🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Saiba como identificar verdadeiras oportunidades em Inteligência Artificial (IA) e criptomoedas

Na minha opinião, inteligência artificial é, sim, algo muito maior do que cripto e blockchain

20 de fevereiro de 2024
16:30 - atualizado às 15:53
Imagem criada com inteligência artificial
Imagem criada com inteligência artificial - Imagem: Adobe Firefly

Saudações! Somente em 2023, projetos de criptomoedas ligados à inteligência artificial (IA) apresentaram retornos acima de 300%. A que se deve isso? Hype, ou a aplicações com algum valor de mercado?

Como tudo em cripto, há, na verdade, muito dos dois. Por isso, precisamos separar o que é e-mail e o que é spam aqui. 

Em 1956, em uma conferência de pesquisa em Dartmouth, Estados Unidos, pensadores de diversas áreas se reuniram para discutir especificamente a possibilidade de criar máquinas que pudessem simular aspectos da inteligência humana. Somente 66 anos depois, uma aplicação com características que lembram as dos seres humanos atingiu alta popularidade com o consumidor final. 

Desde o ChatGPT, IA virou mais do que um termo, mas uma tecnologia sobre a qual teremos que, frequentemente, reajustar expectativas e repensar o nosso lugar no mundo.    

A palavra IA ao redor do mundo – Google Trends

Fonte: Google Trends

Criptomoedas X Inteligência Artificial (IA)

Em contraste, blockchain, a tecnologia que permite que múltiplos participantes tomem conta de um registro comum, sem a necessidade de confiança mútua, começou apenas na década de 80. 

Na minha opinião, inteligência artificial é, sim, algo muito maior do que cripto e blockchain. Toda área de pesquisa já criada visa resolver algum problema; IA visa resolver o "meta-problema", ou seja, o problema do qual todos os outros problemas se originam: o problema da inteligência. 

Parece que cada vez mais estaremos utilizando sistemas baseados em inteligências autônomas, treinadas com quantidades exorbitantes de dados. É mais barato, rápido, e envolve pouca mão de obra humana. Mas essa moeda não tem só um lado.  

Quem comanda essas inteligências?

Como sabemos se essas inteligências não estão nos retroalimentando ideias tendenciosas? Que mecanismos garantiram o discernimento do que é verdadeiro no meio digital? Até quando continuaremos sendo ordenhados pelos nossos dados?

Essas perguntas representam novos riscos trazidos pelo desenvolvimento de IAs; na linguagem dos empreendedores e investidores, isso se chama oportunidade.  

O diagrama abaixo foi proposto por Vitalik Buterin, fundador da rede Ethereum, em um post recentemente publicado em seu blog. Ele exemplifica bem as sinergias entre IA e cripto, e de como projetos de cripto podem construir soluções para os novos problemas relacionados à IA. 

Fonte: vitalik.eth.limo 

O diagrama serve como uma ótima base para entender projetos de cripto ligados à IA. Os casos de uso para blockchain no contexto de sistemas de inteligência artificial permitem corte de custos e consumo energético, permite modelos com maior transparência (podemos visualizar os pesos e vieses de uma IA), e finalmente, permite criar incentivos através de tokens. 

Ativos interessantes, e que caem nessa interseção entre cripto e IA são: 

  • Computação e treinamento de IAs distribuído: Render (RNDR), Akash Network (AKT); 
  • Incentivação e transparência de modelos: BitTensor (TAO); 
  • Criação de aplicações autónomas: Autonolas (OLAS); 
  • Competição de modelos de predição: Numerai (NMR); 
  • Identidade descentralizada: Worldcoin (WLD). 

Variações semanais (12/02/24 a 19/02/24)

🪙 Bitcoin (BTC)

Preço: US$ 52.125 | Var. +7,89%

🪙 Ethereum (ETH)

Preço: US$ 2.880 | Var. +14,80%

🌐 Dominância Bitcoin: 53,23% (Var. -0,90%)

* dados referentes ao fechamento em 19/02/24

Tópicos da semana: inteligência artificial, ETF de ETH e mais

  • IA na programação: Vitalik Buterin, co-fundador do Ethereum, destacou o potencial da inteligência artificial (IA) em auxiliar os desenvolvedores do Ethereum na identificação de bugs e na verificação de códigos. Buterin expressou entusiasmo pela verificação formal de código assistida por IA e pela localização de bugs, apontando isso como um risco técnico significativo para o Ethereum. Analistas preveem que a combinação de inovações em IA e web3 pode levar ao surgimento de um sub-setor de criptomoedas próspero em 2024, com agentes de IA se tornando uma nova categoria de usuários na blockchain, destacando o uso de tecnologias de aprendizado de máquina ZK (zero-knowledge), como as da Modulus Labs.
  • ETFs de ETH em maio (possivelmente): O preço do Ether atingiu $3.000 na terça-feira pela primeira vez em quase dois anos, impulsionado pela especulação de que fundos negociados em bolsa (ETFs) de ether à vista poderiam ser aprovados nos EUA já em maio. A especulação crescente sobre a aprovação potencial desses produtos este ano fez com que o desempenho do preço do ether superasse o do bitcoin em 2024. O analista de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, sugeriu recentemente 70% de probabilidade de aprovação até 23 de maio, prazo final para a Securities and Exchange Commission (SEC) decidir sobre um pedido de ETF de ether à vista da Ark e 21Shares. 

Gráfico da semana  

O bitcoin não vai matar o ouro. O ouro ainda será um tipo de reserva de valor, e também continuará tendo aplicações na indústria e joalheria. Entretanto, o ouro é muito limitado no que tange a mobilidade de capital, desintermediação, e uso como um meio de transação (você tem dez reais de ouro aí?). 

Um futurologista poderia argumentar que o ouro é resistente a uma extinção da internet, no caso de uma tempestade solar ou outro evento cataclísmico. Da mesma forma, o mesmo futurologista poderia argumentar que a escassez do ouro poderia ser posta em cheque com o advento da mineração espacial (ouro não é tão escasso assim fora do planeta Terra). 

É interessante fazermos esses questionamentos, por mais "cauda longa" que sejam, para que cheguemos a nossa própria conclusão de qual ativo é mais antifrágil. Desde a criação dos ETFs de BTC, entretanto, o mercado parece estar disposto a enxergar o BTC como uma reserva de valor.   

Fluxos acumulados nos ETFs de BTC vs. ETFs de Ouro (YTD) 

Fonte: Bloomberg | ETC Group 

Desde o começo do ano, os fluxos líquidos dos ETPs (produtos transacionados em bolsa) de ouro foram negativos, com mais de 2.5 bilhões de dólares em saídas. Em contrapartida, os ETFs de BTC já acumulam quase 5 bilhões de dólares. Essa demanda oriunda dos ETFs deve continuar ao longo de 2024, principalmente nas proximidades do halving e dos cortes de juros nos EUA. 

  • Esse fundo de ações de tecnologia já valorizou quase o dobro do S&P 500 nos últimos 12 meses – e pode disparar ainda mais com o avanço da inteligência artificial. Veja gratuitamente quais são as grandes oportunidades desse setor, segundo o gestor do fundo, clicando aqui.

Forte abraço, 

Valter Rebelo 

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar