🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Uma dolorosa revisão de expectativas: Entenda como a crise bancária nos EUA impacta o mercado

Com a quebra do banco SVB e uma possível crise de crédito, o mercado financeiro teve que revisar as expectativas

16 de março de 2023
11:07
Ibovespa mercados em queda
Imagem: Shutterstock

Dizem que, desde que o Fed começou seu atual ciclo de alta de juros, era questão de tempo para aparecerem corpos boiando no mercado financeiro dos Estados Unidos. Esse momento chegou na quinta-feira passada, quando o SVB (Silicon Valley Bank) anunciou que precisaria de um aumento de capital.

Na sexta, houve uma verdadeira corrida bancária contra a instituição e no domingo o banco estava liquidado pelas autoridades — que prometeram também garantir todos os seus depósitos, e não apenas aqueles que estavam cobertos pelo fundo garantidor local.

Mas este não é um texto sobre o SVB, esse é um texto sobre mudanças forçadas de expectativas do mercado (a história da derrocada do banco foi contada brilhantemente pelo Matheus Soares na Compoundletter de terça, com clareza e profundidade não vistas em agências e jornalões).

As expectativas do mercado

O gráfico abaixo representa as variações diárias de preços dos títulos de dois anos do tesouro americano. Veja como na segunda-feira houve a maior variação negativa do gráfico, de cerca de 60 pontos base, ou 0,6 ponto percentual.

Essa queda mostra que o mercado mudou de expectativas. Com a quebra do banco e uma possível crise de crédito, o mercado já viu sinais suficientes de redução de demanda e de que, portanto, o Fed pode aumentar menos os juros ou até baixá-los no segundo semestre. E começou a projetar um juro mais baixo no futuro.

Antes da liquidação do SVB, a expectativa era de que os juros chegassem a 5,9% nos Estados Unidos. Depois, essas expectativas caíram para 5%. Hoje a taxa básica de juros por lá é entre 4,5% e 4,75% ao ano. É o que mostra a imagem abaixo, da Bloomberg.

Esses gráficos também contam uma história sobre stop loss. Como quase todos os fundos trabalham com metas de volatilidade e como quase todos estão expostos ao tesouro americano, uma mudança brusca nos preços dos títulos faz com que muitos sejam forçados a vender os títulos, derrubando ainda mais o preço.

Quem não mudou de expectativa antes, foi obrigado a mudar depois, na marra.

E agora, Fed?

Então agora podemos ter certeza que o Fed vai segurar a mão nos juros, correto? Ninguém quer uma quebradeira de bancos, como em 2008.

Não exatamente. O problema é que o principal mandato do Fed não é salvar bancos, e sim segurar a inflação. E isso ainda não aconteceu.

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos de fevereiro saiu ontem e ficou acima do esperado, em 0,4%. Em termos anuais, a inflação está em 5,9% por lá.

O Fed decide na quarta-feira o que vai acontecer com os juros norte-americanos.

  • Quer ter a chance de construir uma fortuna com criptomoedas? Conheça os 3 ativos digitais de inteligência artificial que, segundo o analista Vinicius Bazan, são os melhores candidatos a valorizações extremas neste ano. [ACESSE AQUI]

O Brasil e as incertezas do mercado

Enquanto isso, no Brasil, mais incerteza. Se por um lado o Copom ainda tem que lidar com expectativa de inflação causada por gastos do governo, por outro o mercado não para de falar de uma possível crise de crédito gerada pela inadimplência de empresas que não aguentam os 13,75% ao ano, mais spread, e pela fraude das Americanas (até a Verde citou em sua carta um possível credit crunch).

Com tantos sinais dispersos, não surpreende que os tomadores de decisão do mercado financeiro estejam em espera até a megaquarta da semana que vem, que concentra Copom, Fomc e a apresentação do arcabouço fiscal de Haddad. 

Até lá, recomenda-se cautela.

Abraços,
Renato Santiago

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar