🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Por que você deveria agradecer à queda desta ação na bolsa

Algumas vezes, quedas mal interpretadas de ações na bolsa podem gerar ótimas oportunidades pensando no longo prazo

29 de março de 2024
6:13 - atualizado às 13:26
Imagem mostrando um homem de camisa branca olhando para um telão de cotações da bolsa, localizado no segundo plano. Ele está de pé, com o braço direito apoiado numa cadeira. Simboliza o investimento em ações e o recebimento de dividendos Ibovespa
Imagem: Shutterstock

Há algum tempo você está de olho em um apartamento que preenche todos os seus requisitos, com exceção de apenas um ponto. 

O bairro é legal, próximo do seu trabalho e o condomínio tem todas as coisas que a sua família precisa. Mas o preço acima do seu orçamento impedia você de realizar o sonho.

Até que, no meio do ano passado, começaram a acontecer alguns eventos climáticos extremos. Enchentes e queda de árvores provocaram constantes interrupções de energia e problemas de trânsito nos arredores. 

Em poucas semanas, alguns moradores começaram a ficar com medo de que isso continuasse a acontecer para sempre, e decidiram correr para a imobiliária anunciar seus apartamentos.

Como você deve saber, se muita gente começa a vender, os preços caem, e o apartamento que você estava de olho ficou 20% mais barato em questão de semanas!

Reprodução: TradingView

Eu tenho certeza que você e quase todas as pessoas que estivessem nessa condição iriam encarar essa queda de preços como uma oportunidade imperdível, e ficariam mais propensas a comprar. 

Mas por que, quando o assunto são as ações, as quedas provocam um sentimento oposto nas pessoas? Elas tendem a afugentar os investidores, ao invés de fazer eles enxergarem a situação como uma oportunidade. 

Não era um apartamento

Como você deve suspeitar, o gráfico acima não retrata os preços de um apartamento, mas sim de uma ação: a SLC Agrícola (SLCE3).

Depois de anos muito bons para o agronegócio brasileiro, 2023 marcou uma reversão do sentimento. 

Para começar, o preço da soja e do milho despencaram, reflexo de uma grande sobreoferta global, juros elevados ao redor do mundo e menores perspectivas de crescimento dos maiores países consumidores. 

Isso atrapalhou as produtoras agrícolas de maneira geral, mas as brasileiras acabaram sofrendo ainda mais, por conta do clima extremamente quente no Centro-Oeste e bastante úmido no Sul do Brasil, ocasionados pelo El Niño. 

Com sinais de quebra de safra já no início do período de plantio, investidores entraram no modo pânico e começaram a vender as ações. 

E como as ações não são apartamentos, ao invés de ver ali uma oportunidade, investidores ficaram receosos com as quedas e deixaram SLCE3 largada

LEIA TAMBÉM: Petrobras (PETR4) sem dividendos extraordinários: queda merecida ou oportunidade de compra?

Quando quedas de ações são oportunidades

É óbvio que nem todas as quedas podem ser encaradas como oportunidade, afinal de contas, algumas vezes isso acontece porque o negócio piorou mesmo.

Podemos conversar mais sobre "quedas que não são oportunidades" em uma próxima coluna, mas o que eu quero mostrar hoje é que, algumas vezes, quedas mal interpretadas podem gerar ótimas oportunidades pensando no longo prazo, desde que a qualidade da empresa continue intacta, e os resultados não demorem tanto tempo para voltar à normalidade. 

O caso da SLC parece se encaixar perfeitamente na categoria "quedas que geram oportunidade".

A meu ver, estamos falando da melhor empresa do agronegócio brasileiro, com longo histórico de geração de valor para os acionistas – a valorização da ação muito acima do Ibovespa mostra isso. 

Reprodução: TradingView

Sim, os resultados recentes pioraram, mas foi por conta da queda do preço dos grãos e da produtividade em função das ondas de calor, não por uma piora na qualidade da gestão. 

Se a qualidade da companhia parece intacta, temos que tentar entender se vai demorar tanto tempo assim para que os resultados se recuperem. 

Mais perto do topo do ciclo ou do fundo?

Antes de mais nada, é importante deixar claro que estamos falando de preços de commodities, que são impossíveis de se prever. 

Mas o simples fato de tentar entender se estamos mais próximos do fundo ou do topo do ciclo já pode ajudar bastante.

Como qualquer outra commodity, os grãos dependem do cenário de oferta e demanda, e, apesar de a perspectiva de sobreoferta ainda atrapalhar, alguns fatores podem começar a reduzir essa estimativa. 

Para começar, preços menores tendem a inibir o crescimento da produção futura, o que deveria ajudar a ajustar a balança de oferta e demanda.

Além disso, as quebras de safra no Brasil e a crescente possibilidade de um La Niña no segundo semestre deste ano (que afeta grandes regiões produtoras, como Argentina, Sul do Brasil e Estados Unidos) podem jogar essa sobreoferta ainda mais para baixo. 

Há ainda um aspecto técnico importante: a posição vendida (short) de grandes fundos de trading está próxima das máximas da última década, o que mostra que já há bastante pessimismo nesse momento e abre espaço para surpresas positivas. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro. 

Nas últimas semanas, temos visto até uma pequena recuperação dos preços da soja e do milho. 

Fonte: Bloomberg. Elaboração: Seu Dinheiro. 

Obviamente, isso não quer dizer que eles chegaram ao fundo do poço, mas há sinais de que estamos mais próximos do fundo, e uma reversão de preços deveria ajudar a SLC. 

E se estivermos errados?

Obviamente, podemos estar errados e a sobreoferta continuar pesando sobre os preços. E aqui entram os aspectos de valor. Nos patamares atuais, a SLCE negocia por 6,5x Valor da Firma/Ebitda (contra uma média de 8x) e um ótimo nível de dividendos (acima de 6% de dividend yield). 

Mesmo que os grãos não se recuperem tão cedo, algo que não podemos descartar, o nível de valuation atual é pouco exigente, ou seja, ninguém está esperando grandes resultados de SLC com todo esse pessimismo relacionado ao agro, e isso deveria ter impacto limitado sobre os papéis. Por outro lado, se o cenário melhorar, há um bom upside a se capturar.  

Por esses motivos, entendemos que esse é um caso de queda que representa uma oportunidade de compra, e por isso a SLC Agrícola passou a fazer parte da série Vacas Leiteiras

Se quiser conferir essa e outras ótimas pagadoras de dividendos, incluindo empresas americanas que proporcionam uma ótima renda em dólar, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a semana que vem. 

Ruy

  • SLCE3 e mais 4 ações: Ruy Hungria selecionou a “nata” da bolsa brasileira para quem busca lucrar com dividendos. SLC Agrícola é uma das recomendações, e você pode conferir as outras 4 ações selecionadas pelo analista gratuitamente. Clique aqui para receber o relatório completo no seu e-mail.

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar