🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

NOVAS ESTIMATIVAS

Não é só o Campos Neto! Bancos começam a revisar projeções para inflação após Petrobras (PETR4) subir preço dos combustíveis

Ontem, o Itaú Unibanco e a Warren Rena revisaram as estimativas para o IPCA no fim do ano

Desenho de quatro homens tentando segurar um maço de dinheiro, que tenta "voar", em referência à inflação.
Imagem: Shutterstock

O coro de projeções de uma inflação maior devido ao aumento nos preços dos combustíveis pela Petrobras (PETR4) cresceu. Além do chefe do Banco Central, os bancos agora entoam o cântico de estimativas mais altas para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na tarde de ontem, o Itaú Unibanco revisou a estimativa para o índice no fim do ano, de 4,9% para 5,1%.

O banco calcula que o reajuste da gasolina deve gerar um impacto de 0,32 ponto na inflação do país neste ano, enquanto o do diesel deve responder por uma alta adicional de 0,02 ponto.

"O movimento veio acima da nossa expectativa de curto prazo, que embutia um reajuste menor na gasolina, próximo de 5%", disse o banco.

Outra instituição que reviu seus números para o IPCA foi a Warren Rena. Os analistas elevaram as projeções de 4,6% para 5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que, ainda ontem, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, afirmou que o reajuste afetaria a inflação em 0,40 ponto porcentual entre agosto e setembro.

Leia Também

OLHO NO RELÓGIO

Caixa adia sorteio da Lotofácil da Independência, mas ele ainda ocorre hoje; prazo para apostas também muda

LCIs e LCAs

A crítica de André Esteves aos títulos isentos: ‘sou detentor, emito esses títulos, mas está simplesmente errado’

"Hoje teve um aumento grande em combustíveis, que tem impacto na inflação. O impacto da gasolina (na inflação) é direto na cadeia. Ainda terá algumas revisões com o reajuste de hoje", afirmou o chefe do BC, em evento na terça-feira.

A alta nos combustíveis que mexe com a inflação

A decisão sobre os combustíveis que deve mexer com a inflação do país foi anunciada ontem. A Petrobras informou que vai elevar o preço da gasolina e do diesel nas suas refinarias a partir desta quarta-feira (16).

O preço da gasolina será elevado em 16,2%, para R$ 2,93 por litro, enquanto o valor do diesel passará por uma alta de 25,8%, para R$ 3,80 por litro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A atual direção da Petrobras vinha sendo criticada por retardar o repasse de aumento de custos com a compra do petróleo para os preços no mercado nacional.

Em maio, a empresa abandonou o antigo modelo de PPI (Preço de Paridade de Importação), que acompanhava a oscilação de valores internacionais.

Ontem, a estatal afirmou que a Petrobras estava no "limite da sua otimização operacional", tornando "necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis" para garantir reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a petroleira.

Porém, segundo a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), mesmo com o reajuste, os preços mantêm defasagem com o exterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse na noite desta terça-feira que o reajuste anunciado pela estatal é "justo" e que a política de preços da companhia está sendo "eficiente" no combate à volatilidade dos preços do diesel e do petróleo.

"A gente fez um ajuste justo. Acho que passou no teste a política de preços, porque muitas pessoas eram céticas: 'enquanto estamos baixando, está tudo bem, mas quando subir, será que a Petrobras vai fazer um ajuste necessário, será que ela vai perder, será que ela vai deixar dinheiro na mesa?' Não fizemos isso", afirmou Prates, em entrevista à GloboNews.

O presidente da estatal afirmou ainda que a política de preços da companhia tem o objetivo de segurar a volatilidade, e não necessariamente o preço dos combustíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aplicativo de IA de internet de ícones de inteligência artificial, ChatGPT, da OpenAi 13 de setembro de 2026 - 18:03
Imagem feita com inteligência artificial. Notas de dinheiro e moedas e, ao fundo, prédios em São Paulo 13 de setembro de 2026 - 14:35
Chuva pode baratear preço da energia elétrica, mas cenário pode mudar até 2027 12 de setembro de 2026 - 10:30
Em um fundo que traz uma montagem com cédulas e gráficos, Roberto Padovani, economista-chefe do Banco BV, aparece do lado direito usando blazer azul e camisa branca. Do lado esquerdo, a pergunta: Por que os juros não caem? 11 de setembro de 2026 - 17:32
lotofácil da independência 11 de setembro de 2026 - 9:45
Imagem gerada por inteligência artificial mostra muitos condôminos discutindo em um condomínio com diversas torres de prédios. Ao fundo, há ainda uma churrasqueira e uma piscina 10 de setembro de 2026 - 12:35
Botijões de gás de cozinha do programa Gás do Povo em destaque, com identidade visual do governo federal, representando benefício social para recarga gratuita de gás de cozinha destinado a famílias de baixa renda. 10 de setembro de 2026 - 9:01
Bomba de combustível diesel e gasolina 9 de setembro de 2026 - 19:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar