🔴 ÚLTIMO DIA: FAÇA PARTE DA PRIMEIRA TURMA DA ESPECIALIZAÇÃO EXECUTIVA EM IA –  QUERO PARTICIPAR

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

(IN)SEGURANÇA

‘Celular Seguro’ vai inibir roubos? Governo lança aplicativo para mitigar prejuízos a vítimas de furto de smartphones

Aplicativo ‘Celular Seguro’ vai agilizar o bloqueio das contas por meio de um envio de aviso simultâneo para bancos, operadoras e Anatel

Imagem: shutterstock

Perder o celular para assaltantes tem se tornado cada vez mais comum no Brasil. Em 2022, 1 milhão de aparelhos foram roubados no país, com uma média de 2.738 furtos por dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os números representam um aumento em 16,6% comparado ao ano anterior, segundo o 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Com o mundo cada vez mais digitalizado, as vítimas lidam com prejuízos maiores do que apenas ficar sem um aparelho eletrônico.

Os usuários de smartphones ganharam a facilidade de ter tudo na palma da mão. Em contrapartida, também tornou a vida dos assaltantes mais fácil: basta roubar um celular para ter acesso a documentos, bancos, redes sociais, fotos, localização da residência da vítima etc.

Na tentativa de mitigar o impacto desses furtos na vida das pessoas, o governo federal anunciou nesta terça-feira o lançamento do aplicativo Celular Seguro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O objetivo da medida é permitir o bloqueio imediato de linhas telefônicas e do próprio aparelho de telefone móvel em casos de roubo e furto, evitando também o acesso às contas bancárias das vítimas.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Lula ironiza ingerência de Trump, Flávio acena a Tarcísio para 2030 e Caiado defende reforma no STF; confira o dia dos candidatos

ELEIÇÕES 2026

Datafolha: Lula lidera 1º turno e vence cenários de 2º turno, mas vê vantagem sobre Flávio Bolsonaro encurtar 

“Uma medida importante para diminuir a dor de cabeça e as perdas financeiras de quem passa por furto ou roubo. Amanhã já estará disponível nas lojas de aplicativos”, assegurou o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, em postagem nas redes sociais.

A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Como o sistema ajuda vítimas de furto de celular?

Para utilizar o aplicativo, o usuário deverá fazer download nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Em seguida, precisará entrar em sua conta oficial no site do governo, o famoso Gov.Br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O aplicativo conta com a opção de cadastrar pessoas de confiança para realizar o registro da ocorrência em nome do usuário em caso de furtos ou roubos. Além disso, também é possível cadastrar mais de um aparelho por CPF.  

“Caso você seja roubado, é só acionar o sistema por um computador que operadora telefônica e bancos são notificados no mesmo instante, bloqueando acessos”, explicou o ministro Paulo Pimenta.

De acordo com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, os celulares roubados serão transformados “num pedaço de metal inútil” após o bloqueio.

“Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a Anatel, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos”, anunciou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora tenha o potencial de conter danos para as vítimas, ainda não está claro se a medida será capaz de deter o número crescente de furtos.

*Com informações da Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
alexandre de moraes daniel vorcaro 1 de setembro de 2026 - 19:41
shein e temu varejistas chinesas china e-commerce 30 de agosto de 2026 - 17:55
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 20 de agosto de 2026 - 12:51
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 13 de agosto de 2026 - 14:00
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) em discurso ao Plenário do Senado. 3 de agosto de 2026 - 12:31
Spray de pimenta 27 de julho de 2026 - 13:42
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) 24 de julho de 2026 - 20:06
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 24 de julho de 2026 - 19:34
Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022 13 de julho de 2026 - 9:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar