Bolsonaro entra com pedido de visto de turista nos EUA — veja quanto tempo ele pode ficar por lá
O pedido foi apresentado na sexta-feira (27), de acordo com o Financial Times. O visto diplomático que ele usou para entrar no país em 30 de dezembro vence hoje.

Jair Bolsonaro não quer voltar ao Brasil agora. De acordo com o Financial Times, o ex-presidente entrou na sexta-feira (27) com um pedido para mudar o status de seu visto nos EUA de diplomático para turismo, já que ele já tem o visto de turista válido.
Havia uma grande expectativa em torno da permanência de Bolsonaro em Orlando, na Flórida, para onde foi no dia 30 de dezembro do ano passado. Ele teria entrado no país com visto diplomático, já que ainda era presidente, e essa autorização expira nesta segunda-feira (30).
De acordo com a lei norte-americana, para permanecer no país de forma legal, Bolsonaro teria que pedir a mudança de status do visto — e foi o que ele fez.
A ex-primeira-dama Michelle, que retornou ao Brasil no último dia 27, teria visitado em dezembro a embaixada dos EUA em Brasília, onde a autorização para turistas é concedida.
Bolsonaro: qual será o próximo passo?
De acordo com o advogado Felipe Alexandre, que representa Bolsonaro, não. Ele afirmou à agência de notícias Reuters que o ex-presidente permanecerá nos EUA enquanto seu pedido estiver pendente.
“Ele gostaria de tirar uma folga, clarear a cabeça e aproveitar como turista nos EUA por alguns meses antes de decidir qual será seu próximo passo”, disse Alexandre em resposta por e-mail à Reuters.
Leia Também
O advogado disse, no entanto, que não está decidido se ele vai ficar os seis meses que o visto de turista permite e que o próprio Bolsonaro definirá a melhor estratégia sobre seu retorno ao Brasil.
No fim de semana, o senador Flávio Bolsonaro disse que o retorno de seu pai ao Brasil "pode ser amanhã, daqui a seis meses ou nunca".
Ao FT, Alexandre disse ter aconselhado Bolsonaro a não deixar o território americano enquanto a nova autorização é processada, deixando em aberto a possibilidade de eventualmente pedir também um visto mais permanente, sem dar maiores detalhes.
Biden sob pressão
Nos EUA, o presidente norte-americano, Joe Biden, sofre pressão interna, por parte dos parlamentares democratas, em razão da permanência de Bolsonaro nos EUA.
Há cerca de 15 dias, 46 deputados pediram que o governo Biden não permita que Bolsonaro permaneça nos EUA e que o FBI apure se os atos golpistas em Brasília foram planejados em território norte-americano.
Em carta a Biden, os parlamentares democratas pedem que o presidente dos EUA revogue qualquer visto diplomático que Bolsonaro possa ter.
UM ACENO AOS EMPRESÁRIOS
Fim da escala 6×1 em xeque? Flávio Bolsonaro sinaliza revisão da PEC a empresários caso seja eleito
15 de outubro de 2026 - 10:45ELEIÇÕES 2026
Flávio Bolsonaro e Lula aparecem empatados na primeira pesquisa Quaest para o segundo turno
14 de outubro de 2026 - 18:28PESQUISAS ELEITORAIS
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro e Lula encurtam distância na disputa do segundo turno, aponta PoderData/AYA
13 de outubro de 2026 - 11:16CORRIDA PRESIDENCIAL
Disputa acirrada: Flávio Bolsonaro e Lula estão empatados tecnicamente no segundo turno, mostra BTG/Nexus
13 de outubro de 2026 - 8:49VOTOS RECALCULADOS
Rio de Janeiro não terá 2º turno: Douglas Ruas é eleito governador após retotalização dos votos
11 de outubro de 2026 - 9:10ESQUENTA DO 2º TURNO
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro (PL) amplia vantagem contra Lula (PT) no segundo turno, mostra Atlas/Bloomberg
9 de outubro de 2026 - 10:54ELEIÇÕES 2026
Segundo turno das eleições: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 45% de Lula, segundo Datafolha
8 de outubro de 2026 - 18:59ELEIÇÕES 2026
Com placar de 5 x 2, TSE anula votos de Garotinho; Douglas Ruas (PL) será declarado governador do Rio sem 2º turno
8 de outubro de 2026 - 12:38ELEIÇÕES 2026
Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
7 de outubro de 2026 - 19:49Conteúdo Empiricus
Resultado do 1º turno fez esta carteira subir em média 11% em um único dia, mas novas ‘pernadas’ podem acontecer em breve; confira os ativos
7 de outubro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Garotinho desiste de recurso, e Douglas Ruas (PL) pode ser eleito governador do RJ sem segundo turno
5 de outubro de 2026 - 16:22ELEIÇÕES 2026
Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest
4 de outubro de 2026 - 22:14EXPECTATIVA
Ibovespa a 200 mil pontos? Flávio Bolsonaro à frente e força da direita nas urnas animam mercado para segunda-feira (5)
4 de outubro de 2026 - 22:08ELEIÇÕES 2026
Com eleições de 2026, PL, partido de Flávio Bolsonaro, passa a ter um terço das cadeiras no Senado. Quem são os novos senadores?
4 de outubro de 2026 - 22:05ELEIÇÕES 2026
Eleições contradizem pesquisas eleitorais e Flávio dispara para 84% no Polymarket após votos acima do esperado
4 de outubro de 2026 - 21:17RESULTADO HISTÓRICO
Eleições 2026: Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
4 de outubro de 2026 - 19:58ELEIÇÕES 2026
Flávio à frente ou empatado com Lula no 1º turno pode encerrar a eleição, diz José Dezene
4 de outubro de 2026 - 19:11ELEIÇÕES 2026
Após fechamento de embaixadas, Polícia Federal inicia apuração sobre possível intervenção externa na eleições
4 de outubro de 2026 - 17:27ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jorginho Mello (PL) é reeleito governador de Santa Catarina no 1º turno; veja o resultado da disputa
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026