Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
VEM COPOM AÍ

‘Dei parabéns ao Campos Neto’, diz Rogério Xavier; fundador da SPX admite erros e agora vê espaço para Selic cair mais rápido

Jamais, no meu melhor sonho, achei que o BC conseguiria alcançar a meta de inflação em 2023, disse Rogério Xavier, responsável pela gestão de R$ 45 bilhões

Rogério Xavier, um dos sócios-fundadores da SPX
Rogério Xavier, um dos sócios-fundadores da SPX - Imagem: Fotaka / Divulgação

O trabalho de um gestor é traçar estratégias e tomar decisões sobre onde aplicar o dinheiro de todos que investem nos fundos sob sua responsabilidade. Ou seja, quando ele erra, muita gente perde dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas Rogério Xavier, da SPX Capital — firma fundada por ele e com R$ 45 bilhões sob gestão — reconhece que errou a respeito das previsões para a economia brasileira no ano passado. 

“Nós estávamos errados e o Banco Central certíssimo, dei parabéns ao Roberto Campos Neto. O crescimento econômico foi bastante positivo, com surpresa do PIB e jamais, no meu melhor sonho, achei que o BC conseguiria alcançar a meta de inflação em 2023”, afirmou o lendário gestor nesta segunda-feira (29).

Xavier justifica que a instituição contou com a ajuda de fatores que contribuíram mais do que o próprio BC poderia imaginar. Mas, ainda assim, classifica o trabalho da instituição — que se reúne entre as próximas terça (30) quarta-feira (31) para mais uma decisão sobre a Selic — como “perfeito”.

Copom pode acelerar queda da Selic?

O gestor espera que o Comitê de Política Monetária (Copom) mantenha o ritmo de cortes atual na taxa Selic, de 0,5 ponto percentual. Para quem espera que os dirigentes acelerem a queda, Xavier diz que os juros poderiam chegar aos 8% nos próximos dois anos, mas falta algo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Falta o Focus [boletim que reúne a expectativa do mercado] reagir mais fortemente e começar a projetar a inflação na meta para os anos de 2024 e 2025. Nesse aspecto acho que teremos boas notícias e lá para o meio do ano as projeções podem ficar abaixo da taxa neutra e ajudar o BC com os cortes.”

Leia Também

POLÍTICA MONETÁRIA

Mercado aposta em corte da Selic, mas pode dar com a cara na porta: “Não há sinalização” para agosto, diz Galípolo

TOME NOTA

A bolsa não para nem para a Copa do Mundo? Como será o funcionamento da B3 na segunda-feira do jogo do Brasil

E o gatilho para que os economistas consultados pelo Banco Central ajustem as previsões será o início do afrouxamento nos juros dos países desenvolvidos.

“Estou convicto que vão começar a cortar em março. E acho que a combinação desses fatores vai permitir que o Copom possa acelerar o ritmo”, disse Xavier durante o Latin America Investment Conference (LAIC), evento promovido pelo UBS.

Outros erros da SPX — e como Xavier pretende corrigi-los

Por falar em países desenvolvidos, Rogério Xavier acredita que o maior erro da SPX em 2023 — quando os principais fundos da casa terminaram o ano no vermelho — foi justamente sobre a economia do primeiro mundo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“No ano passado cometemos muitos erros, mas o principal foi a nossa perspectiva sobre o que aconteceria com o crescimento global.”

O gestor explica que havia uma visão de desaceleração forte e recessão nos Estados Unidos. Mas não só os EUA não só não entraram em recessão, como surpreenderam no quesito crescimento econômico com uma performance classificada como “exuberante”.

Outro equívoco foi em relação à inflação. “A perspectiva era de um nível mais alto e o fato é que, nos últimos nove meses, a inflação já está no target do Federal Reserve.”

Xavier argumentou que a história mostrava que, para trazer a inflação à meta, era preciso aceitar níveis mais altos de desemprego. Mas o que se viu foi contrário: mudanças no modelo de trabalho, incluindo à adoção mais ampla do home office, mantiveram o mercado aquecido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Os economistas e nós ainda estamos tentando entender melhor essa nova dinâmica”, justificou. Com isso, a perspectiva de pouso suave na economia americana, que era “quase um risco de cauda”, agora é praticamente o cenário-base para os gestores.

PODCAST TOUROS E URSOS - O ano das guerras, Trump rumo à Casas Branca e China mais fraca: o impacto nos mercados

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Henrique Meirelles 25 de junho de 2026 - 10:44
copa do mundo seleção brasileira 25 de junho de 2026 - 10:10
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Lanche Hawaiian Airlines 23 de junho de 2026 - 13:13
acordo de paz; estados unidos. irã 23 de junho de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar