🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Será que o otimismo com a bolsa é realmente motivo para mudanças radicais?

Estar alocado em bolsa neste momento é crucial para capturar a virada do mercado, mas estou aqui para te alertar a tomar cuidado com o tamanho da dose

19 de junho de 2023
8:57 - atualizado às 8:58
Pessoas olhando para a bolsa de valores | 13º salário dólar
Imagem: Shutterstock

Como já temos seis meses desde que iniciamos a coluna Linha D’Água, acredito que seja hora de abrir um pouco mais da minha vida para vocês. Tudo irá fazer sentido já já. 

Sou filha de um engenheiro com uma psicóloga. Cresci dentro de uma batalha entre razão versus emoção.

Para o meu pai, tudo poderia ser resolvido de forma racional, bem preto no branco. “Foi mal em uma prova? Estude mais.” “Seu relacionamento não deu certo? Vire a página, existem outras bilhões de pessoas no mundo para você.” 

Para a minha mãe, totalmente o oposto. A razão por si só não era capaz de explicar tudo. “Foi mal em uma prova? Vamos conversar e entender juntas o que estava diferente dessa vez.” “Seu relacionamento não deu certo? Acredite na sua intuição. Agora você vai plantar numa terra fértil.”

Como me tornei engenheira e sempre fui amante das aulas de matemática e física, acreditava fielmente que estava no “time” do meu pai. As emoções não iriam interferir em nada. 

Contudo, como você já deve saber, a vida não é bem assim e a sua própria emoção já deve ter interferido em momentos inoportunos. Hoje a nossa conversa será exatamente sobre isso. 

A bolsa e a razão

As últimas semanas têm sido recheadas de notícias sobre as valorizações do Ibovespa (principal índice do mercado acionário brasileiro).

Para quem passou um 2022 só ouvindo comunicados ruins sobre o mercado, parece que finalmente teremos, de fato, dias mais ensolarados pela frente. 

O IPCA (indicador de inflação do país) de maio demonstrou níveis abaixo do esperado pelos economistas, junto com outros indicadores tão relevantes quanto, como o IGP-DI e o IPCA-15. 

O gráfico abaixo, elaborado pela Laís Costa, responsável pela análise de renda fixa da Empiricus Research, evidencia como o IPCA se comportou ao longo dos anos e tem cada vez mais convergido à meta:

Fonte: IBGE | Elaboração: Laís Costa & Empiricus Research

Explicando brevemente o que cada linha no gráfico representa: 

  1. Média dos núcleos (vermelha): média do núcleo do IPCA, ou seja, excluindo itens voláteis e temporários do índice;
  2. Preços administrados (cinza): itens do IPCA determinados ou influenciados pelo governo;
  3. Preços livres (azul): itens do índice que não sofrem nenhum tipo de controle; 
  4. Meta IPCA (preta): meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com o objetivo de controlar a taxa de inflação e manter a estabilidade de preços no país.

Queda da Selic vem por aí

Além disso, o mercado tem precificado a queda da taxa de juros a partir da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de agosto, o que anda em paralelo com a grande parte dos discursos dos participantes do Banco Central mais favoráveis à possibilidade do início dos cortes ainda este ano. 

O gráfico abaixo representa o fechamento de sexta-feira (16) da curva de juros prefixados, obtida por meio dos contratos futuros de DI (depósito interfinanceiro). Note como a curva do dia (em vermelho) precifica maiores cortes do que a de um mês atrás (em preto). 

Fonte: Bloomberg | Elaboração: Empiricus Research 

A bolsa e a emoção

Aliado ao senso comum de que a bolsa ainda está barata, o otimismo tem tomado conta da Faria Lima

Para você que tem acompanhado a coluna, já deve saber que o Alê (meu parceiro aqui do Linha D’Água) está à frente da nossa pesquisa mensal que reúne mais de 40 gestoras de fundos multimercados. Por meio dela, compreendemos o sentimento dos gestores em relação à indústria. 

Surpreendente ou não, o sentimento para bolsa brasileira melhorou significativamente este mês, alcançando um dos maiores patamares de otimismo desde o início da pesquisa, em julho/2021, como fica evidente no gráfico abaixo:

Agora você deve estar se perguntando: com todos esses fatores macroeconômicos, somados ao otimismo dos maiores especialistas do mercado com a bolsa, como não devo ficar animado? 

Hipócrita seria eu se dissesse para não ficar. 

Muita calma nessa hora

Já sou conhecida como a positividade em pessoa, mas, retomando o tema da introdução, precisamos controlar a emoção e ter cautela nas decisões. 

Estar alocado em bolsa neste momento é crucial para que você capture a provável virada do mercado. Entretanto, estou aqui para te alertar a tomar cuidado com o tamanho da dose

Novamente, bato na mesma tecla que sempre trago para discussão por aqui: a diversificação

VEJA TAMBÉM: TUBARÕES DO MERCADO "FIZERAM O L"; AGORA A APOSTA É QUE BOLSA DE VALORES PODE SUBIR MAIS, COM DÓLAR EM QUEDA

Errar na dose, assim como pode te entregar lucros astronômicos, também pode te fazer perder tudo. Ter de tudo um pouco sempre fez (e fará) diferença para quem quer prosperar no longo prazo. 

Se não acredita em mim, deixo essa citação de Daniel Kahneman, psicólogo renomado e detentor de um Nobel de Economia, falar por si só: “Há uma limitação desconcertante da nossa mente: nossa confiança excessiva no que acreditamos saber, e nossa aparente incapacidade de admitir a verdadeira extensão da nossa ignorância e a incerteza do mundo em que vivemos.”

Grande abraço, 

Rafaela Ribas 

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar