Eleições 2024: mais de 150 milhões devem ir às urnas neste domingo; relembre as principais regras para votar
A Justiça Eleitoral promete divulgar os resultados finais duas horas após o fechamento das urnas

Por volta de 156 milhões de eleitores de 5.569 cidades vão às urnas hoje para escolher prefeitos e vereadores em todo o País. Só na cidade de São Paulo são pouco mais de 9 milhões de pessoas aptas a votar nessas eleições.
As seções de votação ficarão abertas das 7h às 17h. O horário de votação em todo o País foi unificado desde as eleições presidenciais de 2022. Nesse caso, quem vota no Acre, por exemplo, precisará ir até a urna das 6h às 15h, por causa da diferença de fuso horário.
A Justiça Eleitoral promete divulgar os resultados finais duas horas após o fechamento das urnas.
- Eleições municipais: como impacta nos investimentos? Confira guia completo
Eleições 2024 têm 463 mil candidatos
Concorrerão 463 mil candidatos — 15.573 a prefeito e pelo menos 431 mil às Câmaras Municipais, que disputam 58 mil cadeiras.
Em 103 cidades com mais de 200 mil habitantes, ainda pode haver segundo turno entre os dois postulantes mais bem colocados para as prefeituras — a nova etapa está marcada para o dia 27.
O eleitor pode saber onde é o seu local de votação pelo aplicativo e-Título ou no site do Tribunal Superior Eleitoral. A Justiça Eleitoral pode ter alterado o local de votação de eleitores de algumas seções em casos de obras e desativação de prédios.
Leia Também
Para votar, é preciso levar um documento com foto. A Justiça Eleitoral aceita: o e-Título; a identidade (RG); o passaporte; a carteira de trabalho; o certificado de reservista do serviço militar; a carteira nacional de habilitação (CNH) e a carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
O aplicativo e-Título pode ser usado desde que tenha a foto do eleitor. Caso contrário, é preciso levar um outro documento com foto para conseguir concluir a votação.
- Eleições municipais podem facilitar ou ser entrave para privatizações; e-book gratuito elenca outros 3 pontos de atenção para investidores
Regras para a cabine de votação
O uso de celular na cabine de votação não é permitido e pode configurar crime eleitoral. O eleitor é autorizado a levar uma "cola" com os números dos concorrentes em que pretende votar.
No dia da eleição, eleitores podem usar camisetas, adesivos, broches e bandeiras de candidatos. O eleitor pode, inclusive, votar usando esse tipo de propaganda.
A legislação eleitoral proíbe, porém, a aglomeração de pessoas com roupas ou outros materiais de publicidade.
ELEIÇÕES 2026
Ressaca do STF: como os presidenciáveis reagiram ao dia seguinte da sessão turbulenta
16 de setembro de 2026 - 19:45UM DIA (QUASE) HISTÓRICO
Alexandre Moraes e Banco Master: um resumo sobre como acabou o julgamento do STF
15 de setembro de 2026 - 19:57ELEIÇÕES 2026
Lula amplia vantagem e volta a ficar numericamente à frente de Flávio Bolsonaro, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
14 de setembro de 2026 - 9:20DE CABEÇA PARA BAIXO?
Brasil no centro e sul no topo: novos mapas-múndi lançados pelo IBGE desafiam convenções cartográficas
12 de setembro de 2026 - 14:00Conteúdo Market Makers
Eleições 2026: Rali do Ibovespa ‘voltou à mesa’ com crescimento de Bolsonaro e Cury, avalia analista
12 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Com vantagem menor no 1º turno, Lula vê empate técnico com Flávio Bolsonaro persistir no 2º turno, diz Datafolha
11 de setembro de 2026 - 19:32TENSÃO ESQUENTOU
Crise no STF: com julgamento de Moraes na porta, Mendonça derruba sigilo do caso Master a pedido de Fachin
11 de setembro de 2026 - 9:04ELEIÇÕES 2026
Dia quente na política: empate nas pesquisas, decisões do TSE, internação de candidato e as revelações de Augusto Cury
10 de setembro de 2026 - 19:52O DIA NA POLÍTICA
Fachin intervém para conter crise no STF e tira Moraes do inquérito das fake news
9 de setembro de 2026 - 18:36ELEIÇÕES 2026
Afastamento na PF, silêncio de Lula e reação dos presidenciáveis: o resumo político do dia
8 de setembro de 2026 - 19:50ELEIÇÕES 2026
Após crise no STF: Flávio Bolsonaro e Augusto Cury passam numericamente o presidente pela primeira vez, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
8 de setembro de 2026 - 10:33ELEIÇÕES 2026
Primeira pesquisa Quaest após crise no STF mostra Lula com 36% e Flávio com 29% no 1º turno; disputa segue acirrada no 2º turno
7 de setembro de 2026 - 18:51SÍMBOLOS NACIONAIS
Dia da Independência do Brasil: a introdução desconhecida do Hino Nacional e a canção composta por D. Pedro I
7 de setembro de 2026 - 17:00Conteúdo Market Makers
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
6 de setembro de 2026 - 9:00ELEIÇÕES 2026
Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos
4 de setembro de 2026 - 19:48ELEIÇÕES 2026
Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar
3 de setembro de 2026 - 19:38O DIA NA POLÍTICA
Caso Master-Moraes segue reverberando nas eleições, a cautela de Lula e a batalha pelo voto feminino
3 de setembro de 2026 - 19:03ELEIÇÕES 2026
Ruído no STF traz volatilidade, mas UBS BB vê corrida presidencial aberta e polarização intacta
3 de setembro de 2026 - 13:41ELEIÇÕES 2026
Caso Master segue assombrando corrida eleitoral; acompanhe o dia dos presidenciáveis
2 de setembro de 2026 - 19:46ELEIÇÕES 2026