🔴 DE R$ 1 MIL A ATÉ R$ 214 MIL COM CRIPTOMOEDAS? – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DIA 22

Genocídio indígena, plantão da Globo e transmissão da faixa para Alckmin: mais um agitado fim de semana para Lula

Lula visitou Roraima no sábado; no domingo, o presidente embarcou para a Argentina, na primeira viagem ao exterior de seu terceiro mandato

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva durante Anúncio de ações emergenciais para a população Yanomami em Boa Vista (RR)
Lula em visita a Yanomamis em Roraima. Imagem: Flickr/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viveu dias agitados no fim de semana de 21 e 22 de janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula iniciou o sábado (21) em Roraima. O motivo era uma esperada visita do presidente ao território indígena Yanomami.

Ele foi avisado que a situação era crítica. Antes de deixar Brasília, decretou emergência de saúde nas terras Yanomamis.

É improvável, porém, que estivesse preparado para o choque de realidade. As imagens de indígenas cronicamente desnutridos causaram choque e rapidamente rodaram o mundo.

Diante da informação de que 570 crianças Yanomamis menores de 5 anos perderam a vida para doenças para as quais há tratamento, Lula denunciou o caso como um genocídio premeditado e prometeu acabar com o garimpo ilegal em terras indígenas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula e o plantão da Globo

O 21º dia da terceira passagem de Lula pela Presidência da República renderia ainda um plantão da Globo.

Leia Também

ELEIÇÕES 2026

Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest

EXPECTATIVA

Ibovespa a 200 mil pontos? Flávio Bolsonaro à frente e força da direita nas urnas animam mercado para segunda-feira (5)

A trilha sonora característica da vinheta mais uma vez acelerou os batimentos cardíacos de brasileiros por todos os cantos do país no fim da tarde de sábado.

O motivo, entretanto, não foi a crise humanitária do povo Yanomami.

Por volta das 17h, veio à tona a notícia de que Lula teria demitido o general Júlio Cesar de Arruda do posto de comandante do Exército.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arruda foi substituído pelo general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, então comandante militar do Sudeste.

A demissão de Arruda foi um desdobramento dos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília.

Na ocasião, o militar havia se recusado a ordenar a detenção de militantes bolsonaristas acampados em frente ao quartel-general do exército depois da depredação das sedes dos três poderes.

A gota d’água, porém, teria sido a resistência de Arruda em demitir Mauro Cid, informa Carla Araújo, colunista do portal UOL.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos principais ajudantes de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Cid fora nomeado no ano passado para liderar um comando de operações especiais do exército em Goiás e agora é investigado no STF sob suspeita de liderar uma espécie de rachadinha palaciana.

Lula passa a faixa para Geraldo

Na tarde de domingo (22), Lula passou a faixa para o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Uma transmissão de poder protocolar para que Lula protagonize a primeira viagem ao exterior deste novo mandato.

Nada que impeça Alckmin de continuar sendo visto como o homem mais sorridente de Brasília desde o início da transição de governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula embarcou com destino à Argentina. Desembarcou em Buenos Aires no início da noite de domingo. No decorrer da semana, Lula também visitará o Uruguai. O objetivo do giro é reforçar os laços com os vizinhos brasileiros e também com o Mercosul.

Este texto faz parte do "Diário dos 100 Dias", uma série do Seu Dinheiro sobre as medidas e ações no início do governo Lula. Se você quiser relembrar como foi o começo da gestão de Jair Bolsonaro, baixe o nosso ebook gratuito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Flávio Bolsonaro durante entrevista 4 de outubro de 2026 - 19:11
O ex-ministro Sergio Moro 4 de outubro de 2026 - 17:00
Lula aparece do lado esquerdo em uma montagem. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. 4 de outubro de 2026 - 17:00
Dr daniel de camiseta laranja 4 de outubro de 2026 - 17:00
Raquel Lyra (PSD) 4 de outubro de 2026 - 17:00
4 de outubro de 2026 - 16:35
Leopoldo Rosa, Thiago Salomão e Matheus Spiess 4 de outubro de 2026 - 15:14
eleições urna eletrônica 4 de outubro de 2026 - 12:02
Lula aparece do lado esquerdo em uma montagem. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. 4 de outubro de 2026 - 11:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar