Bolsonaro entra com pedido de visto de turista nos EUA — veja quanto tempo ele pode ficar por lá
O pedido foi apresentado na sexta-feira (27), de acordo com o Financial Times. O visto diplomático que ele usou para entrar no país em 30 de dezembro vence hoje.

Jair Bolsonaro não quer voltar ao Brasil agora. De acordo com o Financial Times, o ex-presidente entrou na sexta-feira (27) com um pedido para mudar o status de seu visto nos EUA de diplomático para turismo, já que ele já tem o visto de turista válido.
Havia uma grande expectativa em torno da permanência de Bolsonaro em Orlando, na Flórida, para onde foi no dia 30 de dezembro do ano passado. Ele teria entrado no país com visto diplomático, já que ainda era presidente, e essa autorização expira nesta segunda-feira (30).
De acordo com a lei norte-americana, para permanecer no país de forma legal, Bolsonaro teria que pedir a mudança de status do visto — e foi o que ele fez.
A ex-primeira-dama Michelle, que retornou ao Brasil no último dia 27, teria visitado em dezembro a embaixada dos EUA em Brasília, onde a autorização para turistas é concedida.
Bolsonaro: qual será o próximo passo?
De acordo com o advogado Felipe Alexandre, que representa Bolsonaro, não. Ele afirmou à agência de notícias Reuters que o ex-presidente permanecerá nos EUA enquanto seu pedido estiver pendente.
“Ele gostaria de tirar uma folga, clarear a cabeça e aproveitar como turista nos EUA por alguns meses antes de decidir qual será seu próximo passo”, disse Alexandre em resposta por e-mail à Reuters.
Leia Também
Seus investimentos e patrimônio estão preparados para as Eleições 2026?
O advogado disse, no entanto, que não está decidido se ele vai ficar os seis meses que o visto de turista permite e que o próprio Bolsonaro definirá a melhor estratégia sobre seu retorno ao Brasil.
No fim de semana, o senador Flávio Bolsonaro disse que o retorno de seu pai ao Brasil "pode ser amanhã, daqui a seis meses ou nunca".
Ao FT, Alexandre disse ter aconselhado Bolsonaro a não deixar o território americano enquanto a nova autorização é processada, deixando em aberto a possibilidade de eventualmente pedir também um visto mais permanente, sem dar maiores detalhes.
Biden sob pressão
Nos EUA, o presidente norte-americano, Joe Biden, sofre pressão interna, por parte dos parlamentares democratas, em razão da permanência de Bolsonaro nos EUA.
Há cerca de 15 dias, 46 deputados pediram que o governo Biden não permita que Bolsonaro permaneça nos EUA e que o FBI apure se os atos golpistas em Brasília foram planejados em território norte-americano.
Em carta a Biden, os parlamentares democratas pedem que o presidente dos EUA revogue qualquer visto diplomático que Bolsonaro possa ter.
ELEIÇÕES 2026
Caso Master segue assombrando corrida eleitoral; acompanhe o dia dos presidenciáveis
2 de setembro de 2026 - 19:46ELEIÇÕES 2026
O dia na política: caso Moraes-Vorcaro incendeia a corrida eleitoral; TSE libera campanha de Renan Santos
1 de setembro de 2026 - 19:41BTG PACTUAL MACRO DAY 2026
Chega de aumentar impostos? Ministro da Fazenda conta os próximos passos do governo Lula para apertar o cinto dos gastos e frear juros
31 de agosto de 2026 - 13:00DISPUTA PRESIDENCIAL
Lula e Flávio Bolsonaro lideram nas eleições, mas Augusto Cury ganha terreno e chega ao 3º lugar, mostra pesquisa BTG Pactual/Nexus
31 de agosto de 2026 - 8:49DECISÕES EM BRASÍLIA
‘Taxa das blusinhas’ e escala 6×1 serão decididas nesta semana, a tempo de entrar na campanha eleitoral
30 de agosto de 2026 - 17:55ELEIÇÕES 2026
Cada vez mais acirrado: Lula e Flávio empatam no segundo turno, mas ainda são os candidatos à presidência mais rejeitados, mostra BTG/Nexus
24 de agosto de 2026 - 9:36ELEIÇÕES 2026
Primeiro Datafolha após início da campanha mostra empate técnico entre Lula e Flávio Bolsonaro; confira os números
21 de agosto de 2026 - 19:05PERGUNTAS E RESPOSTAS
Eleições 2026: tudo o que você precisa saber sobre a votação, os candidatos e as pesquisas
20 de agosto de 2026 - 12:51DISPUTA PRESIDENCIAL
De olho nas eleições: maioria dos eleitores se considera mais ou menos antenada e deve acompanhar debates, mostra BTG/Nexus
17 de agosto de 2026 - 10:01GUIA DO ELEITOR
A campanha eleitoral começou: veja as regras, o que esperar até as eleições e a estreia dos candidatos nas ruas
16 de agosto de 2026 - 13:59Conteúdo Empiricus
Eleições 2026: disputa pode abrir espaço para buscar ganhos de até 586%; entenda
13 de agosto de 2026 - 14:00ELEIÇÕES 2026
Visão sobre economia piora, Lula descola de Flávio, mas empate ainda ronda disputa eleitoral, mostra BTG Pactual/Nexus
10 de agosto de 2026 - 9:16ELEIÇÕES NO RADAR
Flávio Bolsonaro promete regra fiscal para cortar despesas e rebate críticas sobre tarifaço de Trump
3 de agosto de 2026 - 12:31ELEIÇÕES 2026
Lula vs. Flávio Bolsonaro: percepção sobre a economia melhora, mas a maior dor de cabeça para os candidatos é outra, mostra pesquisa BTG/Nexus
3 de agosto de 2026 - 9:58SEM ATRASO
‘Pix Pensão’ é sancionado por Lula e amplia cobrança automática de pensão alimentícia; veja como vai funcionar e quando começará a valer
30 de julho de 2026 - 11:13NOVA LEGISLAÇÃO
Spray de pimenta agora é legal para mulheres; saiba onde comprar e quanto custa
27 de julho de 2026 - 13:42ELEIÇÕES NO RADAR
Polarização no tarifaço: população divide culpa entre Lula e Flávio Bolsonaro; candidatos empatam no 2º turno, mostra BTG/Nexus
27 de julho de 2026 - 11:42DISPUTA PRESIDENCIAL
Eleições podem ser decididas no primeiro turno? Abstenções pesam, mas analista vê caminho para vitória antecipada
25 de julho de 2026 - 14:24ELEIÇÕES 2026
Gestores de R$ 180 bilhões dizem: mercado subestima chance de derrota de Lula
24 de julho de 2026 - 20:06ELEIÇÕES 2026