A segurança vai unir os dois? Boulos sugere trabalho conjunto com Tarcísio de Freitas se vencer a prefeitura de SP
Boulos prometeu chamar o governador para conversar sobre ações conjuntas , em especial para a Cracolândia, no centro da capital

Candidato à Prefeitura de São Paulo, o deputado Guilherme Boulos (PSOL) disse nesta quarta-feira (7) que, caso seja eleito, uma de suas primeiras ações será chamar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para conversar sobre ações conjuntas para a segurança pública, em especial para a Cracolândia, no centro da capital.
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio é um dos principiais apoiadores do projeto de reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB).
Nas últimas pesquisas eleitorais, Boulos e Nunes têm aparecido empatados em primeiro lugar.
"Ganhando as eleições uma das primeiras coisas que vou fazer é chamar o governador Tarcísio, chamar o ministro da Justiça [e chamar] o presidente Lula para construir soluções de segurança conjuntas para a cidade de São Paulo. Porque não tem caminho sem integração", disse Boulos em entrevista ao podcast O Assunto, do portal G1.
Ele citou como exemplo a Cracolândia, onde se formou um "ecossistema criminoso" liderado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
- Qual é a melhor opção para se aposentar sem depender do INSS? Simule na nossa ferramenta gratuita
Na semana passada, o deputado apresentou seu programa de governo com 119 propostas para São Paulo. Na ocasião, o candidato do PSOL afirmou que suas metas são factíveis do ponto de vista orçamentário e que buscam reduzir as desigualdades na capital paulista.
Leia Também
Porém, ele não detalhou quais serão as fontes de financiamento para implementação de suas ideias, como, por exemplo, dobrar o efetivo da Guarda Civil Metropolitana (GCM), hoje com 7 mil agentes.
As propostas de governo de Guilherme Boulos
Durante a entrevista ao G1, o candidato do PSOL reiterou as propostas de seu plano de governo. Na área da segurança, ele promete intensificar o programa Guardiã Maria da Penha, voltado ao combate à violência contra a mulher.
Também prometeu colocar uma viatura da GCM na porta de cada escola municipal durante a entrada e saída dos alunos. E propõe criar uma força-tarefa de enfrentamento à receptação de celulares roubados.
"Existe espaço fiscal para todas as propostas", disse após ser questionado sobre a origem dos recursos. "Hoje você tem um gasto sendo muito mal feito. Foram R$ 6 bilhões praticamente queimados em obras sem licitação e sem planejamento."
"Se você melhora a qualidade do gasto público, você consegue perfeitamente fazer um conjunto de novos investimentos caber no Orçamento da cidade", completou.
Embora seja atribuição constitucional do governo do Estado, a questão da segurança pública tem ganhado relevância entre candidatos ao Executivo municipal neste ano.
Pesquisas de opinião apontam que o tema é a principal preocupação do eleitor paulistano, seguido por saúde, educação e transporte público.
LEIA TAMBÉM: Boulos registra candidatura à prefeitura de São Paulo com ‘celtinha’ e patrimônio 9 vezes maior
Tarifa zero
Na sabatina, o deputado federal disse que pretende ampliar a tarifa zero nos ônibus municipais. A proposta está presente em seu programa de governo.
De acordo com Guilherme Boulos, o primeiro passo para ampliar o benefício é acabar com o período de transição do modelo de repasse de subsídios para as empresas de ônibus.
Segundo ele, as empresas estão recebendo por passageiro quando, na verdade, o critério de repasse deveria ser quilômetro rodado.
"O primeiro passo para a gente discutir a tarifa zero é passar a limpo esses contratos, acabar com essa fase de transição. Passando a limpo, tenho muita segurança que vamos conseguir fazer uma ampliação da tarifa zero, começando, que é minha proposta, nas linhas locais, que rodam nos bairros", afirmou.
Conteúdo Empiricus
Eleições 2026: disputa pode abrir espaço para buscar ganhos de até 586%; entenda
13 de agosto de 2026 - 14:00ELEIÇÕES 2026
Visão sobre economia piora, Lula descola de Flávio, mas empate ainda ronda disputa eleitoral, mostra BTG Pactual/Nexus
10 de agosto de 2026 - 9:16ELEIÇÕES NO RADAR
Flávio Bolsonaro promete regra fiscal para cortar despesas e rebate críticas sobre tarifaço de Trump
3 de agosto de 2026 - 12:31ELEIÇÕES 2026
Lula vs. Flávio Bolsonaro: percepção sobre a economia melhora, mas a maior dor de cabeça para os candidatos é outra, mostra pesquisa BTG/Nexus
3 de agosto de 2026 - 9:58SEM ATRASO
‘Pix Pensão’ é sancionado por Lula e amplia cobrança automática de pensão alimentícia; veja como vai funcionar e quando começará a valer
30 de julho de 2026 - 11:13NOVA LEGISLAÇÃO
Spray de pimenta agora é legal para mulheres; saiba onde comprar e quanto custa
27 de julho de 2026 - 13:42ELEIÇÕES NO RADAR
Polarização no tarifaço: população divide culpa entre Lula e Flávio Bolsonaro; candidatos empatam no 2º turno, mostra BTG/Nexus
27 de julho de 2026 - 11:42DISPUTA PRESIDENCIAL
Eleições podem ser decididas no primeiro turno? Abstenções pesam, mas analista vê caminho para vitória antecipada
25 de julho de 2026 - 14:24ELEIÇÕES 2026
Gestores de R$ 180 bilhões dizem: mercado subestima chance de derrota de Lula
24 de julho de 2026 - 20:06ELEIÇÕES 2026
Lula contra Flávio Bolsonaro no 2° turno: petista aparece na frente com 48%, diz Datafolha
24 de julho de 2026 - 19:34ELEIÇÕES 2026
Empate técnico: Lula tem 47% contra 44% de Flávio Bolsonaro no 2º turno, aponta BTG/Nexus
13 de julho de 2026 - 9:08OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO
De dossiê contra CEO do Itaú a influenciadores: os alvos de intimidação por Vorcaro e os pagamentos bilionários para promover o Banco Master
10 de julho de 2026 - 13:06ELEIÇÕES DE 2026
Datafolha: Lula e Flávio Bolsonaro empatam em SP, mas rejeição acende alerta para o petista
8 de julho de 2026 - 14:46Conteúdo Empiricus
Michelle Bolsonaro é o ‘gatilho’ que faltava na corrida eleitoral? Veja o que diz CEO da Empiricus
3 de julho de 2026 - 16:00VEJA DETALHES DA PESQUISA
Respingos do Master e crise com Michelle cobram preço nas candidaturas de Lula e Flávio, segundo AtlasIntel/Bloomberg
2 de julho de 2026 - 11:18ENTENDA
O que o Corinthians tem a ver com as novas sanções dos EUA contra empresas brasileiras supostamente ligadas ao PCC?
1 de julho de 2026 - 15:26SEM IMPOSTOS
Sede da Copa do Mundo Feminina de 2027, Brasil concede isenção de impostos a serviços relacionados ao torneio
30 de junho de 2026 - 12:37ELEIÇÕES 2026
Caso do Banco Master respinga em Lula e Flávio Bolsonaro, mas o eleitor decisivo ainda não acompanha a disputa presidencial, mostra pesquisa BTG/Nexus
29 de junho de 2026 - 11:56Conteúdo Empiricus
Eleições x investimentos: veja como preparar seu bolso para todos os cenários eleitorais com acesso gratuito às recomendações da Empiricus
26 de junho de 2026 - 14:00POLÍTICA