OPORTUNIDADE DE GANHAR 50 CRIPTOMOEDAS AGORA – RESGATE AS SUAS AQUI

Cotações por TradingView
2023-02-01T11:20:48-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
PROTEJA-SE

Os golpistas não descansam nunca? Veja como evitar o primeiro golpe da história no cartão por aproximação

Empresa de cibersegurança afirma ter descoberto variações de vírus que bloqueia operação por aproximação e viabiliza roubo de dados e fraude em transações

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
1 de fevereiro de 2023
10:56 - atualizado às 11:20
maquininhas de cartão Cielo Rede, PagSeguro, Stone e Getnet
Golpe no cartão por aproximação é o primeiro a burlar essa tecnologia.Imagem: Montagem Andrei Morais/Seu Dinheiro

Os golpistas parecem não descansar nunca. Pela primeira vez que se tem registro, eles desenvolveram um vírus capaz de fraudar a tecnologia de aproximação do cartão de crédito ou débito.

A empresa de cibersegurança Kaspersky anunciou a descoberta de variações de um vírus brasileiro capazes de bloquear pagamentos por aproximação de cartão.

Após uma mensagem de erro, o consumidor é obrigado a inserir o cartão na maquininha, o que permite que o malware roube dados e fraude transações.

  • Em dúvida sobre como investir? Faça o download GRATUITO do e-book Onde investir em 2023 e confira a opinião dos maiores especialistas do mercado financeiro sobre os ativos mais promissores para este ano. BAIXE AQUI

Como funciona o golpe

O golpe é viabilizado por uma versão do malware Prilex.

Ele bloqueia pagamentos que utilizam a tecnologia NFC, que teve crescimento durante a pandemia de covid-19 e possui um mecanismo de segurança que cria um número de cartão único para cada transação. Ou seja, as informações, mesmo que capturadas por criminosos, não teriam utilidade.

No entanto, quando há dispositivos infectados com o Prilex no ponto de venda, a operação é bloqueada e uma falsa mensagem de erro é gerada.

"Erro aproximacao insira o cartao"

Assim mesmo, sem cedilha, acentos nem pontuação.

O objetivo é obrigar o consumidor a inserir o cartão na maquininha, momento em que o malware irá capturar os dados da transação, incluindo o número do cartão físico, tornando-o vulnerável a transações indevidas.

Portanto, se uma mensagem assim aparecer, não insira o cartão na máquina.

Segundo a Kaspersky, o Prilex é o primeiro malware no mundo capaz de realizar fraudes com esse tipo de tecnologia de pagamento, mesmo que de forma indireta.

O malware ainda é capaz de filtrar cartões de crédito de acordo com o segmento, podendo, por exemplo, bloquear somente as operações de cartões "black", corporativo ou outras opções que costumam ter limites mais altos.

O que é o Prilex

O Prilex é um grupo brasileiro especializado em fraudes financeiras.

Sua atuação é rastreada desde 2014 na América Latina e já foi identificada também na Europa.

Por enquanto, as novas versões do vírus foram detectadas somente no Brasil, mas poderão ser disseminadas para outros países, segundo a Kaspersky.

Leia também

Como se proteger do golpe

Como as ferramentas do Prilex afetam computadores de pontos de venda, é preciso que os lojistas se atentem à segurança de suas operações.

Computadores usados para sistemas de pagamento não devem ser utilizados para outros fins, e é necessário que o sistema tenha uma solução de segurança atualizada e robusta, de preferência soluções com várias camadas de proteção.

Computadores com sistemas antigos também devem ter soluções de segurança otimizadas para suas versões.

Já os consumidores devem ficar atentos à falsa mensagem de erro.

Caso ela apareça, o usuário não deve recorrer ao cartão físico, mas a outras alternativas de pagamento, como dinheiro ou Pix.

É importante acompanhar os valores emitidos na fatura do cartão e também nos aplicativos dos bancos.

Se detectar algum gasto indevido, é preciso entrar em contato com a instituição financeira para tentar uma solução.

Também é recomendável fazer boletim de ocorrência.

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Compartilhe

IR 2023

Como declarar aluguéis pagos e recebidos no imposto de renda

31 de março de 2023 - 6:32

Se você mora de aluguel ou investe em imóveis para renda, não se esqueça de informar os valores pagos ou recebidos pelo imóvel na sua declaração de IR 2023. Confira o passo a passo para declarar aluguéis no imposto de renda

IR 2023

Como declarar dependentes no imposto de renda

30 de março de 2023 - 6:29

Ganhos e despesas de dependentes também devem ser declarados. Confira como incluir todas as informações da forma correta na sua declaração do IR

IR 2023

Como declarar Tesouro Direto no imposto de renda

29 de março de 2023 - 14:00

Como qualquer outra aplicação financeira, títulos públicos precisam ser informados na declaração. O jeito de declarar é o mesmo de outros investimentos em renda fixa

FIQUE ESPERTO

É FAKE! Querem te dar um golpe usando um perfil FALSO do Seu Dinheiro: não caia nessa

29 de março de 2023 - 10:00

A conta falsa utiliza o user seudinheiiro (com duas letras i na palavra dinheiro), enquanto que o nosso perfil oficial no Instagram atende por seudinheiro (sem nenhuma alteração na grafia correta das palavras)

IR 2023

Como declarar poupança e conta-corrente no imposto de renda

28 de março de 2023 - 6:27

Achou que não precisava declarar caderneta de poupança só porque ela é isenta de IR? Achou errado!

IR 2023

Como declarar compra, venda, doação e propriedade de imóveis no imposto de renda

27 de março de 2023 - 6:37

A posse de imóveis ou a obtenção de lucro com a venda de um imóvel em 2023 pode obrigar o contribuinte a declarar; mas qualquer contribuinte que vá entregar a declaração deve informar a posse ou transações feitas com bens imóveis

A DINHEIRISTA

Meu namorado me ‘traiu’ e me vinguei usando o carro dele, agora ele quer me processar. Corro risco?

26 de março de 2023 - 10:12

Fui dar o troco no meu namorado usando o carro que eu mesma havia dado para ele, agora ele quer me processar. Socorro! Estou em risco?

A DINHEIRISTA

Meu namorado me enganou e eu ‘dei o troco’ bem no carro dele: vendi o veículo que eu mesma havia dado e ainda fiquei com o dinheiro. Posso ser processada?

25 de março de 2023 - 9:00

Fui me vingar de uma ‘traição’ do meu namorado usando o carro dele. Agora ele está ameaçando me processar. Corro risco?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies