🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

Tensões no Oriente Médio

Israel declara estado de emergência após troca de ataques com o Hezbollah; entenda por que o conflito preocupa o mundo

País respondeu a ataques do grupo terrorista na fronteira com o Líbano, que por sua vez retaliaram a morte de um de seus comandantes no mês passado

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
25 de agosto de 2024
13:25 - atualizado às 13:55
Pedaço do mapa mundi, com destaque para países europeus e do Oriente Médio
Intensidade dos ataques deste fim de semana eleva a preocupação com a escalada do conflito no Oriente Médio. Imagem: Pixabay

Uma troca de ataques entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah na noite de sábado (24) – horário de Brasília – elevou a temperatura no Oriente Médio, levando os israelenses a declararem estado de emergência por 48 horas e fecharem brevemente o espaço aéreo ao redor do seu aeroporto internacional, suspendendo voos na capital, Tel Aviv.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na noite de ontem, manhã de domingo na região, o Exército de Israel lançou uma onda de ataques aéreos no sul do Líbano com cerca de cem aeronaves, alegando se tratar de um ataque preventivo ao Hezbollah.

O exército israelense disse que atacou porque o grupo paramilitar estava planejando lançar um número expressivo de foguetes e mísseis em direção a Israel. Segundo o tenente-coronel Nadav Shoshani, um porta-voz militar israelense, os militantes pretendiam atingir alvos no norte e no centro do país.

Hezbollah diz ter atacado Israel com 320 foguetes em retaliação à morte de um dos seus comandantes

Já o Hezbollah afirmou que havia lançado centenas de foguetes e mísseis contra Israel, em retaliação à morte de um dos seus principais comandantes e fundadores, Fouad Shukur, assassinado em um ataque aéreo israelense em Beirute no mês passado. Israel vinha se preparando há semanas para uma resposta do tipo.

Segundo o grupo terrorista baseado no Líbano, seu ataque envolveu mais de 320 foguetes Katyusha direcionados a vários locais em Israel e um "grande número" de drones.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sirenes de ataque aéreo foram relatadas no norte de Israel, e o aeroporto internacional Ben-Gurion, em Tel Aviv, fechou e desviou voos por aproximadamente uma hora, por segurança.

Leia Também

O Comando da Frente Interna de Israel aumentou o nível de alerta no norte do país e recomendou às pessoas ficarem perto de abrigos antiaéreos.

Segundo Nadav Shoshani, porém, as avaliações preliminares encontraram "poucos danos" em Israel. De toda forma, as forças militares do país permanecem em alerta máximo.

"Estamos determinados a fazer tudo para defender nosso país, devolver os moradores do norte em segurança para suas casas e continuar defendendo uma regra simples: quem nos prejudicar – nós os prejudicaremos", disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu no início da reunião semanal de seu gabinete neste domingo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o Hezbollah, sua operação estava mirando "um alvo militar israelense qualitativo que será anunciado mais tarde", bem como "locais e quartéis inimigos e plataformas Iron Dome (defesa de mísseis)", além de 11 bases militares.

O governo israelense disse que mais de 200 projéteis foram lançados sobre o país a partir do Líbano, e alguns deles foram interceptados. Israel acredita que a sede de sua agência de espionagem e inteligência, Mossad, ao norte de Tel Aviv, estava entre os alvos pretendidos, disse uma fonte à agência Dow Jones Newswires.

O Hezbollah anunciou o fim das operações neste domingo, classificando-as como o "primeiro estágio de ataques retaliatórios" contra Israel. Os militantes negam que a ação do exército israelense tenha impedido um ataque maior do grupo.

Ambos os lados afirmam que os ataques miraram apenas alvos militares. Pelo menos três pessoas foram mortas no sul do Líbano e outras duas ficaram feridas, segundo o Ministério da Saúde do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já o Exército de Israel informou que um soldado da Marinha foi morto e outros dois ficaram feridos, possivelmente por um interceptador de fogo inimigo ou estilhaços que se dispersaram após a interceptação de um míssil ou foguete.

Ataques aumentam temor de escalada do conflito no Oriente Médio

A onda de ataques e contra-ataques entre Israel e o Hezbollah vêm se arrastando há meses, mas a troca de mísseis deste fim de semana foi a maior desde o início do conflito, aumentando os temores de uma guerra maior e generalizada na região.

Após o ocorrido, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, atualizou o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, com quem debateu a prevenção de uma escalada regional do conflito.

Os EUA e Israel estimam que o Hezbollah tenha cerca de 150 mil foguetes e seja capaz de atingir qualquer lugar dentro de Israel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo também teria desenvolvido drones capazes de escapar das defesas do país, bem como munições guiadas de precisão.

Israel prometeu uma resposta esmagadora a qualquer grande ataque do Hezbollah, em coalizão apoiada pelos EUA. Já o Hezbollah é um aliado do Irã, que também ameaçou retaliar Israel pela morte do líder do Hamas Ismail Haniyeh em uma explosão em Teerã no mês passado.

A mídia estatal iraniana chegou a destacar neste domingo o ataque do Hezbollah a Israel, classificando-o como bem-sucedido, mas não houve comentários imediatos de autoridades persas.

*Com informações do Estadão Conteúdo e agências internacionais. Matéria atualizada às 13h55 para acrescentar informações sobre mortos e feridos israelenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EM BUSCA DO MUNDO

Corinthians x Gotham FC: onde assistir à semifinal do Mundial de Clubes feminino

28 de janeiro de 2026 - 6:57

Corinthians x Gotham FC nesta quarta-feira (28), às 9h30, pela semifinal do Mundial de Clubes feminino da Fifa

EM ALTA

Brasília puxa alta nas buscas por voos da China ao Brasil após isenção de visto

27 de janeiro de 2026 - 16:13

Pesquisas por voos para o Brasil cresceram de forma abrupta logo após a notícia; Pequim, Xangai, Guangzhou, Chengdu, Xiamen e Shenzhen estão entre as cidades de partida mais procuradas

SAÚDE PÚBLICA

Alta letalidade, zero vacina: por que o vírus Nipah volta a preocupar autoridades de saúde

27 de janeiro de 2026 - 12:47

Cinco casos confirmados e cerca de 100 pessoas em quarentena na Índia; especialistas reforçam que a doença é rara e altamente letal

DEU BOM!

Não tem para ninguém: Brasil é o país que mais vai se dar bem com o acordo Mercosul-UE — e aqui estão os motivos segundo a Moody’s  

26 de janeiro de 2026 - 17:21

Quando estiver valendo, o tratado criará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, ligando dois blocos e um mercado com mais de 700 milhões de pessoas

DIPLOMACIA EM EXTINÇÃO?

Como a China está usando dois pandas para mandar um recado ao Japão: a relação está tensa

26 de janeiro de 2026 - 16:20

Devolução dos pandas ao país de origem simboliza o agravamento das tensões diplomáticas, comerciais e de segurança entre Pequim e Tóquio, em meio a atritos sobre Taiwan, barreiras econômicas e gastos militares

NA PLANTAÇÃO DE MILHO

Fazendeiro escava o próprio quintal e encontra tesouro milionário em moedas de ouro

26 de janeiro de 2026 - 9:42

Descoberta revela moedas de ouro raríssimas da época da Guerra Civil Americana; conjunto é avaliado em milhões de dólares

TERRA OCA?

Existe um país embaixo de um dos melhores países do mundo — e quase ninguém percebeu

26 de janeiro de 2026 - 7:13

Túnel de Base do Gotardo encurta travessias alpinas, tira caminhões das estradas e virou um marco de planejamento de longo prazo

E DÁ-LHE TARIFA

Trump vs. Canadá: como um possível acordo com a China aumentou a tensão entre os países vizinhos

25 de janeiro de 2026 - 14:20

O presidente dos EUA acusa o primeiro-ministro Mark Carney de transformar o país vizinho em um “porto de entrada” para produtos chineses

MACRONZINHO TOP GUN

Efeito Macron: o estiloso par de óculos escuros que atraiu todos os olhares para o presidente francês

23 de janeiro de 2026 - 16:03

Um detalhe de estilo do presidente francês viralizou no Fórum Econômico Mundial e adicionou milhões de dólares ao valor de mercado de uma fabricante de óculos 

NO TOPO DO PÓDIO

Os temas vencedores de 2026 para quem quer investir em ações na gringa, segundo o Morgan Stanley 

23 de janeiro de 2026 - 15:01

Para o banco norte-americano, embora o otimismo já esteja parcialmente refletido nos preços, ainda existem oportunidades valiosas em setores que alimentam a revolução tecnológica

ONDE INVESTIR 2026

Dólar, bolsa, juros, IA: o passo a passo para quem quer investir no exterior em busca de bons retornos em moeda forte 

23 de janeiro de 2026 - 6:00

No evento Onde Investir 2026, especialistas traçam as melhores teses para quem quer ter exposição a investimentos internacionais e ir além dos Estados Unidos

QUEM LEVA ESSA?

Novo líder do Fed: conheça os nomes que podem assumir o comando do banco central dos EUA

22 de janeiro de 2026 - 16:49

Jerome Powell deixa a presidência do Fed em maio e Trump se aproxima da escolha de seu sucessor; confira os principais nomes cotados para liderar a instituição

GUERRA DE CAPITAIS À VISTA

Ray Dalio alerta sobre fuga dos ativos dos EUA; Ibovespa se aproxima de 178 mil pontos e faz história. O que está por trás desse movimento?

22 de janeiro de 2026 - 15:03

Desvalorização do dólar, disparada do ouro, da prata e da platina, venda de títulos do Tesouro norte-americano — tudo isso tem um só gatilho, que pode favorecer os mercados emergentes, entre eles, o Brasil

APOSTA FRUSTRADA

O grande erro de Warren Buffett: novo CEO da Berkshire Hathaway pode desistir do “sonho grande” do Oráculo de Omaha

22 de janeiro de 2026 - 11:37

Após anos de perdas e baixa contábil, a saída do “sonho grande” volta à mesa com a chegada do novo CEO Greg Abel; entenda

SEM LASTRO NEM RASTRO

Governo apreende R$ 64 milhões da ‘rainha cripto’ — e ela continua desaparecida, ninguém sabe se viva ou morta

22 de janeiro de 2026 - 10:37

Pequena parte do dinheiro reaparece quase dez anos depois, mas a mulher por trás do maior golpe de cripto continua desaparecida 

SUSTENTABILIDADE

Casa na montanha? Este homem escavou uma para morar dentro dela

22 de janeiro de 2026 - 10:15

No interior da China, um homem decidiu morar dentro de uma montanha ao escavá-la por completo, criando uma casa sustentável integrada à produção agrícola

TOP 5

São Paulo sobe em ranking global do mercado imobiliário de luxo; confira a nova posição da capital paulista

22 de janeiro de 2026 - 9:09

Um levantamento da CBRE mostra a capital paulista no top 5 entre os maiores mercados do mundo em residências de luxo associadas a marcas 

SAI HOT-DOG, ENTRA COXINHA

A bolsa brasileira vai continuar atraindo o estrangeiro em 2026; saiba quais foram as ações preferidas dos gringos em 2025 

21 de janeiro de 2026 - 19:53

Cálculos do JP Morgan mostram que cerca de US$ 25 bilhões poderiam entrar na bolsa brasileira vindos lá de fora

SEM MAIS GREEN CARD?

Fim do sonho americano? A partir de hoje, brasileiros estão proibidos de mudar para os Estados Unidos

21 de janeiro de 2026 - 9:54

Medida dos Estados Unidos barra novos vistos de imigrantes para o Brasil e outras 74 nações sob o argumento de evitar custos ao contribuinte americano

ESTREIA EM GRANDE ESTILO

João Fonseca estreia no Australian Open 2026 nesta sexta (19); veja horário e onde assistir

19 de janeiro de 2026 - 20:29

Número 1 do Brasil, João Fonseca estreia no Australian Open 2026 diante do norte-americano Eliot Spizzirri; partida acontece às 22h40, no horário de Brasília

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar