuperação de senhas importantes do aparelho que será levado para o bloquinho.
“Isso impede que os ladrões utilizem ferramentas de recuperação de senhas para ganhar acesso às contas”, explica.
Diminuir os limites de transações que podem ser realizadas via pix, transferências e cartão de crédito dificulta o trabalho dos golpistas.
Além disso, outra estratégia que pode dar tempo para as vítimas bloquearem o acesso às contas bancárias é esconder ou deletar aplicativos de banco, o que impede que eles possam ser localizados e utilizados pelos ladrões.
É importante que os foliões não deixem as senhas anotadas no bloco de notas, em conversas fixadas ou em outros locais de fácil acesso.
A indicação é que, caso não consiga memorizá-las, deixe-as em algum lugar seguro e desassociado do celular ou opte por usar a recuperação de senha do aplicativo.
Barros aconselha que as pessoas que vão curtir o Carnaval ativem a busca por localização e deixem os aparelhos logados em um computador próprio.
Isso porque, em caso de roubo ou furto, os aparelhos podem continuar sendo localizados mesmo se desligados pelos bandidos ou colocados no modo avião.
Ela também recomenda a criação de uma camada de senha adicional, diferente da senha do celular.
Como já mencionado, as redes Wi-Fi públicas podem ser utilizadas para o roubo de informações do aparelho. Assim, se precisar utilizá-las, a recomendação é ter um bom aplicativo de Antivírus e VPN.
O International Mobile Equipment Identity (IMEI, ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é um código numérico único e global para os aparelhos celulares.
Ele funciona como uma espécie de “impressão digital” do dispositivo que permite a sua identificação.
Assim, com o IMEI anotado, é possível solicitar o bloqueio do número de celular com a operadora de telefonia.
Vale lembrar que, se você acabar sendo vítima de golpe, roubo ou furto, é importante que seja feito um Boletim de Ocorrência online o quanto antes. Esse documento poderá ser usado em eventuais processos de contestação de gastos.
Segundo a executiva da Exa, o pagamento por aproximação dificulta os golpes. Isso porque, por ser mais ágil, reduz o tempo de uso do celular ou cartão na hora de fazer as compras.
Além disso, a aproximação elimina a chance da vítima escanear um QR Code enganoso. “As transações também são criptografadas, aumentando ainda mais a proteção do consumidor”, explica.
Outro ponto positivo para o pagamento por aproximação durante o Carnaval é que os limites de pagamento são personalizáveis e valores altos requerem autenticação via biometria ou senha antes de serem concluídos.
Porém, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) indica desabilitar temporariamente o pagamento por aproximação, deixando apenas a possibilidade de pagamento por inserções dos cartões nas maquininhas.
“Caso o cliente queira manter a função de pagamento por aproximação, recomendamos que o cadastramento dos cartões de crédito seja feito apenas no aplicativo wallet dos smartphones, utilizando o pagamento por aproximação pelo celular. O cartão de crédito só ficará ativo na carteira do aparelho após o desbloqueio do celular através de mecanismos de segurança de cada banco”, recomenda Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da entidade.
Outra medida indicada pela Febraban é que o folião fique atento na hora dos pagamentos, evitando utilizar maquininhas com visor quebrado. A instituição ainda ressalta que o visor deve exibir apenas asteriscos no campo da senha.
*Com informações da Agência Brasil
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.