🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

VIAGEM INTERNACIONAL

O Brasil de volta ao mapa do mundo? Saiba o que está em jogo na viagem de Lula à China

O presidente Lula visita a China em meio à expectativa de selar cerca de 20 acordos bilaterais com o gigante asiático

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
12 de abril de 2023
10:20
Lula adiou visita à China de março para abril por causa de uma pneumonia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu ao slogan "O Brasil Voltou" nas peças veiculadas para marcar os primeiros cem dias de seu terceiro mandato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A frase é claramente orientada ao público brasileiro, mas há quem a aplique também ao cenário internacional, em especial pela percepção de isolamento do país sob Jair Bolsonaro.

Hoje (12), Lula desembarcou na China para uma viagem de três dias ao maior parceiro comercial do Brasil na atualidade.

Os objetivos de Lula na China

Lula visita a China em meio à expectativa de selar cerca de 20 acordos bilaterais com o gigante asiático e reposicionar o Brasil no mapa geopolítico.

Um encontro de Lula com o presidente chinês, Xi Jinping, está previsto para a sexta-feira (14).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que se espera da visita, do lado brasileiro, é que ela evidencie o papel de destaque do País na esfera política internacional e mostre o interesse do Brasil em estreitar laços com a China. Temas como o comércio entre as duas nações, a guerra entre Ucrânia e Rússia, além da possibilidade de transferência de tecnologia e o meio ambiente devem ser abordados entre as lideranças.

Leia Também

O que os analistas esperam da visita de Lula à China

Ao Estadão, especialistas analisam o que o País pode esperar do encontro, qual a visão da China sobre o Brasil e avaliam o retorno brasileiro ao diálogo multilateral.

Para Lívio Ribeiro, pesquisador associado do FGV Ibre e sócio da BRCG, o Brasil volta a se colocar no cenário de negociações e debates internacionais em diversos fóruns.

Segundo ele, houve um abandono do governo anterior, liderado por Jair Bolsonaro em relação à China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O que essa administração faz agora é retomar esse contato multilateral. Esse é o ponto mais importante desta visita: recolocar o Brasil na arena do jogo", afirmou o especialista.

Cooperação tecnológica no radar

Ribeiro aponta que cartas de intenção de investimento e acordo de cooperação tecnológica - principalmente no setor agrícola -, devem estar entre as discussões possíveis.

Conforme mostrou o Estadão, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, já havia adiantado as negociações bilaterais e avaliou que a viagem aproxima ainda mais o agronegócio do governo brasileiro.

O Brasil de volta ao mapa

Segundo Leonardo Trevisan, professor de Economia e Relações Internacionais da ESPM, a grande expectativa da visita é abrir espaço para que o Brasil "sente na mesa decisória" do mapa geopolítico mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O Brasil se aproxima da China nesta condição de ocupar algum espaço, uma confluência de interesses", declarou.

"A China enxerga que esse lado do continente (América Latina) está próximo, e o Brasil tem uma questão de liderança que é indiscutível. A evidência mais forte que esse interesse mútuo é real, foi a rapidez com que a vista foi remarcada."

Os interesses da China em relação ao Brasil

Em relação à agenda, o professor evidencia os interesses chineses de aproximação com o governo brasileiro, e diz que alguns acordos pontuais podem ocorrer, principalmente relacionados à produção de carros elétricos, construção do satélite CBERS-6 - que permite o monitoramento de biomas - e assuntos ligados à indústria de semicondutores.

"A agenda deste encontro vai estar capitaneada pelos interesses chineses." De acordo com Trevisan, a China pode fazer alguma pressão para a assinatura do Belt & Road. Trata-se de uma iniciativa do governo chinês que visa o desenvolvimento de sua infraestrutura por meio de investimentos em diversos países. "Os Estados Unidos estão com uma certa restrição em fazer investimento no Brasil, principalmente em infraestrutura, e a China quer ocupar este espaço."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula como mediador de conflito?

Na avaliação do professor, outro tema que deve entrar na pauta é a criação de uma abertura para que o presidente Lula participe diretamente das ações chinesas de mediação do conflito na guerra na Ucrânia.

"A guerra da Ucrânia no ano de 2023 pode ser um agravante para a situação econômica. Se nós tivermos, nesse contexto, uma situação de agravamento com o preço do petróleo e energia, vamos ter uma situação difícil e a China quer voltar a crescer", esclarece. "O PIB chinês depende do mundo para isso."

O colunista do Estadão e mestre em ciência política pela UNB, Silvio Cascione, reforça ambos argumentos e afirma que a agenda internacional do presidente demonstra forte interesse pelo Brasil.

"Com a sucessão de choques geopolíticos dos últimos anos, há um grande apetite por parcerias com o Brasil, e isso tem sido facilitado pela diplomacia ativa do atual governo, que reverteu o afastamento causado pela retórica radical do ex-presidente Jair Bolsonaro", escreveu em artigo publicado nesta terça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com informações do Estadão Conteúdo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
WHAT A COINCIDENCE!

O sumiço que antecedeu o roubo: pintura de Picasso desaparece na Espanha dias antes de assalto ao Louvre

20 de outubro de 2025 - 16:30

A peça desaparecida é “Naturaleza muerta con guitarra”, uma pequena pintura em guache que deveria ser exibida ao público em Granada em 9 de outubro

FORA DO AR

De redes sociais a companhia aéreas: o que a falha da AWS revela sobre a dependência mundial da nuvem

20 de outubro de 2025 - 13:41

A falha global da Amazon Web Services (AWS) nesta segunda-feira (20) deixou milhões de pessoas sem acesso a sites, aplicativos e serviços que sustentam a vida digital

ROTEIRO DE FILME

Roubo no Louvre, Mona Lisa desaparecida, pé-de-cabra no MASP: os grandes assaltos a museus de arte da história

20 de outubro de 2025 - 12:33

De privadas de ouro até “quadros para viagem”, a história da arte foi entalhada por roubos dignos de um bom roteiro policial. Confira aqui alguns dos assaltos mais emblemáticos

DEU TILT

Falha global da AWS derruba plataformas e atrapalha até companhias aéreas; Amazon diz que serviço em nuvem está voltando ao normal

20 de outubro de 2025 - 9:33

A Amazon Web Services (AWS) confirmou sinais de recuperação após a falha global que afetou grandes plataformas digitais nesta segunda-feira (20)

FRAQUEZA GLOBAL

O dólar vai cair mais? Confiança na moeda como reserva de valor ‘erodiu um pouco’, e alta do ouro é sinal disso, diz presidente do BCE

19 de outubro de 2025 - 17:39

Enquanto o metal precioso dispara, o dólar perde valor no mercado internacional. E Christine Lagarde acredita que incertezas trazidas por Trump não são benéficas para a moeda

COISA DE FICÇÃO

Roubo no Louvre: bandidos levam joias em plena luz do dia, em assalto digno das aventuras de Arsène Lupin; veja o que foi levado

19 de outubro de 2025 - 12:45

Ladrões invadiram a Galeria de Apolo, no primeiro andar, e levaram nove peças; uma delas, a coroa da imperatriz Eugénie, foi encontrada danificada do lado de fora do museu

RETOMADA DO CONFLITO

Israel acusa Hamas de violar cessar-fogo e volta a bombardear Gaza

19 de outubro de 2025 - 10:40

Forças israelenses alegam que grupo terrorista atacou seus militares na área de Rafah, o que os militantes negam

UMA NOVA PANDEMIA VEM AÍ?

Variante da gripe detectada na China preocupa cientistas; conheça o vírus influenza D (IDV)

17 de outubro de 2025 - 14:44

Pesquisadores identificam “taxas alarmantes” de exposição ao vírus em humanos; origem é animal, mas estudo indica possível transmissão aérea entre pessoas

MOVIMENTO TECTÔNICO

O sertão vai virar mar: como é a vida no país que vai ser cortado por um novo oceano em formação

16 de outubro de 2025 - 14:49

Um novo oceano pode surgir na África, começando na Etiópia e avançando por países como Quênia, Tanzânia, Moçambique e África do Sul até transformar parte do continente em uma imensa ilha

Economia em alta

Ritmo chinês: conheça o país da América do Sul que vai crescer 4 vezes mais que o Brasil em 2025

15 de outubro de 2025 - 19:14

Enquanto o Brasil tenta acelerar o PIB, um vizinho do continente deve registrar expansão digna da China — quatro vezes maior que a economia brasileira

CULTO À PERSONALIDADE

Polêmica até no ‘cara ou coroa’: Como é a moeda de 1 dólar com a qual o Tesouro dos EUA quer homenagear Donald Trump

15 de outubro de 2025 - 12:47

Uma moeda, dois lados: de um, a independência americana; do outro, o rosto de Donald Trump.

IAs em guerra (de narrativas)

Inteligência artificial tem lado? As visões das IAs de EUA, China e UE para encerrar a guerra Rússia-Ucrânia

15 de outubro de 2025 - 9:21

DeepSeek, Mistral e ChatGPT respondem às mesmas perguntas sobre guerra e paz — e mostram que até a inteligência artificial pode ter lado

OPERAÇÃO NARCO BET

Por trás do luxo, esquema de R$ 630 milhões misturava apostas, criptomoedas e narcotráfico

14 de outubro de 2025 - 13:16

A Operação Narco Bet revelou como funcionava o esquema em que o dinheiro do crime circulava por plataformas digitais

PAZ NO ORIENTE MÉDIO

Juntos conseguimos o que muitos achavam que era impossível, diz Trump sobre fim da guerra em Gaza

13 de outubro de 2025 - 19:25

Em discurso nesta segunda-feira (13), o presidente norte-americano afirmou que, com a paz, inicia-se a reconstrução em Gaza, mas ponderou que “essa será a parte mais fácil”

PARALISAÇÃO

Essa cidade votou em peso em Donald Trump em 2024 — e agora é uma das que mais sofrem com o ‘shutdown’

13 de outubro de 2025 - 10:59

Shutdown expõe contradições em cidade que depende de empregos federais — e que ajudou a eleger Trump em 2024

ACORDO DE PAZ

A guerra em Gaza acabou, diz Trump. Entenda o que está por trás da negociação que pôs fim ao conflito de dois anos

13 de outubro de 2025 - 9:46

Após dois anos de conflito, Trump sela cessar-fogo entre Israel e Hamas e tenta consolidar legado diplomático no Oriente Médio

OLÉ

Argentina sai na frente do Brasil e anuncia projeto de data centers com a OpenAI, dona do ChatGPT

12 de outubro de 2025 - 17:46

Projeto da OpenAI em parceria com a argentina Sur Energy prevê investimentos de até US$ 25 bilhões na região da Patagônia

VAI COMEÇAR TUDO DE NOVO?

China reage à ameaça de tarifa de 100% de Trump: “Não queremos uma guerra tarifária, mas não temos medo de uma”

12 de outubro de 2025 - 12:13

A troca de acusações ameaça atrapalhar um possível encontro entre Donald Trump e o líder chinês Xi Jinping e acabar com a trégua de uma guerra comercial 

VIAGEM À ITÁLIA

Lula tem encontro marcado com o papa Leão 14 nesta segunda-feira (13)

12 de outubro de 2025 - 10:45

Esta será a quarta vez que Lula se encontra com um papa desde o início de sua trajetória política

AMEAÇOU E CUMPRIU

Trump anuncia nova tarifa de 100% sobre importações da China, por postura ‘hostil’ e ‘sem precedentes’ do país asiático

10 de outubro de 2025 - 18:34

Ameaças de tarifas e críticas à China feitas por Trump na tarde desta sexta já haviam azedado os mercados em Wall Street

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar