POR QUE A AMERICANAS PODE SE SAFAR DOS CREDORES COM A RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EU NÃO? VEJA A RESPOSTA

Cotações por TradingView
2023-03-19T11:47:51-03:00
Estadão Conteúdo
BRASILEIROS AVALIAM O GOVERNO

Lula supera Bolsonaro em aprovação no início do mandato — confira a pesquisa Ipec

Levantamento mostra que é o governo do petista é bom ou ótimo para 41% dos brasileiros, enquanto 24% dizem que o presidente é ruim ou péssimo

Estadão Conteúdo
19 de março de 2023
13:36 - atualizado às 11:47
O presidente Luiz Inácio Lula da silva discursa na reuniāo ministerial para analisar os 100 dias do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da silva discursa na reuniāo ministerial para analisar os 100 dias do governo - Imagem: Joédson Alves/ Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é bom ou ótimo para 41% dos brasileiros, segundo pesquisa Ipec divulgada pelo jornal O Globo neste domingo (19). O mesmo levantamento aponta que 24% dizem que o governo é ruim ou péssimo.

A avaliação do início do terceiro mandato de Lula é melhor do que a de Jair Bolsonaro (PL), seu antecessor. Em março de 2019, Bolsonaro era avaliado positivamente por 34% da população, sete pontos porcentuais a menos do que Lula — 24% reprovavam o então presidente.

A pesquisa mostra que o Nordeste, única região onde Lula foi o mais votado no segundo turno contra Bolsonaro, é o lugar em que o petista tem seu maior porcentual de aprovação: 53% de ótimo ou bom.

Já a maior rejeição ao governo está no Centro-Oeste e no Norte: são 31% os que reprovam a atual administração. No Sudeste, onde vivem quatro em cada dez brasileiros, 36% têm percepções positivas, contra 26% que pensam o oposto.

Como os eleitores de Bolsonaro avaliam Lula?

Entre aqueles que dizem ter votado no ex-presidente Bolsonaro, 36% avaliam agora o governo de Lula como regular, e 54% reprovam.

A pesquisa aponta também que o modo de governar do presidente tem a aprovação da maioria da população (57%). E cerca de um terço dos brasileiros (35%) não concorda com o jeito como Lula conduz o País. Bolsonaro tinha o modo de governar aprovado por 46%, e 50% discordavam de seus métodos de gestão quando deixou a Presidência.

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro elaborou um guia exclusivo onde você confere as particularidades de cada ativo para não errar em nada na hora de se acertar com a ReceitaClique aqui para baixar o material gratuito.

A avaliação de Lula entre católicos e evangélicos

O Ipec mostra ainda a avaliação do início do governo Lula entre católicos e evangélicos. Entre os católicos, 45% aprovam o governo, e 21% desaprovam.

Já no grupo dos evangélicos, que corresponde a mais de um quarto da população, são 31% os que avaliam a gestão petista como boa ou ótima, 32% os que a veem como regular, e 32% os que a classificam como ruim ou péssima.

39% das pessoas que se declaram evangélicos afirmam confiar em Lula, enquanto 58% falam que não confiam. Na população em geral, 53% acreditam e 43% desconfiam do presidente.

A pesquisa Ipec realizou entrevistas presenciais com 2 mil pessoas de 16 anos ou mais em 128 municípios do País entre os dias 2 e 6 de março. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa avaliou percepção sobre atos golpistas

O Ipec também analisou a percepção dos brasileiros sobre os atos de 8 de janeiro que levaram destruição às sedes dos Três Poderes, em Brasília. Para pouco mais da metade dos entrevistados (51%), Jair Bolsonaro não deve ser culpado pelo vandalismo. Como mostro o Estadão, os atos foram premeditados e mobilizados em grupos de redes sociais de seus apoiadores.

Os que acreditam que o ex-presidente deve ser julgado e perder o direito de disputar as próximas eleições somam 22%. Menos de um quinto (19%) defendem que ele seja preso.

Bolsonaro é investigado por suposta incitação aos atos. Ele foi incluído nos inquéritos depois de postar um vídeo em suas redes sociais com informações falsas sobre o processo eleitoral. O conteúdo foi apagado em seguida.

Evangélicos são o grupo que mais isenta o ex-presidente de responsabilidade nos crimes praticados em Brasília (66%), em janeiro. Já no Nordeste, 54% acham que ele deve ser implicado.

Compartilhe

SEM VIAGEM!

Ficou para depois: Lula adia viagem à China mais uma vez; nova data não foi confirmada ainda

25 de março de 2023 - 12:58

Embarque da comitiva brasileira liderada por Lula à China foi adiado de por causa de um diagnóstico de pneumonia leve

DIA 83

Lula ou Bolsonaro? Saiba qual dos dois têm mais pedidos de impeachment antes dos 100 dias de governo

24 de março de 2023 - 20:20

No total, Bolsonaro acumulou 158 pedidos para se retirar do cargo durante o mandato, que se encerrou em 31 de dezembro do ano passado

CONTAGEM REGRESSIVA

Bolsonaro está chegando: ex-presidente marca dia e hora para voltar ao Brasil — confira os detalhes desse retorno

24 de março de 2023 - 16:42

Com a polêmica das joias sauditas, a especulação de que Bolsonaro não voltaria tão cedo ao país aumentou, mas ele sinaliza que isso não será empecilho

VÃO-SE OS ANÉIS…

Com dor no coração: Bolsonaro entrega joias sauditas, mas revela que não queria devolver outro presente

24 de março de 2023 - 15:45

Ex-presidente diz que também foi obrigado pelo TCU a entregar um “mimo” recebido do governo dos Emirados Árabes Unidos

DIREITO OU MANOBRA?

Suplicy tenta usar Estatuto do Idoso para emplacar CPI e provoca confusão; assista ao vídeo

24 de março de 2023 - 13:49

Parlamentares da base do governo acusaram a oposição de tentar furar a fila com Suplicy e gritaram que “não vai ter golpe”

SUSTO

Lula adia embarque para a China depois de receber diagnóstico de pneumonia

24 de março de 2023 - 8:48

Embarque da comitiva brasileira liderada por Lula à China foi adiado de sábado para domingo por causa de um diagnóstico de pneumonia leve

DIA 82

Lula sem paz e sem amor: da armação de Moro à pressão ao BC e a Campos Neto

23 de março de 2023 - 20:13

O petista voltou a criticar desafetos novos e antigos nesta quinta-feira (23) ao falar sobre o caso do PCC e sobre a decisão de ontem do Copom, que manteve a taxa de juros em 13,75% ao ano

DIA 81

O cerco a Lula: base governista abre brecha e ala bolsonarista convoca quatro ministros para depor

22 de março de 2023 - 20:12

Flávio Dino, da Justiça; Marina Silva, do Meio Ambiente; Carlos Lupi, da Previdência; e Carlos Fávaro, da Agricultura devem comparecer em audiência na Câmara em abril; saiba sobre o que eles vão prestar contas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies