🔴 ESSAS CRIPTOMOEDAS PODEM DISPARAR ATÉ 300 VEZES –  SAIBA COMO INVESTIR

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

TEVE CONSENSO

Putin sem culpa? Cúpula do G20 condena a guerra na Ucrânia — sem citar a Rússia

Em um documento de 76 itens, a “Declaração dos Líderes de Nova Déli” destaca o sofrimento humano e outros aspectos negativos do conflito

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
9 de setembro de 2023
15:32
Cúpula do G20
Da esquerda para direita: presidente do Banco Mundial, Ajay Banga; Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva; Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi; Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa e; Presidente dos EUA, Joe Biden - Imagem: Divulgação/Planalto/Ricardo Stuckert

Os líderes do G20, que se reuniram na Índia neste sábado (9), chegaram a um consenso sobre a declaração conjunta sobre a necessidade do desenvolvimento sustentável, da cooperação econômica e científica, de ações contra desigualdade e da redução do sofrimento causado pelas guerras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em um documento de 76 itens descritos em um pouco mais de 80 parágrafos, a "Declaração dos Líderes de Nova Déli", entretanto, omitiu palavras do comunicado do ano passado que condenavam abertamente a agressão russa contra a Ucrânia.

Neste ano, os líderes preferiram destacar o sofrimento humano e outros aspectos negativos do conflito, "no que diz respeito à segurança alimentar e energética global, às cadeias de abastecimento, à estabilidade macrofinanceira, à inflação e ao crescimento, o que complicou o ambiente político para os países, especialmente os países em desenvolvimento e menos desenvolvidos que ainda estão a recuperar da pandemia de Covid-19".

A expressão “a maioria dos membros condenou veementemente a guerra” estava entre as mudanças. Em vez disso, os Estados membros do G20 concordaram em apoiar-se nos princípios da Carta das Nações Unidas sobre a integridade territorial e contra o uso da força.

"Todos os Estados devem abster-se da ameaça do uso da força ou procurar a aquisição territorial contra a integridade territorial e a soberania ou a independência política de qualquer Estado. O uso ou ameaça de uso de armas nucleares é inadmissível."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que a declaração conjunta não menciona a Rússia.

Leia Também

À beira da falta de consenso

Apesar do líderes do G20 não condenarem expressamente a agressão da Rússia à Ucrânia, o consenso para a Declaração foi considerado um passo importante na colaboração internacional.

Isso porque existia o temor de que as divisões mais profundas sobre o conflito atrapalhassem o progresso em questões como a segurança alimentar e a cooperação global em matéria de mudanças climáticas. 

A posição endurecida dos países do G20 em relação à guerra impediu, por exemplo, um consenso nas 20 reuniões ministeriais do grupo este ano, deixando aos líderes a tarefa de encontrar uma solução agora. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como o previsto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping, não estiveram presentes no encontro. O chefe chinês foi representado pelo primeiro-ministro Li Qiang.

ONDE INVESTIR EM SETEMBRO - Novo programa do SD Select mostra as principais recomendações em ações, dividendos, FIIs e BDRs

G20: Pontos de acordo

A declaração considera a crise global, e aponta um comprometimento com o trabalho digno e políticas de proteção social. “Aumentaremos os nossos esforços para a eliminação do trabalho infantil e do trabalho forçado ao longo das cadeias de valor globais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consta, inclusive, na declaração, um compromisso de apoiar os trabalhadores migrantes e os refugiados “garantindo o pleno respeito pelos direitos humanos e pelas suas liberdades fundamentais, independentemente do seu estatuto migratório”.

Ao fim do extenso documento, os líderes assumem o compromisso com o G20 como o principal fórum para a cooperação econômica global com base no consenso, em que todos os membros participam em condição de igualdade.

“Esperamos nos encontrar novamente no Brasil em 2024 e na África do Sul em 2025, bem como nos Estados Unidos em 2026, no início do próximo ciclo”.

Houve o consenso também de que as emissões globais de gases com efeito de estufa continuam a aumentar, com alterações climáticas, perda de biodiversidade, poluição, seca, degradação dos solos e desertificação, ameaçando vidas e meios de subsistência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Desafios globais como a pobreza e a desigualdade, as alterações climáticas, as pandemias e os conflitos afetam desproporcionalmente as mulheres e as crianças, bem como os mais vulneráveis.”

Um entendimento presente no texto é que nenhum país deveria ter de escolher “entre combater a pobreza e lutar pelo planeta”.

Os países se comprometem a encontrar “modelos de desenvolvimento que implementem transições sustentáveis, inclusivas e justas a nível mundial, sem deixar ninguém para trás”.

Por fim, os líderes entendem que devem haver ações concretas para “acelerar um crescimento forte, sustentável, equilibrado e inclusivo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações de Agência Brasil e CNBC

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS UM REVÉS

Não foi dessa vez, Trump: Tribunal de apelação dos EUA nega pedido para demitir Cook às vésperas da reunião do Fed

16 de setembro de 2025 - 10:50

Essa é segunda decisão contrária aos esforços do republicano para demitir a diretora do Fed. Agora, é esperado que o governo Trump recorra

APENAS O PRIMEIRO PASSO

Fed deve começar a cortar os juros nesta semana; o que vem depois e como isso impacta a Selic

16 de setembro de 2025 - 6:19

Investidores começam a recalcular a rota do afrouxamento monetário tanto aqui como nos EUA, com chances de que o corte desta quarta-feira (17) seja o primeiro de uma série

RETALIAÇÃO

Resposta dos EUA à condenação de Bolsonaro deve vir nos próximos dias, anuncia Marco Rubio; veja o que disse secretário de Estado norte-americano

15 de setembro de 2025 - 18:49

O secretário de Estado norte-americano também voltou a criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes

GRANDE FINAL CHEGANDO

TikTok vê luz no fim do túnel: acordo de venda do aplicativo nos EUA é confirmado por Trump e por negociador da China

15 de setembro de 2025 - 18:10

Trump também afirmou em sua rede social que vai conversar com o presidente chinês na sexta sobre negociação que deixará os jovens “muito felizes”

TRÊS OU SEIS?

Trump pede que SEC acabe com obrigatoriedade de divulgação trimestral de balanços para as empresas nos EUA

15 de setembro de 2025 - 15:05

Esta não é a primeira vez que o republicano defende o fim do modelo em vigor nos EUA desde 1970, sob os argumentos de flexibilidade e redução de custos

NOBEL DE QUÍMICA

O conselho de um neurocientista ganhador do Nobel para as novas gerações

15 de setembro de 2025 - 11:40

IA em ritmo acelerado: Nobel Demis Hassabis alerta que aprender a aprender será a habilidade crucial do futuro

RELAÇÕES COMERCIAIS

China aperta cerco ao setor de semicondutores dos EUA com duas investigações sobre práticas discriminatórias e de antidumping contra o país

13 de setembro de 2025 - 14:39

As investigações ocorrem após os EUA adicionarem mais 23 empresas sediadas na China à sua lista de entidades consideradas contrárias à segurança norte-americana

NÃO GOSTOU

Trump reage à condenação de Bolsonaro e Marco Rubio promete: “os EUA responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”

11 de setembro de 2025 - 19:44

Tarifas de 50% dos EUA sobre produtos brasileiros tiveram origem no caso contra Bolsonaro e, mais recentemente, a Casa Branca chegou a mencionar o uso da força militar para defender a liberdade de expressão no mundo

SEM INTERNET E SEM CENSURA

Como um projeto de fim de semana do fundador do Twitter se tornou opção em meio ao corte das redes sociais no Nepal

11 de setembro de 2025 - 12:58

Sem internet e sem censura: app criado por Jack Dorsey ganha força nos protestos no Nepal ao permitir comunicação direta entre celulares via Bluetooth

HÁ QUASE UM QUARTO DE SÉCULO

11 de setembro: 24 anos do acontecimento que ‘inaugurou’ o século 21; eis o que você precisa saber sobre o atentado

11 de setembro de 2025 - 7:01

Do impacto humano à transformação geopolítica, os atentados de 11 de setembro completam 24 anos

DE FORA DA FESTA

Bolsa da Argentina despenca, enquanto mercados globais sobem; índice Merval cai 50% em dólar, pior tombo desde 2008

10 de setembro de 2025 - 15:34

Após um rali de mais de 100% em 2024, a bolsa argentina volta a despencar e revive o histórico de crises passadas

ALTA TENSÃO

Novo revés para Trump: tribunal dos EUA mantém Lisa Cook como diretora do Fed em meio à disputa com o republicano

10 de setembro de 2025 - 9:06

Decisão judicial impede tentativa de Trump de destituir a primeira mulher negra a integrar o conselho do Federal Reserve; entenda o confronto

GUERRA DE PALAVRAS

EUA falam em usar poder econômico e militar para defender liberdade de expressão em meio a julgamento de Bolsonaro

9 de setembro de 2025 - 19:30

Porta-voz da Casa Branca, Caroline Leavitt, afirmou que EUA aplicaram tarifas e sanções contra o Brasil para defender “liberdade de expressão”; mercado teme novas sanções

PESO DE TRUMP

A cidade que sente na pele os efeitos do tarifaço e da política anti-imigrantes de Donald Trump

8 de setembro de 2025 - 16:15

Tarifas de Donald Trump e suas políticas imigratórias impactam diretamente a indústria têxtil nos Estados Unidos, contrastando com a promessa de uma economia pujante

TERREMOTO POLÍTICO

Uma mensagem dura para Milei: o que o resultado da eleição regional diz sobre os rumos da Argentina

8 de setembro de 2025 - 11:34

Apesar de ser um pleito legislativo, a votação serve de termômetro para o que está por vir na corrida eleitoral de 2027

META

Mark Zuckerberg versus Mark Zuckerberg: um curioso caso judicial chega aos tribunais dos EUA

8 de setembro de 2025 - 7:45

Advogado de Indiana acusa a Meta de prejuízos por bloqueios recorrentes em sua página profissional no Facebook; detalhe: ele se chama Mark Zuckerberg

INTERNACIONAL

Depois de duas duras derrotas em poucas semanas, primeiro-ministro do Japão renuncia para evitar mais uma

7 de setembro de 2025 - 9:47

Shigeru Ishiba renunciou ao cargo às vésperas de completar um ano na posição de chefe de governo do Japão

ELEIÇÕES HERMANAS

Em meio a ‘tempestade perfeita’, uma eleição regional testa a popularidade de Javier Milei entre os argentinos

7 de setembro de 2025 - 8:08

Eleitores da província de Buenos Aires vão às urnas em momento no qual Milei sofre duras derrotas políticas e atravessa escândalo de corrupção envolvendo diretamente sua própria irmã

TRAGICOMÉDIA

Como uma missão ultrassecreta de espionagem dos EUA levou à morte de inocentes desarmados na Coreia do Norte

6 de setembro de 2025 - 16:48

Ação frustrada de espionagem ocorreu em 2019, em meio ao comentado ‘bromance’ entre Trump e Kim, mas só foi revelado agora pelo New York Times

VELHA NOVA ORDEM

Ato simbólico ou um aviso ao mundo? O que está por trás do ‘Departamento de Guerra’ de Donald Trump

6 de setembro de 2025 - 13:38

Donald Trump assinou na sexta-feira uma ordem executiva para mudar o nome do Pentágono para ‘Departamento de Guerra’

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar