🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
Onda de calor

T4F (SHOW3) será acionada pelo MPRJ após morte de fã em show da cantora Taylor Swift; show deste sábado é adiado por conta do calor

Causa da morte de jovem de 23 anos ainda está sendo apurada, mas levantou-se a hipótese de que tenha relação com a onda de calor; empresa é cobrada a disponibilizar água e mais socorristas

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
18 de novembro de 2023
18:01 - atualizado às 19:02
Taylor Swift, The Eras Tour
Cartaz da turnê The Eras Tour, da qual fazem parte os shows que Taylor Swift faz no Brasil neste mês de novembro. - Imagem: Divulgação

A Time for Fun ou T4F (SHOW3), empresa responsável pela organização dos shows de Taylor Swift no Brasil, deve ser acionada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro a tomar medidas de prevenção urgentes nos eventos que promove depois que uma jovem de 23 anos morreu durante a apresentação da cantora americana no estádio Nilton Santos, o Engenhão, na capital fluminense.

Segundo o MP-RJ, a comunicação sobre o ocorrido foi distribuída com urgência para a 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Consumidor para a adoção de providências.

A jovem Ana Clara Benevides passou mal e desmaiou dentro do estádio, pouco depois do início do show da cantora Taylor Swift na última sexta-feira (17).

Segundo a T4F, ela foi atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos e depois socorrida ao Hospital Salgado Filho, onde teve uma parada cardiorrespiratória.

Uma das hipóteses levantadas é que o mal-estar da jovem possa ter relação com a forte onda de calor que castiga o Sudeste do Brasil e já levou a sensação térmica no Rio de Janeiro a uma máxima de 59 graus, segundo a Prefeitura da capital.

Durante o show, outras pessoas passaram mal, e a própria Taylor Swift chegou a parar a apresentação para pedir que a produção levasse água para os fãs que estavam com mal-estar. A artista publicou nota nas suas redes sociais lamentando a morte de Ana Clara e disse estar "com o coração partido".

A tragédia levantou o debate sobre o acesso do público a água durante os shows. A entrada com garrafas era, até então, proibida, e há relatos de que a água era escassa dentro do Engenhão na noite de ontem.

"A apuração criminal relacionada à morte da jovem de 23 anos será acompanhada por meio de uma das Promotorias de Justiça de Investigação Penal, a partir do registro de ocorrência lavrado junto à delegacia de polícia da área. Já há informação de que o corpo está sendo periciado", diz a nota do Ministério Público do Rio.

O MP disse ainda que contará com promotores de Justiça de plantão durante o fim de semana no estádio para fiscalização das medidas que busquem evitar novos problemas e garantir a proteção da saúde do público presente.

A cantora faria mais dois shows na capital fluminense, um neste sábado (18) e outro no domingo (19), mas no fim da tarde de hoje, Swift e a produção do evento decidiram adiar o show deste sábado para segunda-feira (20) por causa das temperaturas elevadas no Rio. A artista ainda fará mais três shows em São Paulo nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

Ministério da Justiça determina liberação de garrafas d'água em espetáculos

A morte de Ana Clara levou o Ministério da Justiça a editar uma Portaria, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), permitindo a entrada de garrafas d'água de uso pessoal, em material adequado, em espetáculos.

Segundo publicação do ministro Flávio Dino no X, antigo Twitter, empresas produtoras de espetáculos com alta exposição ao calor também ficarão obrigadas a disponibilizar água potável gratuita em "ilhas de hidratação" de fácil acesso.

A Portaria, também publicada no X, tem validade imediata. "A Secretaria Nacional do Consumidor tomará as providências cabíveis para a fiscalização, com a colaboração dos Estados e dos Municípios, bem como atuação da Polícia, se necessário", publicou Dino.

Governo do RJ também notifica Time for Fun (T4F) para a instalação de bebedouros

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, também se manifestou nas redes sociais sobre o caso. Ele disse que a Polícia Civil abriu inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Ana Clara e faria "uma apuração rigorosa sobre o caso".

Castro disse ainda que determinou ao Procon estadual a imediata apuração, junto à organização do evento, sobre os motivos da restrição de entrada com água no Engenhão.

Segundo ele, a T4F foi notificada em ofício a instalar bebedouros dentro do estádio e permitir a entrada de espectadores com garrafas de plástico vazias.

"A empresa também foi notificada pelos Bombeiros para que aumente o número de brigadistas, maqueiros e toda estrutura interna para atendimento", postou o governador.

Fio publicado pelo governador do Rio, Cláudio Castro, no X.

A resposta da empresa

A T4F se pronunciou nas redes sociais sobre o ocorrido, lamentando a morte de Ana Clara e informando as medidas que seriam tomadas para os próximos shows.

Numa primeira postagem, ainda pela manhã, a empresa manifesta tristeza pelo falecimento da jovem e diz que ela foi "prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros."

Diante do quadro, segue a nota, a equipe médica optou pela transferência para o Hospital Salgado Filho, onde Ana Clara veio a falecer após quase uma hora de atendimento.

Na parte da tarde, a Time for Fun publicou mais duas notas, com as medidas a serem tomadas para os próximos shows.

A empresa diz que, diante da previsão de aumento da onda de calor na cidade do Rio de Janeiro, está reforçando o plano de ação especial realizado para o primeiro dia de show, "especialmente o fornecimento de água gratuita nas filas e em todos os acessos e entradas ao estádio e ao seu interior".

Também passará a ser permitida a entrada no estádio com copos de água e alimentos industrializados lacrados, bem como garrafas plásticas flexíveis, sem limitação de itens por pessoa. Materiais rígidos, como metal e alumínio, continuam vedados.

A T4F reforçou ainda, na nota, que a proibição de entrada de garrafas de água em estádios é uma exigência feita por órgãos públicos e que a empresa também não comercializa bebidas e alimentos, sendo essa uma atribuição da administração do estádio. A nota foi publicada uma hora antes da Portaria do Ministério da Justiça.

"O efetivo de serviços foi reforçado. Cerca de 200 colaboradores extras irão se somar aos 1.230 profissionais que estão trabalhando no evento desde o início, entre seguranças, brigadistas, orientadores de público e outros. Além disso, a estrutura de atendimento médico foi reforçada, totalizando 08 postos médicos disponíveis, 08 ambulâncias e 08 UTIs móveis", conclui a nota da T4F.

*Com Estadão Conteúdo

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar