O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A capital baiana ficará de fora da lista de cidades que terá um segundo turno
O primeiro turno das eleições para a prefeitura de Salvador (BA) confirmou a vitória de Bruno Reis (União Brasil), reeleito prefeito da capital baiana com 78,68% dos votos. Veja o resultado:
Com uma população de mais de 2,4 milhões de habitantes, Salvador enfrenta uma crise de segurança pública. Entre os municípios brasileiros, a capital é o segundo lugar com o maior número de homicídios.
Com isso, Bruno Reis mencionou iniciativas de seu governo até o momento, como o apoio da Guarda Civil nas rondas Maria da Penha, Escolar e dos Pontos de Ônibus. Na campanha, o prefeito planeja criar um Plano Municipal de Segurança.
Aos 47 anos, Reis foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos até 2016, estando à frente da prefeitura de Salvador desde 2020.
O candidato do União Brasil tem posicionamentos mais à direita e já defendeu, por exemplo, a PEC 3/22, que trata da privatização das praias. Contudo, o atual prefeito de Salvador tenta unificar o campo político em uma ala mais moderada, tentando se afastar do bolsonarismo.
Salvador é a sétima cidade mais rica do Brasil, sendo o quinto maior município em número de habitantes. Outro fato curioso é que a cidade baiana é a capital com o maior percentual de negros, com 83% da população se declarando preta.
Leia Também
Já a oposição pouco conseguiu espaço em meio à força do prefeito reeleito.
Kleber Rosa, do PSOL, contava com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas não conseguiu convencer o público de suas propostas.
A principal bandeira do candidato, que também atua como investigador da polícia civil e professor da educação básica, é resolver a questão da mobilidade urbana em Salvador, que enfrentou, nos últimos dez anos, um corte de mais de 600 linhas de ônibus.
Por fim, Geraldo Júnior, segundo colocado na corrida eleitoral, está na cena política desde 2012, quando foi eleito vereador de Salvador. Em 2022, ele foi eleito vice-governador da Bahia na chapa de Jerônimo Rodrigues (PT).
Ele destaca que também tem o apoio do presidente Lula, além de ser próximo do governador da Bahia. A campanha de Geraldo Júnior também se destaca pela crítica à mobilidade urbana de Salvador. Segundo ele, o transporte via BRT — um trólebus que corre pela cidade — é mal planejado e não faz a integração com os bairros.
Erich Decat, analista político da Warren, faz um balanço da gestão Lula 3 no podcast Touros e Ursos, e comenta os impactos da queda de Nicolas Maduro nas eleições brasileiras
Até o momento, não há notícias de brasileiros entre as possíveis vítimas dos ataques dos EUA ao país vizinho
Em entrevista à agência Reuters, o senador falou em corte de gastos, privatizações e governo “enxuto”
Previdência e seguro‑desemprego têm redução, enquanto emendas somam R$ 61 bilhões em ano eleitoral; texto vai ao plenário e pode ser votado ainda nesta sexta-feira (19)
Ministro afirma que não será candidato, mas prevê saída do cargo até fevereiro para colaborar com a reeleição de Lula
Durante evento nesta quinta-feira (11), promovido pelo Itaú Asset Management, Thomas Wu e Felipe Seligman dizem que o petista é o favorito, mas enfrenta alta rejeição e dilemas econômicos e geopolíticos que podem redefinir o futuro do Brasil
A ministra do Planejamento e Orçamento defendeu em evento da Febraban que o governo quer cortar “gastos ruins”, mas sofre com a resistência de grandes setores
STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas
Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais
Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente
Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos
Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças
Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto
Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama
Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF
Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente
Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)
Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump
Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado
Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações