🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Relação entre preço e lucro é suficiente para garantir oportunidades de investimento? Entenda como avaliar o múltiplo e proteger seu bolso

O índice é o queridinho dos investidores, mas o lucro contábil de uma empresa ainda pode ser manipulado e colocar seus investimentos em risco

24 de outubro de 2023
14:04 - atualizado às 13:14
Um livro aberto com moedas no topo, simbolizando o aprendizado sobre investimentos; há mais livros ao fundo
Imagem: Shutterstock

A relação Preço/Lucro de uma ação, comumente abreviada como P/L ou P/E (price/earnings), é o múltiplo preferido e mais usado pelos investidores e analistas de ações.

Ele é bastante utilizado para comparar o preço de uma empresa com o quanto ela gera de lucro por ano.

A grosso modo, quanto menor o múltiplo, mais barata a empresa; e quanto mais distante da média histórica, maior a oportunidade de investimento - seja na compra, ou na venda. 

O grande questionamento é: será que essas comparações fazem sentido? Ou será que são enviesadas podendo levar à decisões erradas de investimento?

A explicação simples é que diferentemente do fluxo de caixa gerado pela empresa, o lucro contábil pode ser facilmente manipulado e ainda conter diversos números não recorrentes. 

Manipulação do lucro

No tradicional modelo de fluxo de caixa descontado, há de se levar em conta premissas como crescimento de receita, nível de margens, capital de giro e necessidade de investimentos em ativos fixos.

Na avaliação por múltiplos, essas variáveis podem ser ignoradas, sendo o múltiplo uma fotografia baseada somente no lucro contábil da empresa em um determinado período - o qual pode se distanciar bastante de sua média histórica ou tendência de longo prazo.

Por isso, é importante para o investidor saber o que está refletido no múltiplo de uma empresa e entender por que ele pode alterar ao longo do tempo.

A teoria por trás do múltiplo

Em 1961, os professores Merton Miller e Franco Modigliani ofereceram uma interpretação do valor justo de uma empresa bastante útil para os investidores e para a discussão sobre os múltiplos justos de uma ação.

Eles separaram o valor de uma empresa em duas partes: o valor da operação hoje e as oportunidades de crescimento.

Este valor da operação hoje é equivalente ao valor presente do resultado operacional mantido constante até a perpetuidade mais o caixa líquido em posse da empresa (se ela tiver).

Já o valor do crescimento da empresa depende do quanto ela investe, qual é o retorno gerado por esses investimentos e por quanto tempo ela pode encontrar esse tipo de oportunidade.

Formalmente o valor desse crescimento é dado pela fórmula abaixo - mas não se assuste, o ponto é mais simples do que esse:

Valor do crescimento da empresa = Investimento X (Retorno sobre o Capital Investido - Custo de Capital) * Período de Oportunidades / [(Custo de Capital) * (1 + Custo de Capital)].

O que importa da fórmula acima é que para a empresa criar valor além da sua operação hoje ela precisa investir com retorno superior ao seu custo de capital.

Caso o retorno dos seus investimentos seja exatamente o seu custo de capital, o valor gerado pelo seu crescimento é zero, independente do quanto a empresa cresce.

Se a empresa investe a um retorno inferior ao seu custo de capital, ela está destruindo valor.

E onde que entram os múltiplos nessa história?

Se sabemos o valor justo da operação atual de uma empresa, significa que podemos inferir também o múltiplo justo dessa operação.

Este múltiplo deve ser o inverso do custo de capital - a taxa de retorno exigida pelos acionistas da empresa.

Ou seja, se essa taxa de retorno for equivalente a 10% ao ano, significa que o múltiplo justo da operação é de 10x (1/10%).

De forma intuitiva, um múltiplo de 10x significa que os lucros da empresa equivalem a 10% do valor pago para se investir nela, exatamente a taxa de retorno exigida pelos acionistas da empresa.

O que pode explicar o múltiplo dessa empresa ser superior ou inferior a 10x vem justamente do fator de crescimento dela.

Se a empresa tiver vantagens competitivas e conseguir investir a um retorno superior ao seu custo de capital, ela pode negociar com um múltiplo superior a 10x.

Se isso não for possível e a taxa de retorno de seus investimentos for igual a seu custo de capital, a empresa deve negociar a um múltiplo de 10x INDEPENDENTE DO SEU CRESCIMENTO.

É neste ponto que queríamos chegar. Não é porque uma empresa cresce mais que ela deveria negociar a um múltiplo maior.

Múltiplo justo para além do lucro

Na verdade, a empresa só deve negociar com um múltiplo alto caso ela consiga combinar este crescimento com rentabilidade.

No limite, se ela buscar crescimento a qualquer custo, ela deveria negociar a um múltiplo abaixo de 10x.

Além disso, o custo de capital também impacta diretamente o múltiplo justo que uma empresa negocia e ele depende de uma série de fatores como taxa de juros, expectativas de inflação, prêmio de risco, entre outros.

Ou seja, quando acreditamos que a empresa A está barata porque negocia a um múltiplo menor que a empresa B ou menor que sua média histórica, antes devemos nos perguntar:

  1. Existe algo que mudou no presente, como um aumento da competição, um esgotamento das possibilidades de investimento ou o potencial de ganho de market share pela empresa?
  2. O lucro reflete corretamente a tendência de longo prazo dos resultados da empresa? As taxas de juros ou o apetite de risco de mercado continuam os mesmos?

É provável que a resposta para alguma dessas perguntas seja não.

O múltiplo é conhecido por todos no mercado e por isso devemos tomar cuidado por comparações deste tipo - não podemos assumir que os outros também não estão pensando da mesma forma que nós.

Sempre que estamos estudando um investimento devemos nos questionar: o que o mercado sabe que eu não sei? 

É por este motivo que no Market Makers gostamos de dedicar nosso tempo estudando o modelo de negócios a fundo de cada empresa e escolher aquelas que queremos ser sócios no longo prazo.

Neste caso, acreditamos que estamos pagando bom preço por um fator de crescimento subestimado pelo restante do mercado.

Um abraço,
Matheus Soares

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar