POR QUE A AMERICANAS PODE SE SAFAR DOS CREDORES COM A RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EU NÃO? VEJA A RESPOSTA

Cotações por TradingView
2023-01-30T20:26:46-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
DIA 30

“Vocês fizeram falta, caro Lula” — a conversa com Olaf Scholz, o ministro alemão, que teve até recado duro para a China

Mercosul, OCDE e guerra na Ucrânia estiveram na pauta do encontro, mas teve um assunto que arrancou aplausos da plateia formada pela delegação da Alemanha: o meio ambiente

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
30 de janeiro de 2023
20:26
Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro alemão, Olaf Scholz, estavam cheios de assunto: Mercosul, OCDE, China e guerra na Ucrânia — esses foram alguns dos principais temas debatidos por eles em encontro nesta segunda-feira (30). 

Logo que saiu da reunião com Scholz, Lula concedeu uma entrevista coletiva. Nela, o presidente contou que o Brasil deseja alterar alguns termos do acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul.

“Vamos trabalhar de forma muito dura para que a gente possa concretizar esse acordo. Mas algumas coisas têm que ser mudadas”, declarou Lula em coletiva de imprensa após o encontro com Scholz no Palácio do Planalto. “[Nós vamos fechar esse acordo UE-Mercosul, se tudo der certo, até fim do semestre”, acrescentou.

O acordo UE-Mercosul está travado na ratificação dos países-membros do bloco europeu. 

Lula disse que ao Brasil é muito cara a questão das compras governamentais, do que seria difícil abrir mão. “A compra governamental é uma forma de fazer crescer pequenas indústrias”.

Também não escapou de Lula tratar do desejo do Brasil de entrar para a OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, e de voltar a negociar dentro das regras da Organização Mundial do Comércio (OMC). 

Lula falou ainda sobre a guerra na Ucrânia e foi duro: afirmou que a Rússia errou e que está na hora de a China “colocar a mão na massa” para resolver o conflito — descartando qualquer participação ativa do Brasil. 

Mas foi quando tratou da questão ambiental que o presidente arrancou aplausos da plateia formada pela delegação alemã — e não foi à toa: mais cedo, a Alemanha se comprometeu com um aporte de 200 milhões de euros para uso em ações ambientais no Brasil.

“Pode escrever: o governo brasileiro vai acabar com o garimpo em qualquer terra indígena. Não vamos dar mais autorização para pesquisas em terras indígenas. Vamos acabar com a brincadeira. O garimpo acabou”, disse Lula. 

"Vocês fizeram falta, caro Lula"

Feliz. Foi assim que o ministro alemão descreveu o sentimento de ver o Brasil “de volta à cena mundial”.

“Vocês fizeram falta, caro Lula”, declarou o líder alemão. “Eu vim ao Brasil abrir um novo capítulo nas relações”, acrescentou.

Uma das metas do governo Lula é a reconstrução da política externa brasileira que, na avaliação de especialistas em relações internacionais, foi desmontada na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Neste sentido, Scholz afirmou que tem grande expectativa sobre a relação futura com o Brasil. Ele parabenizou Lula pela vitória eleitoral e reiterou a solidariedade do governo alemão ao País pelos atos golpistas de 8 de janeiro.

Segundo ele, o Brasil foi capaz de resistir aos ataques e é um modelo para o mundo. “Estar aqui hoje me deixa emocionado após imagens da invasão aos palácios, ainda muito presentes na nossa memória”, disse. “Os ataques no Brasil não foram contra prédio, foram contra a democracia”.

Compartilhe

DIA 81

O cerco a Lula: base governista abre brecha e ala bolsonarista convoca quatro ministros para depor

22 de março de 2023 - 20:12

Flávio Dino, da Justiça; Marina Silva, do Meio Ambiente; Carlos Lupi, da Previdência; e Carlos Fávaro, da Agricultura devem comparecer em audiência na Câmara em abril; saiba sobre o que eles vão prestar contas

GASTO OU INVESTIMENTO?

Só depois que voltar da China! Lula adia lançamento de nova âncora fiscal

22 de março de 2023 - 7:35

Lula defende uma nova regra fiscal com dispositivo que assegure mais recursos para saúde e educação nos próximos anos

DIA 80

Cheio de assunto: o que Lula disse em sua primeira entrevista coletiva ao vivo

21 de março de 2023 - 20:13

Temas como a privatização da Eletrobras, a venda de ativos da Petrobras e o arcabouço fiscal não escaparam da língua feroz do presidente — e sobrou, de novo, para o chefe do BC, Roberto Campos Neto

DIA 79

O que é gasto e investimento? Lula responde… enquanto nova regra fiscal não chega

20 de março de 2023 - 20:15

Presidente volta a adotar o tom dos discursos de campanha enquanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, costura acordos no Congresso para agradar a gregos e troianos

POUCO A POUCO

Mesmo com demora na divulgação da nova âncora fiscal, Lula quer reuniões com presidentes do Congresso antes de publicar proposta

20 de março de 2023 - 12:21

Haddad também não poupou críticas à condução da política monetária brasileira e engrossou o coro com o presidente Lula ao atacar os juros altos

DIAS 77 E 78

Momento de reflexão: Lula se prepara para dar palavra final sobre nova âncora fiscal

20 de março de 2023 - 10:10

Junta de Execução Orçamentária está em prontidão para os últimos ajustes da regra fiscal, que serão feitos por Lula

BRASILEIROS AVALIAM O GOVERNO

Lula supera Bolsonaro em aprovação no início do mandato — confira a pesquisa Ipec

19 de março de 2023 - 13:36

Levantamento mostra que é o governo do petista é bom ou ótimo para 41% dos brasileiros, enquanto 24% dizem que o presidente é ruim ou péssimo

CORRENDO CONTRA O RELÓGIO

Lei das Estatais: partido Novo aciona STF contra decisão que permitiu indicação de políticos para empresas do governo

18 de março de 2023 - 16:58

O Novo argumentou que a liminar concedida por um dos ministros da Cote viola o princípio da colegialidade

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies