🔴 ÚLTIMA SEMANA DA TEMPORADA DE RESULTADOS DO 3T24 – VEJA EM QUAIS EMPRESAS INVESTIR

Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney.
MAIS FÔLEGO

Aumentou o prazo? Secretária do Tesouro ‘estica’ estimativas para EUA ter problemas para pagar as contas; acordo sobre teto da dívida ainda não aconteceu

“Agora estimamos que o Tesouro terá recursos insuficientes para cumprir as obrigações do governo se o Congresso não aumentar ou suspender o limite da dívida até 5 de junho”, escreveu Yellen em carta aos legisladores

Renan Sousa
Renan Sousa
27 de maio de 2023
11:02 - atualizado às 9:20
Mais tempo para pagar a dívida Yellen 'ajusta' prazo para EUA ter problemas para pagar as contas
Imagem: Montagem Seu Dinheiro / Divulgação

Os mercados internacionais ficaram de olho em dois importantes representantes dos Estados Unidos ao longo desta semana. O presidente do país, Joe Biden, e o chefe da Câmara dos Representantes, o republicano Kevin McCarthy, tentam chegar a um acordo para aumentar o teto da dívida dos EUA. 

O limite de endividamento do governo funciona, grosso modo, como um teto de gastos — e que precisa ser aumentado com urgência para além dos US$ 31 trilhões de hoje.

Caso contrário, os EUA podem encontrar dificuldades para pagar as contas e entrar em default — ou seja, dar um calote, o que geraria consequências desastrosas e sem precedentes na história norte-americana. 

Quem estimava que as coisas iriam chegar a um ponto crítico em 1º de junho era a Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen. Porém, ela revisou as estimativas e deu “mais fôlego” para os debates sobre o teto.

“Agora estimamos que o Tesouro terá recursos insuficientes para cumprir as obrigações do governo se o Congresso não aumentar ou suspender o limite da dívida até 5 de junho”, escreveu Yellen em carta aos legisladores.

  • Você investe em ações, renda fixa, criptomoedas ou FIIs? Então precisa saber como declarar essas aplicações no seu Imposto de Renda 2023. Clique aqui e acesse um tutorial gratuito, elaborado pelo Seu Dinheiro, com todas as orientações sobre o tema. 

E como vai o debate sobre o teto da dívida?

As negociações sobre o aumento ou não do limite de gastos “vão e vem”, como disse o deputado republicano Patrick McHenry. Ele é considerado um parlamentar chave para a aprovação do texto, além de estar próximo do presidente da Câmara. 

McCarthy não quer apenas aumentar o limite de gastos, mas quer cortar algumas despesas do governo democrata de Joe Biden. Entre as medidas, estão ajustes no déficit de órgãos ligados ao imposto de renda norte-americano, reformas para permissão de novas matrizes energéticas, entre outras. 

Com a extensão do prazo, os EUA agora terão ao menos mais uma semana antes de terem problemas para pagar as contas. O novo prazo de Janet Yellen acaba em oito dias. 

Biden tem afirmado que está otimista com os debates envolvendo o teto da dívida, mas os legisladores ainda não estão convencidos com as propostas do democrata.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Grandes demais para quebrar

Bancões americanos ganham mais com área de investimento e gestão de ativos do que com juros

16 de julho de 2024 - 15:04

BofA teve queda na receita com juros de 3%, enquanto o Morgan Stanley amargou redução de 17% nesse item

Diário de Bordo

Tudo indica um cenário favorável para mais bull market nos mercados internacionais

24 de janeiro de 2024 - 10:21

O guitarrista do “The Who” Pete Townshend tinha uma expectativa elegante ao compor a música “Won’t get fooled again”, nos idos de 1971. A música, que mais tarde se tornaria um dos ícones da banda, começava com um som sintetizado que havia sido construído a partir de batidas do coração, ondas cerebrais e mapas astrológicos de […]

É TUDO SOBRE OS JUROS DOS EUA

Por que os juros nos EUA subiram tanto e levaram a uma reprecificação de ativos? Gestor da Verde explica e conta qual a estratégia da gestora de Stuhlberger neste cenário

20 de outubro de 2023 - 19:31

Os juros altos nos EUA e os seus impactos foram alguns dos principais temas do podcast Market Makers com Luiz Parreiras, da Verde Asset

O PESO DA DÍVIDA

O pior já passou? O que diz a Fitch sobre as empresas brasileiras um mês após ter elevado a nota de crédito do Brasil 

29 de agosto de 2023 - 19:24

As empresas sob o guarda-chuva da agência de classificação de risco têm R$ 425 bilhões em dívidas com vencimento até 2024; o número assusta, mas pode não ser tão ruim assim; entenda por quê

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar