🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ELEIÇÕES 2024

Movimentos de apoio a Guilherme Boulos e Tabata Amaral para a prefeitura de São Paulo têm pedido de voto útil e ‘frente ampla’

Há poucos dias do primeiro turno das eleições municipais, artistas e intelectuais lançaram manifestos em apoio aos candidatos

urna eletrônica eleições 2022, 2024 votação bolsa bolsas ibovespa dólar
Urna eletrônica - Imagem: Reprodução

Na reta final das eleições de 2024, intelectuais, ex-ministros e artistas assinaram documentos em apoio aos candidatos à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) e Tabata Amaral (PSB)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os movimentos remetem à frente ampla formada no pleito de 2022, para impedir que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) continuasse no poder, mas acabam colocando em rota de colisão os dois candidatos que são do mesmo espectro político — pertencem a partidos da esquerda.

A carta assinada em favor de Boulos defende o voto útil, convocando "todas as pessoas comprometidas com a democracia e o futuro da República" para impedir que "dois candidatos do campo bolsonarista", nominando o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), cheguem ao segundo turno. 

Já o documento em prol da deputada federal apela para que o eleitor não faça "supostos cálculos de conveniência", se referindo à possibilidade de optarem pelo voto útil.

O manifesto pelo candidato do PSOL também admite que alguns dos signatários provavelmente não escolheriam ele na primeira etapa da votação, mas assim o farão para "evitar o desfecho trágico de um segundo turno entre dois bolsonaristas". 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais de 160 intelectuais e artistas assinam o manifesto. Entre eles, o jornalista e professor Eugênio Bucci; o jornalista Juca Kfouri; a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz; o neurocientista Sidarta Ribeiro; e a escritora e filósofa Marilena Chauí.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Com vantagem menor no 1º turno, Lula vê empate técnico com Flávio Bolsonaro persistir no 2º turno, diz Datafolha 

TENSÃO ESQUENTOU

Crise no STF: com julgamento de Moraes na porta, Mendonça derruba sigilo do caso Master a pedido de Fachin

Também assinam o cientista político André Singer; Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog; o escritor e dramaturgo Marcelo Rubens Paiva; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; o ex-jogador de futebol Raí e o apresentador de TV Zeca Camargo.

Já a carta de apoio a Tabata é assinada por 31 nomes, entre economistas, ex-ministros e intelectuais, como o ex-CEO do Itaú (ITUB4) Candido Bracher; e o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr.; o ex-chefe da Casa Civil da Prefeitura Orlando Faria; a jurista Flávia Piovesan, entre outros, além de grupos de trabalho dos signatários, conselhos político e estratégico e consultores especialistas.

O documento, assinado por "cidadãos e cidadãs em apoio a Tabata Amaral", pede que o eleitor vote "com a mesma coragem" da candidata, e que "cada voto nela é um ato de força e amor em direção a uma cidade inclusiva e justa".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa aponta empate triplo entre candidatos 

Segundo a pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (2) Boulos, Nunes e Marçal estão empatados tecnicamente na liderança da disputa pelo cargo de prefeito. 

A quatro dias do primeiro turno, Boulos tem 26% das intenções de voto, enquanto os outros dois têm 25% cada. Tabata aparece na sequência, com 11%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bandeira do Brasil 7 de setembro de 2026 - 17:00
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026 6 de setembro de 2026 - 9:00

Conteúdo Market Makers

Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?

6 de setembro de 2026 - 9:00
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva em pé, de frente a um púlpito, com bandeira do Brasil atrás. 3 de setembro de 2026 - 19:03
O ministro Alexandre de Moraes aparece sentado, olhando para o lado, com cara de poucos amigos. 3 de setembro de 2026 - 13:41
banco master pesquisa atlasintel bloomberg 2 de setembro de 2026 - 19:46
alexandre de moraes daniel vorcaro 1 de setembro de 2026 - 19:41
shein e temu varejistas chinesas china e-commerce 30 de agosto de 2026 - 17:55
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 20 de agosto de 2026 - 12:51
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 13 de agosto de 2026 - 14:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar