Pegue seu passaporte: o turismo voltou aos níveis pré-pandemia e esta região deve ser a ‘queridinha’ nos próximos anos (e não são as ilhas da Grécia)
Dados da Organização Mundial do Turismo mostram que, neste mês, as viagens internacionais atingirão os mesmos patamares pré-pandêmicos

O fantasma da pandemia parece finalmente ter parado de assombrar o setor de turismo. De acordo com Organização Mundial do Turismo, dezembro será o mês oficial da virada de chave, igualando o número de viagens internacionais com os mesmos níveis de 2019.
Em algumas regiões, esse “breakeven” já tinha sido atingido. No Oriente Médio, as chegadas internacionais nos aeroportos (que é a métrica usada pela Organização) foram 29% maiores nos nove primeiros meses de 2024 do que no mesmo período de 2019.
Os destinos “queridinhos” foram o Qatar, que foi 141% mais visitado, e a Arábia Saudita, com crescimento de 61%. Vale lembrar que a Arábia Saudita está investindo pesado para se tornar uma nova referência de turismo de luxo, como o Seu Dinheiro contou nesta reportagem
Logo em seguida, a África e a Europa também mostraram uma leve recuperação, com as chegadas internacionais subindo 6% e 1%, respectivamente.
Quem ainda não voltou completamente são as Américas e a região da Ásia-Pacífico (APAC), que ainda sente o impacto da desaceleração da China, e, consequentemente, do menor fluxo de turistas chineses.
Ásia-Pacífico será a nova Grécia?
Apesar de ainda estar menos movimentada do que na época pré-pandemia, a Ásia-Pacífico é a grande aposta para o turismo internacional nas próximas décadas. Tanto como destino turístico, como origem de turistas, que viajarão para outros países.
Leia Também
Segundo o Conselho Internacional de Aeroportos, o número de passageiros de avião deve mais do que dobrar nos próximos 20 anos, atingindo 19,5 bilhões em 2042. A título de comparação, o número em 2023 foi de 8,7 bilhões.
Mais de um terço desses viajantes sairão da China, Índia e da Indonésia.
Do outro lado, países da região Ásia-Pacífico também devem receber muitos “gringos” nos próximos anos, o que explica o investimento agressivo de empresas de hospitalidade na região.
A rede de hotéis Hilton anunciou que abrirá 150 unidades dos hotéis “Spark by Hilton” na Índia, considerados como “econômicos premium”. A marca foi lançada ano passado e é pensada para atingir principalmente a classe média.
Em entrevista à CNBC, o presidente da divisão Ásia-Pacífico do Hilton, Alan Watts, afirmou que existem 1.000 hotéis em operação na região, uma meta que a empresa pensava alcançar somente no ano que vem.
"Fechamos agora um negócio no Vietnã para 14 hotéis de porte médio", declarou. "Ou seja, é o aumento do viajante de classe média que está impulsionando o mercado de baixo custo."
Na esteira do Hilton, a rede Marriot inaugurou o primeiro hotel da marca “Four Points Flex by Sheraton” no Japão, também de olho na classe média e viajantes de negócios. Mais 12 hotéis devem abrir no país até o final deste ano, segundo a companhia.
Lazer ou trabalho?
As viagens de negócios, que são bastante relevantes para impulsionar o setor de turismo, estão voltando em um ritmo mais desacelerado.
Esse fenômeno pode ser parcialmente explicado pelo fato de que muitas empresas mudaram o modus operandi, adotando mais encontros virtuais e processos mais digitalizados.
No entanto, as perspectivas são positivas. Segundo Watts, as reservas de viagens a negócios no primeiro semestre de 2024 foram “ótimas, principalmente para o Sudeste Asiático. E o ano que vem promete ser ainda melhor."
* Com informações da CNBC.
Resposta dos EUA à condenação de Bolsonaro deve vir nos próximos dias, anuncia Marco Rubio; veja o que disse secretário de Estado norte-americano
O secretário de Estado norte-americano também voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes
TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China
Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”
Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA
Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos
O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações
IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro
China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país
As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana
Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”
Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo
Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal
Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth
11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado
Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos
Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008
Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas
Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano
Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto
EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro
Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções
A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump
Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante
Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina
Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027
Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA
Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg
Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma
Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão
Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos
Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã
Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte
Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times
Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump
Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’
US Open 2025: Quanto carrasca de Bia Haddad pode faturar se vencer Sabalenka, atual número 1 do mundo, na final
Amanda Anisimova e Aryna Sabalenka se enfrentam pela décima vez, desta vez valendo o título (e a bolada) do US Open 2025
Warsh, Waller e Hasset: o trio que ganhou o “coração” de Donald Trump
O republicano confirmou nesta sexta-feira (5) que os três são os preferidos dele para assumir uma posição fundamental para a economia norte-americana