🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
HABEMUS ACORDO!

Simone Tebet vai ficar com o Planejamento — confira os órgãos que estarão sob o comando da futura ministra

A senadora aceitou a oferta de Lula, segundo o MDB. Ela, no entanto, perde os bancos públicos, mas o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) ficará sob o guarda-chuva de seu ministério.

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
27 de dezembro de 2022
15:11 - atualizado às 15:44
Simone Tebet veste roupa azul escura. De pé, ela está em um púlpito e acena com uma das mãos.
A ministra Simone Tebet -

Um dos principais pontos para a formação da equipe de ministros do governo de Luiz Inácio Lula da Silva foi destravado nesta terça-feira (27). A senadora Simone Tebet vai comandar o Ministério do Planejamento

Em entrevista no início da tarde, o futuro ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o MDB confirmou que a senadora aceitou a oferta do presidente eleito.

“Recebemos por parte do presidente do MDB uma sinalização positiva e o presidente [Lula] deve ajustar encaminhamentos ao longo do dia”, disse Padilha.

Segundo o parlamentar reeleito, foi solicitada uma visita que deve ser ajustada na agenda.

Sem bancos públicos e sem PPI?

A grande questão em torno do convite era a exigência que Tebet fez sobre os bancos públicos. Ela queria que a Caixa, o Banco do Brasil e o BNDES ficassem sob o guarda-chuva da pasta. 

Atualmente, o BB e Caixa ficam com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Já BNDES entra no pacote do futuro ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o vice-presidente Geraldo Alckmin. O presidente do BNDES será Aloizio Mercadante.

A demanda dos bancos públicos não será atendida e, ao que parece, nem o controle do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) ficará com a senadora.

Apesar das tentativas da cúpula do MDB de turbinar o Ministério do Planejamento com o PPI, a pasta a ser assumida por Tebet deve manter a estrutura sugerida pelo governo de transição.

O PPI, assim, vai de fato migrar do Ministério da Economia, onde foi alocado pelo presidente Jair Bolsonaro, para o controle da Casa Civil, de Rui Costa O desenho foi confirmado por Padilha.

Costa, inclusive, já havia escolhido quem será o responsável pelo PPI: o secretário de infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.

Um lugar para Tebet

Terceira colocada nas eleições de outubro, a senadora apoiou Lula no segundo turno, participando ativamente da campanha do petista na reta final. Para muitos analistas políticos, o apoio dela foi fundamental para que Lula conseguisse um terceiro mandato como presidente. 

Pessoas próximas às conversas para a formação da equipe ministerial do novo governo, no entanto, diziam que o comando de um ministério para Tebet era mais uma questão pessoal de Lula do que estratégia política do novo governo.

Além disso, uma ala do PT temia que, com um ministério turbinado, ela se tornasse um obstáculo para o partido nas eleições de 2026.

Antes de aceitar o Planejamento, a senadora chegou a ser sondada para Agricultura e Meio Ambiente, mas ficou de fora de ambos, que serão chefiados pelo senador Carlos Fávaro (PSD) e pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede). 

As últimas opções para ela eram o Planejamento, o Turismo ou as Cidades.

O guarda-chuva do Planejamento

Embora tenha ficado sem os bancos públicos, a pasta de Tebet é munida de órgãos importantes para a gestão de políticas públicas. 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) — atualmente vinculados ao Ministério da Economia — estarão sob a coordenação da emedebista. 

Enquanto o IBGE faz todo o retrato do Brasil, fundamental para o planejamento, o Ipea tradicionalmente é usado para pensar o futuro do país. Os dois órgãos de pesquisa municiam o governo federal para a articulação de políticas públicas.

Compartilhe

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

ELEIÇÕES 2024

São Paulo já tem oito pré-candidatos na disputa por nove milhões de votos; conheça os nomes

7 de abril de 2024 - 15:45

Guilherme Boulos (PSOL) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) lideram as pesquisas de intenção de votos a seis meses das eleições municipais

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar