🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
IR 2023

Vale a pena declarar o imposto de renda cedo? Saiba se é vantajoso correr para entregar a declaração de IR 2023

Prazo de entrega da declaração de IR começou em 15/03 e vai até 31/05; mas para quem tem pressa de receber a restituição, é melhor correr

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
16 de março de 2023
18:24 - atualizado às 18:36
Imposto de Renda 2023 Leão Dinheiro
Quanto antes você entregar a declaração, mais cedo vai receber a restituição. Imagem: Montagem Andrei Morais, Shutterstock

O prazo de entrega da declaração de IR 2023 começou ontem, 15 de março, e mais de 1 milhão de brasileiros já se apressaram para ajustar as contas com o Leão, enviando o documento logo no primeiro dia.

Mas a gente sabe que o brasileiro gosta de deixar tudo para a última hora, e com o imposto de renda não é diferente. É sempre no fim do prazo - que neste ano termina em 31 de maio - que se concentra o grosso dos envios das declarações, e aqui no Seu Dinheiro nós percebemos isso pelo aumento brusco na audiência das reportagens sobre o tema.

  • Imposto de Renda sem complicações: não passe perrengue na hora de declarar o seu IR em 2023. Baixe de forma GRATUITA o guia completo que Seu Dinheiro preparou com todas as orientações que você precisa para fazer sua declaração à Receita sozinho. [É SÓ CLICAR AQUI]

Entregar a declaração de IR cedo tem suas vantagens, no caso dos contribuintes que têm imposto a restituir. É que a ordem de pagamento das restituições respeita a ordem de processamento das declarações - o que, por sua vez, segue a ordem de entrega do documento à Receita Federal.

Assim, quanto antes você transmitir a sua declaração de IR ao Fisco, mais cedo você vai receber a sua restituição. Neste ano, as restituições serão novamente pagas em cinco lotes mensais, de março a setembro, sendo o primeiro deles quase integralmente destinado às prioridades definidas por Lei: idosos (com prioridade para os maiores de 80 anos), pessoas com deficiência e doenças graves e professores.

Se você não se enquadrar em nenhum desses grupos, mas correr para entregar sua declaração de IR logo nas primeiras semanas de março, é provável que já receba sua restituição já no segundo lote, em junho.

Além de declarar cedo, outra maneira de "furar a fila" para receber a restituição é utilizar a declaração pré-preenchida ou aceitar receber o pagamento via PIX, desde que a sua chave seja o seu CPF.

A partir deste ano, contribuintes que fizerem essa escolha também terão prioridade no recebimento - logo depois das prioridades legais, caso eles mesmos não se enquadrem nelas.

Assim, a melhor forma de antecipar ao máximo a sua restituição, principalmente para quem não faz parte do grupo das prioridades definidas por Lei, é lançar mão das duas estratégias: entregar a declaração cedo e usar a pré-preenchida ou aceitar receber a restituição via PIX.

Cuidado com os erros na declaração de IR 2023

Apenas tome cuidado para não ter pressa demais na hora de declarar e acabar errando. Certifique-se de que você tem em mãos todos os informes de rendimentos, recibos e notas fiscais necessários e siga-os com bastante atenção.

Nesta outra matéria eu falo sobre quais informes de rendimentos você precisa ter recebido para declarar o imposto de renda - e o que fazer caso não tenha recebido algum deles.

Essa recomendação é importante porque, caso você precise corrigir alguma informação mais para frente, a declaração retificadora irá substituir integralmente a original.

Em outras palavras, ao entregar uma declaração retificadora, você volta para o fim da fila, e a data que passa a valer para o processamento da declaração e a consequente restituição é a data de entrega da retificadora.

Outra forma de evitar erros e acelerar o preenchimento da declaração é optar pela utilização da declaração pré-preenchida, que pode ser acessada no próprio Programa Gerador da Declaração, no app Meu Imposto de Renda ou no serviço online Meu Imposto de Renda, disponível no e-CAC, o Centro de Atendimento Virtual da Receita.

A pré-preenchida já vem com uma série de informações preenchidas, que o contribuinte só precisa conferir e, se for o caso, corrigir e complementar. A modalidade está disponível para todos os contribuintes com conta gov.br nível prata ou ouro (veja como criar uma).

Em 2023, deixar para a última hora também tem suas vantagens

Neste ano, porém, quem não tiver pressa para pôr as mãos no dinheiro da restituição pode tirar vantagem de deixar a entrega da declaração para o fim do prazo.

É que os valores da restituição são corrigidos pela taxa Selic acumulada de maio até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% referente ao mês do pagamento.

Quando a taxa básica de juros estava nas mínimas históricas, em 2% ao ano, esse retorno era bem baixo. Mas agora, com a Selic de volta aos dois dígitos, ganhar essa rentabilidade líquida ficou bem interessante.

Assim, quem deixar para entregar a declaração de IR 2023 nas últimas semanas de maio provavelmente será restituído apenas em setembro, no último lote, recebendo um rendimento de 1% mais a variação da Selic de maio a agosto sobre o valor da restituição.

Calendário das restituições de imposto de renda 2023

A Receita Federal já divulgou o calendário com as datas das restituições do IR 2023. Confira as datas:

  • 1º lote: 31 de maio de 2023;
  • 2º lote: 30 de junho de 2023;
  • 3º lote: 31 de julho de 2023;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2023;
  • 5º lote: 29 de setembro de 2023.

Veja também: Restituição do IMPOSTO DE RENDA: quanto mais cedo DECLARAR o IR, melhor?

Compartilhe

IR 2024

Como declarar indenização de seguro no imposto de renda

26 de abril de 2024 - 7:15

Valores recebidos a título de indenização de seguros automotivos, residenciais e de vida devem ser declarados, mesmo sendo isentos de tributação. Você precisa explicar para a Receita de onde esses recursos vieram…

IR 2024

Como declarar a NuConta e outras contas de pagamento remuneradas no imposto de renda

25 de abril de 2024 - 7:13

Apesar de funcionarem como contas-correntes, as contas remuneradas, como a do Nubank, devem ser declaradas como aplicações de renda fixa

IR 2024

Deixei de pagar imposto de renda que eu deveria ter pago em 2023. Como recolher em atraso?

23 de abril de 2024 - 7:17

A Receita Federal dispõe de um programa específico para a emissão de DARFs com multa e juros por conta de atraso. Veja como utilizá-lo

IR 2024

Entregou a declaração e ainda ficou devendo à Receita? Saiba como fazer o pagamento do imposto de renda 2024

23 de abril de 2024 - 7:15

Na hora do ajuste anual, alguns contribuintes ainda têm contas a acertar com o Leão; entenda por que e veja como pagar o IR

ENVIE SUA PERGUNTA PARA A DINHEIRISTA

Herança em vida: o pai comprou o apartamento dela, mas o irmão não gostou nada disso e agora quer parte do valor — ele tem direito?

22 de abril de 2024 - 11:53

Irmão quer parte do valor do apartamento. ele realmente tem direito? A Dinheirista responde! Envie sua pergunta via Instagram

IR 2024

Entregou a declaração com erro ou ficou faltando alguma informação? Veja como retificar

22 de abril de 2024 - 7:02

Aprenda a preencher a declaração retificadora e corrigir erros e omissões em declarações que já foram entregues, em um prazo de até cinco anos após o envio da declaração original

IR 2024

É investimento no Brasil ou no exterior? Veja como declarar BDR no imposto de renda 2024

19 de abril de 2024 - 7:08

A forma de declarar BDR é similar à de declarar ações, mas há algumas diferenças, às quais é preciso ficar atento

Não residente

BTG Pactual lança conta com taxa zero para quem mora no exterior e precisa fazer transações e investimentos no Brasil

18 de abril de 2024 - 19:25

Conta para Domiciliado no Exterior estará disponível para qualquer não residente, mas mira sobretudo nos cerca de 4,5 milhões de brasileiros que vivem fora do país

IR 2024

Como declarar opções de ações no imposto de renda

18 de abril de 2024 - 6:59

O jeito de declarar opções é bem parecido com o de declarar ações em diversos pontos; as diferenças maiores recaem na forma de calcular o custo de aquisição e os ganhos e prejuízos

DEZENAS DA SORTE

Lotofácil faz combo de milionários com prêmio, enquanto Mega-Sena e Quina acumulam para quinta-feira; veja números sorteados das loterias federais 

17 de abril de 2024 - 8:20

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e o prêmio subiu para R$ 72 milhões; o próximo sorteio acontece nesta quinta-feira (18)

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar