🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
EM BUSCA DE APOIO CRIPTO?

Donald Trump “se rende” ao bitcoin (BTC) e sinaliza apoio a criptomoedas se for eleito presidente dos EUA

Após chamar bitcoin de fraude, Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, permitirá que as criptomoedas passem a ser usadas regularmente por lá

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
11 de março de 2024
19:30 - atualizado às 17:27
Donald Trump e bitcoin (BTC)
Imagem: Divulgação/Billion Photos/Canva Pro

Enquanto o bitcoin (BTC) mantém o passo de seu rali, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amarra os cadarços para um novo sprint em sua corrida eleitoral em solo norte-americano — e parece querer uma ajudinha das criptomoedas para alcançar a linha de chegada.

Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, não pretende apertar o cerco contra as criptomoedas — e até permitirá que os ativos passem a ser usados ocasionalmente pelos cidadãos norte-americanos.

“Eu costumava dizer ‘eu quero uma só moeda, eu quero o dólar, não quero que as pessoas abandonem o dólar’, e eu ainda penso assim. Mas vou te dizer: isso [criptomoeda] tomou vida”, disse o político, em entrevista à CNBC nesta segunda-feira (11).

Para o ex-presidente dos EUA, seu recente lançamento de linha de tênis de edição limitada da marca “Trump” mostrou a força das criptomoedas entre os moradores dos EUA, já que grande parte das compras foram pagas com “essa nova moeda”. 

Segundo o republicano, como os ativos digitais têm sido “muito utilizados”, ainda não é possível ter certeza se gostaria de eliminá-los neste momento.

Ainda à CNBC, Trump afirmou que “faz pequenas coisas por diversão e faz dinheiro com isso”, mas destacou que ele mesmo não comprou bitcoin até então. “Às vezes, nós deixamos as pessoas pagarem através do bitcoin ou se envolverem com esse novo e adicional formato de moeda.” 

O passado de Donald Trump e do bitcoin (BTC)

As declarações recentes de Donald Trump mostram uma mudança de posicionamento de quase 180 graus em relação aos tempos em que ocupou a Casa Branca. 

Afinal, nem sempre a relação entre o político e criptomoedas como o bitcoin (BTC) foi sempre foi positiva como vem se mostrando neste ano. 

Na realidade, em 2019 — enquanto ainda estava no comando dos EUA —, Trump afirmou que “não era fã” do bitcoin e de outras moedas virtuais.

O então presidente chegou a chamar o BTC de “fraude” e destacou que não considerava os ativos virtuais como dinheiro devido à volatilidade.

“Não sou fã de bitcoins e outras criptomoedas, que não são dinheiro, têm valor altamente volátil e são baseados no ar”, escreveu no Twitter na época.

Atualmente, Trump é considerado o favorito na corrida pela Casa Branca em 2024, mas ainda pode tropeçar e acabar por deixar o caminho livre para Joe Biden.

Afinal, o republicano é o primeiro ex-presidente dos EUA a enfrentar acusações criminais — em um processo que pode respingar nos planos de voltar a comandar os EUA. 

Trump deverá encarar a Justiça em 25 de abril para reivindicar imunidade presidencial nas acusações relacionadas aos esforços para reverter a derrota nas eleições de 2020.

Vale lembrar que as eleições presidenciais dos EUA de 2024 estão marcadas para acontecer em 5 de novembro.

Dólar acima de tudo?

Mas não é porque Donald Trump indicou que não proibirá — até então — as criptomoedas nos Estados Unidos que o país aceitará que o dólar caia em desuso ou seja substituído pelo bitcoin (BTC), por exemplo.

“Eu sou basicamente um tradicionalista e gosto de permanecer com o dólar. Eu odeio quando os países abandonam o dólar”, disse o ex-presidente dos EUA.

“Eu não permitiria que países pudessem deixar o dólar, porque se nós perdemos esses padrões, seria como perder uma guerra revolucionária. Nós não podemos deixar isso acontecer, e muitos países agora estão lutando para abandonar o dólar.”

*Com informações de CNBC e Cointelegraph.

Compartilhe

MEDIDAS CAUTELARES CONTINUAM

Aliviou para Bolsonaro? Alexandre de Moraes não vê elementos concretos de tentativa de asilo em embaixada

24 de abril de 2024 - 19:25

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, após postar um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar