🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Camille Lima

Camille Lima

Repórter de bancos e empresas no Seu Dinheiro. Bacharel em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.

SOB INTERROGATÓRIO

Pressionado, Zuckerberg engole seco, gagueja e pede desculpas a famílias de vítimas de omissões de suas redes sociais — assista ao vídeo

Além de Zuckerberg, os CEOs do TikTok, Snap, X e Discord foram interrogados durante quase quatro horas em uma audiência sobre segurança infantil

Camille Lima
Camille Lima
1 de fevereiro de 2024
13:28 - atualizado às 12:08
Mark Zuckerberg
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook - Imagem: Shutterstock

A situação esquentou para o setor de tecnologia na última quarta-feira (31) — desta vez, não por causa de balanços financeiros das big techs, mas sim devido a uma audiência pública nos Estados Unidos sobre o papel de algumas das maiores empresas de mídia social do planeta, incluindo a Meta — dona de redes como o Facebook e Instagram — na segurança de jovens que utilizam essas plataformas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a audiência no Congresso, Zuckerberg pediu desculpas, aos gaguejos, aos pais que alegam que o Instagram contribuiu para o suicídio ou exploração de seus filhos.

“Sinto muito por tudo que vocês passaram”, disse Zuckerberg. "É terrível. Ninguém deveria passar pelas coisas que suas famílias sofreram e é por isso que investimos tanto e continuaremos a fazer esforços em todo o setor para garantir que ninguém tenha que passar pelas coisas que suas famílias tiveram que sofrer. ”

O pedido de desculpas do executivo veio após uma forte pressão do senador Josh Hawley sobre se o executivo pediria desculpas diretamente aos pais. 


Na audiência, as famílias — que alegam que seus filhos se machucaram ou se mataram como resultado de conteúdo nas redes sociais — estavam sentadas logo atrás dos líderes das big techs, mostrando fotos de seus filhos e reagindo profundamente a todas as perguntas e respostas dos executivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do chefão da Meta, Mark Zuckerberg, os CEOs do TikTok, Snap, X e Discord foram interrogados durante quase quatro horas por senadores norte-americanos em uma audiência sobre segurança infantil, chamada “Big Tech e a crise da exploração sexual infantil online”. 

Leia Também

“Senhor Zuckerberg, você e as empresas diante de nós, eu sei que não é sua intenção, mas vocês têm sangue nas mãos”, disse Lindsey Graham, senadora da Carolina do Sul. “Vocês têm um produto que está matando pessoas.”

Os legisladores querem entender o que as gigantes de tecnologia estão fazendo para proteger as crianças nas plataformas digitais de questões como pornografia e exploração sexual de menores. Atualmente, tramita no Congresso uma lei que busca responsabilizar as empresas de mídia social pelos conteúdos postados em suas plataformas.

Zuckerberg e o CEO da TikTok, Shou Zi Chew, concordaram voluntariamente em testemunhar. Porém, os chefes da Snap, Evan Spiegel, X (antigo Twitter), Linda Yaccarino, e Discord, Jason Citron, inicialmente recusaram e receberam intimações do governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mark Zuckerberg sob interrogatório

A linha de interrogatório de Mark Zuckerberg contou com questionamentos duros de senadores sobre temas como imagens sexualmente explícitas não consensuais de crianças no Instagram e mortes por drogas vinculadas às plataformas de mídia social.

Atualmente, a Meta enfrenta um processo federal que alega que o Facebook e o Instagram criaram intencionalmente recursos “psicologicamente manipuladores” para manter as crianças viciadas e que ocultaram dados internos que revelariam os danos das plataformas aos usuários mais jovens.

O senador Richard Blumenthal questionou Zuckerberg sobre uma série de e-mails que o CEO supostamente teria recebido do diretor de assuntos globais da Meta, Nick Clegg. “Nick Clegg estava pedindo, implorando, recursos para apoiar a narrativa e cumprir os compromissos”, disse Blumenthal. 

Em um e-mail, Clegg escreveu: “Não estamos no caminho certo para ter sucesso em nossos principais tópicos de bem-estar: uso problemático, conexões de intimidação e assédio e SSI”, que significa “autolesão suicida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O diretor da Meta ainda escreveu em outro e-mail a Zuck que a capacidade da empresa de garantir a segurança nas suas plataformas estava sendo prejudicada pela falta de investimento nos esforços.

Por sua vez, o senador Peter Welch questionou os CEOs sobre a onda de demissões nas big techs no ano passado que atingiu os funcionários nos departamentos de confiança e segurança.

Zuckerberg afirma que a Meta tem 40 mil pessoas trabalhando em sua divisão de confiança e segurança e que as demissões de Meta foram “gerais” e “não estavam realmente focadas nessa área”.

O senador republicano Ted Cruz ainda perguntou: “Sr. Zuckerberg, o que diabos você estava pensando?” sobre um aviso do Instagram de que os usuários que eles podem estar prestes a ver material de abuso sexual infantil, mas que pergunta se eles gostariam de “ver os resultados de qualquer maneira”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CEO da Meta disse que a “ciência básica por trás disso” é que “muitas vezes é útil, em vez de apenas bloqueá-lo, ajudar a direcioná-los para algo que poderia ser útil”, mas prometeu investigar a questão pessoalmente.

O que disseram os CEOs do TikTok e Snap

Já o CEO do TikTok, que pertence à empresa chinesa ByteDance, foi questionado se sua empresa compartilhava dados de usuários dos EUA com o governo chinês — o que ele negou.

O senador Tom Cotton perguntou a Chew, que é de Singapura, se alguma vez o executivo pertenceu ao Partido Comunista Chinês. “Senador, sou cingapuriano. Não”, respondeu Chew.

Cotton questionou outra vez se o CEO já foi associado ou afiliado ao Partido Comunista Chinês. Chew respondeu: "Não, senador. Mais uma vez, sou cingapuriano."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O executivo afirmou que, como pai de três filhos pequenos, sabia que as questões em discussão eram “horríveis e o pesadelo de todos os pais” e admitiu que seus filhos não usavam o TikTok por causa das regras em Cingapura que proíbem menores de 13 anos de criar contas.

Enquanto isso, o chefe da Snap — dona do Snapchat —, Evan Spiegel, ofereceu condolências aos pais cujos filhos tiveram acesso a drogas ilegais na plataforma. 

No fim do ano passado, os pais de mais de 60 adolescentes entraram com uma ação no contra a empresa por supostamente facilitar a aquisição de medicamentos usados ​​em overdoses por seus filhos.

“Lamento muito que não tenhamos conseguido evitar estas tragédias. Trabalhamos muito para bloquear todos os termos de pesquisa relacionados a drogas em nossa plataforma”, disse Spiegel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de BBC, CNBC, The Guardian e Financial Times.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GRANDE FINAL CHEGANDO

TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China

15 de setembro de 2025 - 18:10

Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”

TRÊS OU SEIS?

Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA

15 de setembro de 2025 - 15:05

Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos

NOBEL DE QUÍMICA

O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações

15 de setembro de 2025 - 11:40

IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro

RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

FINAL DO US OPEN 2025

US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final

6 de setembro de 2025 - 10:04

Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025

OS HOMENS DO PRESIDENTE

Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump

5 de setembro de 2025 - 19:58

O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana

É MUITO BILHÃO

Como o novo pacote de remuneração da Tesla coloca Elon Musk no caminho de se tornar o primeiro trilionário da história

5 de setembro de 2025 - 14:45

Com metas audaciosas e ações avaliadas em trilhões de reais, o CEO da Tesla, Elon Musk, pode ampliar seu império e consolidar liderança em carros elétricos, robótica e inteligência artificial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar