🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Será que o otimismo com a bolsa é realmente motivo para mudanças radicais?

Estar alocado em bolsa neste momento é crucial para capturar a virada do mercado, mas estou aqui para te alertar a tomar cuidado com o tamanho da dose

19 de junho de 2023
8:57 - atualizado às 8:58
Pessoas olhando para a bolsa de valores | 13º salário dólar
Imagem: Shutterstock

Como já temos seis meses desde que iniciamos a coluna Linha D’Água, acredito que seja hora de abrir um pouco mais da minha vida para vocês. Tudo irá fazer sentido já já. 

Sou filha de um engenheiro com uma psicóloga. Cresci dentro de uma batalha entre razão versus emoção.

Para o meu pai, tudo poderia ser resolvido de forma racional, bem preto no branco. “Foi mal em uma prova? Estude mais.” “Seu relacionamento não deu certo? Vire a página, existem outras bilhões de pessoas no mundo para você.” 

Para a minha mãe, totalmente o oposto. A razão por si só não era capaz de explicar tudo. “Foi mal em uma prova? Vamos conversar e entender juntas o que estava diferente dessa vez.” “Seu relacionamento não deu certo? Acredite na sua intuição. Agora você vai plantar numa terra fértil.”

Como me tornei engenheira e sempre fui amante das aulas de matemática e física, acreditava fielmente que estava no “time” do meu pai. As emoções não iriam interferir em nada. 

Contudo, como você já deve saber, a vida não é bem assim e a sua própria emoção já deve ter interferido em momentos inoportunos. Hoje a nossa conversa será exatamente sobre isso. 

A bolsa e a razão

As últimas semanas têm sido recheadas de notícias sobre as valorizações do Ibovespa (principal índice do mercado acionário brasileiro).

Para quem passou um 2022 só ouvindo comunicados ruins sobre o mercado, parece que finalmente teremos, de fato, dias mais ensolarados pela frente. 

O IPCA (indicador de inflação do país) de maio demonstrou níveis abaixo do esperado pelos economistas, junto com outros indicadores tão relevantes quanto, como o IGP-DI e o IPCA-15. 

O gráfico abaixo, elaborado pela Laís Costa, responsável pela análise de renda fixa da Empiricus Research, evidencia como o IPCA se comportou ao longo dos anos e tem cada vez mais convergido à meta:

Fonte: IBGE | Elaboração: Laís Costa & Empiricus Research

Explicando brevemente o que cada linha no gráfico representa: 

  1. Média dos núcleos (vermelha): média do núcleo do IPCA, ou seja, excluindo itens voláteis e temporários do índice;
  2. Preços administrados (cinza): itens do IPCA determinados ou influenciados pelo governo;
  3. Preços livres (azul): itens do índice que não sofrem nenhum tipo de controle; 
  4. Meta IPCA (preta): meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com o objetivo de controlar a taxa de inflação e manter a estabilidade de preços no país.

Queda da Selic vem por aí

Além disso, o mercado tem precificado a queda da taxa de juros a partir da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de agosto, o que anda em paralelo com a grande parte dos discursos dos participantes do Banco Central mais favoráveis à possibilidade do início dos cortes ainda este ano. 

O gráfico abaixo representa o fechamento de sexta-feira (16) da curva de juros prefixados, obtida por meio dos contratos futuros de DI (depósito interfinanceiro). Note como a curva do dia (em vermelho) precifica maiores cortes do que a de um mês atrás (em preto). 

Fonte: Bloomberg | Elaboração: Empiricus Research 

A bolsa e a emoção

Aliado ao senso comum de que a bolsa ainda está barata, o otimismo tem tomado conta da Faria Lima

Para você que tem acompanhado a coluna, já deve saber que o Alê (meu parceiro aqui do Linha D’Água) está à frente da nossa pesquisa mensal que reúne mais de 40 gestoras de fundos multimercados. Por meio dela, compreendemos o sentimento dos gestores em relação à indústria. 

Surpreendente ou não, o sentimento para bolsa brasileira melhorou significativamente este mês, alcançando um dos maiores patamares de otimismo desde o início da pesquisa, em julho/2021, como fica evidente no gráfico abaixo:

Agora você deve estar se perguntando: com todos esses fatores macroeconômicos, somados ao otimismo dos maiores especialistas do mercado com a bolsa, como não devo ficar animado? 

Hipócrita seria eu se dissesse para não ficar. 

Muita calma nessa hora

Já sou conhecida como a positividade em pessoa, mas, retomando o tema da introdução, precisamos controlar a emoção e ter cautela nas decisões. 

Estar alocado em bolsa neste momento é crucial para que você capture a provável virada do mercado. Entretanto, estou aqui para te alertar a tomar cuidado com o tamanho da dose

Novamente, bato na mesma tecla que sempre trago para discussão por aqui: a diversificação

VEJA TAMBÉM: TUBARÕES DO MERCADO "FIZERAM O L"; AGORA A APOSTA É QUE BOLSA DE VALORES PODE SUBIR MAIS, COM DÓLAR EM QUEDA

Errar na dose, assim como pode te entregar lucros astronômicos, também pode te fazer perder tudo. Ter de tudo um pouco sempre fez (e fará) diferença para quem quer prosperar no longo prazo. 

Se não acredita em mim, deixo essa citação de Daniel Kahneman, psicólogo renomado e detentor de um Nobel de Economia, falar por si só: “Há uma limitação desconcertante da nossa mente: nossa confiança excessiva no que acreditamos saber, e nossa aparente incapacidade de admitir a verdadeira extensão da nossa ignorância e a incerteza do mundo em que vivemos.”

Grande abraço, 

Rafaela Ribas 

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar