🔴 JÁ ACERTOU AS CONTAS COM O LEÃO? O PRAZO ESTÁ CHEGANDO AO FIM – BAIXE GUIA GRATUITO E VEJA COMO DECLARAR O IR 2025

Juan Rey

Juan Rey

Jornalista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Já trabalhou para o Money Times, Seu Dinheiro e Jornal da PUC, além de colaborar no UOL e Projeto #Colabora. Atualmente é Produtor de Conteúdo na Empiricus.

SD Select

Eleições nos EUA: como investir caso Donald Trump seja eleito presidente? Saiba mais sobre o ‘Trump trade’

A poucas semanas do evento do Market Makers sobre as eleições norte-americanas, saiba quais ativos podem se beneficiar com a vitória de Donald Trump

Juan Rey
Juan Rey
1 de outubro de 2024
11:59
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (EUA).
Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos (EUA). - Imagem: Official White House/Tia Dufour

Nos últimos meses, o termo “Trump trade” tem feito parte do vocabulário dos investidores do mercado financeiro. Basicamente, ele se refere aos ativos que se beneficiam com o retorno do candidato republicano Donald Trump à presidência dos Estados Unidos.

Vale destacar que a vitória do republicano foi, durante a maior parte dos últimos meses, o cenário-base de boa parte do mercado, que se adiantava para comprar os ativos que poderiam ir bem nesse contexto. 

No entanto, depois da saída do atual presidente Joe Biden da corrida eleitoral e do primeiro – e provavelmente único – debate entre Kamala Harris e Donald Trump, o cenário tornou-se mais favorável para a candidata democrata.

As últimas pesquisas indicam uma vantagem pequena para Kamala ou empate. Apesar disso, a diferença entre os dois candidatos é mínima e a eleição, considerada a mais difícil de prever das últimas décadas, segue indefinida.

Por isso, o “Trump trade” segue como uma possibilidade real. Nesse sentido, depois de abordarmos quais ativos devem ir bem com uma possível vitória de Kamala, chegou a vez de entender em mais detalhes o “Trump trade”.

Vale destacar que esta matéria é um esquenta para o evento gratuito e online Eleições Americanas - O futuro em jogo, promovido pelo hub de conteúdo financeiro Market Makers em parceria com o Seu Dinheiro.

Entre os dias 15 e 17 de outubro, especialistas de diversas áreas (veja ao final desta matéria) debaterão as eleições norte-americanas por diferentes óticas. Para retirar seu ingresso gratuito, clique no botão abaixo:

Quais são os ativos que se beneficiam de uma possível vitória de Trump?

O analista macroeconômico Matheus Spiess, da Empiricus, vê o mercado acionário norte-americano andando bem independente de quem ganhe as eleições.

“Os EUA foram, são e vão continuar sendo um país pró-business e de centro-direita. Pode ter um ou outro contorno mais progressista, mas não vai mudar o jogo do dia pra noite. Os dois seriam bons para o mercado de ações.”

As diferenças ficam por conta dos setores e cases específicos que devem ganhar tração.

“No caso de uma manutenção de democratas na Casa Branca, o mercado seria também positivo, mas aos moldes do que vimos durante o governo Biden. Tenderia a ser concentrado em alguns setores mais específicos.”

Já no caso de Trump, Spiess acredita em um movimento que se assemelha ao rotation trade, observado principalmente em julho deste ano.

Na ocasião, os investidores retiraram recursos investidos nas empresas de tecnologia, que foram as grandes vencedoras dos últimos anos, para alocar em ações de setores mais tradicionais da economia – que, por sua vez, estavam descontadas em relação às techs.

“Não acredito que tecnologia vai mal [em um eventual governo Trump], mas acredito que ela tende a ‘underperformar’, disse, se referindo ao termo usado quando uma ação ou setor específico tende a ir pior que um determinado benchmark.

Spiess lembra que, ao contrário dos democratas, mais ligados à energia verde, Trump é mais associado às energias tradicionais. “Portanto, seria muito mais vocal ao óleo e gás.

Na questão da manufatura, o analista enxerga os dois candidatos como parecidos na intenção de “trazer de volta” a indústria para os Estados Unidos, movimento chamado de reshoring

“Para os dois manufatura é uma tese interessante, por mais que com o Trump a retórica seja mais forte”, destaca.

Criptomoedas fazem parte do 'Trump trade'

Uma outra bandeira de Donald Trump ao longo da campanha tem sido as criptomoedas

O analista lembra que Trump, historicamente “contra cripto”, mudou o discurso para se tornar um candidato “pró-cripto”. 

“A Kamala Harris tentou abraçar as criptomoedas nas últimas semanas, mas de maneira menos vocal. Acredito que seria ruim para a indústria cripto caso continue na mesma tendência [democratas no poder], porque Biden e companhia têm sido vetores anticripto.”

Por outro lado, Matheus Spiess destaca que a indústria farmacêutica é um setor que pode ir mal em um eventual governo Trump.

“Pela herança do enfrentamento que teve na pandemia, nasceu-se uma retórica contra a indústria farmacêutica”, lembra.

O analista avalia ainda que as propostas de Trump são mais inflacionárias – portanto, calls relacionadas à inflação podem andar bem sob um governo republicano. 

“Essa dinâmica de cortar impostos e substituir pelas tarifas de importação seria inflacionário”, explica.

A redução de impostos, inclusive, beneficia as empresas e, consequentemente, o mercado de ações. 

Por outro lado, o analista destaca que os dois candidatos são uma “bomba fiscal”. “Nenhum dos dois é responsável fiscalmente. Esse problema grave dos Estados Unidos não será resolvido no próximo mandato.”

O que muda para os investimentos no Brasil?

Matheus não vê um impacto significativo no mercado local em caso de vitória de um ou de outro candidato.

Por conta de uma possível economia norte-americana mais inflacionada em um eventual governo Trump, Spiess destaca que o mercado pode precificar juros mais altos nos vértices mais longos, o que “diminuiria o diferencial de juros entre os dois países” e “poderia ter um impacto cambial”. “Mas não seria game changer”, destaca o analista.

Para os investidores locais, também não há muito a fazer em termos de alocação pensando especificamente em aproveitar a vitória de um ou de outro candidato, justamente pela imprevisibilidade do resultado.

No entanto, o analista lembra que é possível reduzir uma possível volatilidade eleitoral da carteira com proteções clássicas, como ouro e uma cesta de moedas fortes.

Retire seu convite gratuito para o maior evento do Brasil sobre as eleições norte-americanas

O hub de conteúdos financeiros Market Makers vai promover entre os dias 15 e 17 de outubro o evento online Eleições Americanas - O futuro em jogo.

Na ocasião, serão discutidos temas como as perspectivas econômicas, os cenários geopolíticos que podem impactar o mundo, as ações globais que podem favorecer os investidores e muito mais.

Confira alguns dos convidados do evento feito pelo Market Makers em parceria com o Seu Dinheiro:

  • Marcos Troyjo (diplomata e ex-presidente do Banco dos BRICS);
  • Roberto Dumas Damas (mestre em Economia e consultor de cenários econômicos);
  • Andrew Reider (CIO da WHG e especialista em ações globais);
  • João Piccioni (CIO da Empiricus Gestão);
  • Lucas Josa (especialista em criptomoedas da Mynt); e mais.

Para retirar seu ingresso de forma gratuita e receber mais informações sobre o evento, que é 100% online, basta clicar neste link ou no botão abaixo.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
TEM 13 LETRAS

‘Vocês vão ter que me engolir!’ O dia em que Donald Trump foi criticar o Walmart e invocou Zagallo (sem saber)

18 de maio de 2025 - 12:39

Trump e Zagallo têm pouca coisa em comum, mas uma declaração do presidente norte-americano colocou os dois na mesma página por um instante

ERROU ATÉ O ALVO

Governo Trump dá chilique após rebaixamento da nota de crédito dos EUA pela Moody’s

17 de maio de 2025 - 13:11

Moody’s foi a última das três principais agências de classificação de risco de crédito a tirar dos EUA o rating ‘triplo A’

SD Select

Contagem regressiva para o fim do IR 2025: como prestar as contas com o Leão sem ‘dor de cabeça’?

17 de maio de 2025 - 10:00

Com menos de 15 dias para o fim do prazo, Seu Dinheiro oferece um material gratuito que ensina como preencher a declaração com segurança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O mapa da mina: Ibovespa repercute balanço do Banco do Brasil e fusão entre BRF e Marfrig

16 de maio de 2025 - 8:47

Bolsas internacionais amanhecem no azul, mas noticiário local ameaça busca do Ibovespa por novos recordes

COMO É QUE É?

Trump dá ‘bronca’ em Tim Cook, CEO da Apple, por produção de iPhone fora da China; entenda essa história

15 de maio de 2025 - 17:41

Apple tenta mascarar os efeitos das tarifas enquanto procura alternativas para evitar os danos da guerra comercial entre EUA e China

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O novo normal durou pouco: Ibovespa se debate com balanços, PIB da zona do euro e dados dos EUA

15 de maio de 2025 - 8:09

Investidores também monitoram a primeira fala pública do presidente do Fed depois da trégua na guerra comercial de Trump contra a China

SD Select

Petrobras (PETR4): hora de investir? Dois gatilhos impulsionaram a ação e analista deu o veredito

14 de maio de 2025 - 16:23

Petrobras (PETR4) valorizou nesta semana e o motivo não foi o balanço do 1º tri de 2025; entenda o que animou os investidores

A ÚLTIMA FRONTEIRA

Pelo quarto mês consecutivo, EUA tem queda de movimento na fronteira… do Canadá

14 de maio de 2025 - 16:11

Número de turistas regressando dos EUA para o Canadá em abril foi até 35% menor do que o mesmo período em 2024; de acordo com pesquisa, política externa de Trump seria motivo para queda

TROCA DE JATINHOS

Após receber jatinho de presente, Trump fecha acordo de US$ 1,2 trilhão com o Catar; Boeing sai ganhando com venda de 210 aeronaves, estimadas em US$ 96 bilhões

14 de maio de 2025 - 16:03

Estados Unidos fecham nova série de acordos no Oriente Médio, mas parceria trilionária ganha contornos controversos após presidente receber jatinho de luxo como presente

TERRA SEM LEI

Regulação das stablecoins trava no Senado dos EUA e Federal Reserve emite novo alerta sobre riscos

14 de maio de 2025 - 14:32

Projeto batizado de GENIUS Act travou no Senado em meio a embate entre democratas e republicanos após controvérsias envolvendo Donald Trump, sua família e o mercado cripto

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Show de talentos na bolsa: Ibovespa busca novos recordes em dia de agenda fraca

14 de maio de 2025 - 8:20

Ibovespa acaba de renovar sua máxima histórica em termos nominais e hoje depende do noticiário corporativo para continuar subindo

POLÊMICA A JATO

Trump e o Boeing: por dentro da controvérsia (e da possível aeronave) que família real do Catar ofereceu aos EUA

13 de maio de 2025 - 18:25

Segurança, legalidade e carpetes felpudos: o que está por trás da luxuosa e polêmica aeronave que a família real do Catar ofereceu a Donald Trump

SD Select

Ibovespa ultrapassa os 139 mil pontos e ainda pode subir mais, aponta BTG Pactual; veja as ações com potencial de ‘surfar’ esse cenário

13 de maio de 2025 - 17:12

Segundo a equipe de análise técnica do banco, depois de romper os 137 mil pontos, Ibovespa deve buscar dois novos patamares no médio prazo

SD Select

Diário dos 100 dias: veja análise do início do mandato de Trump e o que esperar dos próximos passos

13 de maio de 2025 - 15:00

Cobertura completa do Seu Dinheiro acompanhou de perto cada passo do presidente norte-americano, e agora está disponível para download; confira

INTERNACIONAL

Unidos contra Trump? Lula e Xi aproveitam encontro na China para mandar mensagem aos EUA

13 de maio de 2025 - 13:45

Sem mencionar o nome do republicano, o presidente chinês, Xi Jinping, também comentou sobre a política tarifária dos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um acordo para buscar um acordo: Ibovespa repercute balanço da Petrobras, ata do Copom e inflação nos EUA

13 de maio de 2025 - 8:22

Ibovespa não aproveitou ontem a euforia com a trégua na guerra comercial e andou de lado pelo segundo pregão seguido

Insights Assimétricos

Depois do incêndio, EUA e China aparecem com baldes d’água: o que está em jogo no cessar-fogo da guerra comercial

13 de maio de 2025 - 6:08

A reação brasileira ao armistício tarifário tem sido, no mínimo, peculiar. Se por um lado a trégua parcial afasta o fantasma da recessão global e reacende o apetite por commodities, por outro, uma série de forças contrárias começa a moldar o desempenho do mercado local

SAIA JUSTA

Apple avalia aumentar preço da nova linha de iPhones enquanto evita apontar o verdadeiro “culpado”

12 de maio de 2025 - 17:23

Segundo o jornal The Wall Street Journal, a Apple quer justificar possível alta com novos recursos e mudanças no design dos smartphones a serem lançados no outono dos EUA

CRIPTO HOJE

Bitcoin (BTC) toca os US$ 105 mil; XRP lidera ganhos após trégua na guerra comercial entre China e EUA

12 de maio de 2025 - 14:30

Mercado de criptomoedas ganha força após EUA e China reduzirem tarifas comerciais e abrirem caminho para novas negociações; investidores voltam a mirar recordes

VENENO OU REMÉDIO

Ações das farmacêuticas passeiam na montanha-russa de Trump após ordem para cortar preços de remédios em 59%

12 de maio de 2025 - 14:02

De acordo com especialistas, uma nova pressão sobre os preços dos medicamentos pode ter um impacto significativo nas receitas do setor

MERCADOS HOJE

Cenário dos sonhos para a bolsa: Dow Jones dispara mais de 1 mil pontos na esteira de acordo entre EUA e China

12 de maio de 2025 - 12:32

Por aqui, o Ibovespa teve uma reação morna, mas exportações brasileiras — especialmente de commodities — podem ser beneficiadas com o entendimento; saiba como

SD Select

‘Recado’ deixado pelo Copom pode mudar humor dos investidores em renda variável no Brasil; entenda

12 de maio de 2025 - 10:00

Ibovespa fecha em alta no dia seguinte ao anúncio de nova alta na taxa Selic; entenda o que pode estar acontecendo e saiba como investir

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar