🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Correndo contra o relógio: o malabarismo dos Estados Unidos para aumentar o teto da dívida antes que o pior aconteça

Se o Congresso não conseguir aumentar o limite de endividamento do governo dos EUA até 1º de junho, o país poderá não conseguir pagar suas contas, causando grandes danos econômicos

16 de maio de 2023
7:25 - atualizado às 18:04
dívida, negócio, inadimplência, débito, conta, prazo, moedas
Imagem: Pixabay

O mercado financeiro internacional está cada vez mais preocupado com a situação do limite da dívida americana. E do que se trata na verdade este tema? Falamos aqui de uma lei que limita a quantidade total de dinheiro que o governo dos EUA pode tomar emprestado para pagar suas contas.

Isso inclui o pagamento de funcionários federais, militares, Previdência Social e Medicare, bem como juros sobre a dívida nacional e restituições de impostos. Periodicamente, o Congresso dos EUA vota para aumentar ou suspender o teto para que possa tomar mais empréstimos.

Atualmente, o limite é de cerca de US$ 31,4 trilhões. Esse limite foi violado em janeiro, mas o Tesouro tem se valido desde então de "medidas extraordinárias" para fornecer mais dinheiro ao governo enquanto o impasse não é resolvido.

Mas o que acontece se o teto da dívida não aumentar?

Bem, isso nunca aconteceu antes, então as consequências não estão totalmente claras, mas sabemos que causariam grandes danos econômicos. Afinal, o governo americano não seria mais capaz de pagar os salários dos funcionários federais e militares, e os cheques da Previdência Social, dos quais milhões de aposentados nos EUA dependem, cessariam. 

Em outras palavras, um verdadeiro desastre. 

Com isso, os legisladores americanos enfrentam mais um momento crítico nesta semana enquanto buscam um acordo sobre o teto da dívida do país.

Biden afirmou que as negociações estavam avançando e que ele e os quatro principais legisladores do Senado e da Câmara iriam se reunir novamente na Casa Branca nesta semana.

O prazo para a resolução do problema é estimado até o dia 1º de junho, e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, afirmou que há alguns sinais de acordo. Seria algo histórico que não houvesse acordo, uma vez que o teto foi elevado ao longo da história independentemente do partido que estava no governo, como podemos ver abaixo.

  • Ainda tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda 2023? O Seu Dinheiro preparou um guia completo e exclusivo com o passo a passo para que você “se livre” logo dessa obrigação – e sem passar estresse. [BAIXE GRATUITAMENTE AQUI]
Fonte: BBC

Em todo caso... Qual seria o pior cenário possível?

A possibilidade de que o impasse entre a Casa Branca e a liderança republicana na Câmara dos Representantes termine em um calote da dívida do Tesouro seria, à primeira vista, um forte impedimento para a compra de dólares. 

Esta não é uma conversa confortável de se ter.

Notadamente, o Congresso está sofrendo muita pressão de vários grupos e todos têm que mostrar que lutaram pelo seu eleitorado. O desastre chegou mais perto em 2011, quando os republicanos entraram em confronto com Barack Obama.

O S&P 500 praticamente manteve seus ganhos no ano até o final de julho, quando o problema chegou ao auge. Com o desastre evitado, as ações começaram a cair porque a Standard & Poor's decidiu rebaixar a dívida soberana de AAA para AA+. 

Fonte: Jefferies

Historicamente, porém, como vimos acima, para os últimos três quase acidentes com o limite da dívida que vimos, apenas um deles levou a um baixo desempenho significativo. E embora a atual trajetória do mercado esteja mais próxima de 2011, o SPX realmente não caiu até que o S&P atingiu os EUA com um rebaixamento de nota.

Ainda assim, se o Congresso não conseguir aumentar o teto da dívida do governo dos EUA até 1º de junho, quando o Tesouro espera ficar sem dinheiro para pagar as contas do país, os mercados financeiros podem virar de cabeça para baixo — a Casa Branca, querendo pressionar o Congresso, claro, estima que o mercado de ações pode cair pela metade em valor (um exagero, sim, mas não deixa de chamar atenção).

Federal Reserve e a dívida dos EUA

Um entendimento sobre corte de gastos poderia abrir caminho para um acordo para aumentar o limite de endividamento dos EUA. Independentemente do que for, é bom que achem rápido uma solução.

Sem uma ação imediata do Congresso para aumentar ou suspender seu limite de endividamento, o país em breve poderá não conseguir pagar suas contas.

Isso teria sérios efeitos cascata sobre as pequenas e médias empresas. O acesso ao crédito pode tornar-se mais difícil, agravando ainda mais os desafios que indivíduos e empresas já enfrentam durante a atual crise bancária.

Seria como um golpe duplo.

Já vemos o crédito se esgotando para pequenas e médias empresas (está ficando mais difícil para elas obterem empréstimos). A atmosfera tem estado muito ruim. Como proteção internacional, gosto de ouro com algo de 2,5% a 5% da carteira.

Obviamente, tudo isso deve ser realizado levando em consideração a alocação adequada de posições, com base no perfil de risco do investidor, e a diversificação de carteira adequada, incluindo as proteções necessárias.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar