🔴 ONDE INVESTIR 2º SEMESTRE – QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA CRIPTOMOEDAS E FUNDOS IMOBILIÁRIOS? ASSISTA AQUI

O multiverso da B3, os dividendos da Petrobras (PETR4) e mais uma despedida da bolsa; confira os destaques do dia

2 de março de 2023
19:43 - atualizado às 19:44
Lula e Petrobras (PETR4)
Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

Criado ainda na década de 50 por um laureado do Prêmio Nobel, o termo multiverso não é exatamente uma novidade dentro da pseudociência — mas é na década de 20 do terceiro milênio que o conceito se tornou realmente popular.

O súbito interesse pela ideia de múltiplos universos possíveis para além do que habitamos hoje, no entanto, está em alta após os últimos grandes sucessos de bilheteria — que vão desde os filmes de heróis da Marvel até o favorito ao Oscar de 2023 "Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo".

Na teoria, o multiverso é o conjunto total das possibilidades que envolvem todos os elementos, sem limitações. No cinema, o conceito é divertido. No mundo real, as coisas ficam um pouco mais sufocantes.

O mercado financeiro brasileiro parece estar preso no exato momento em que todos os universos possíveis estão claros na frente dos nossos olhos, mas ainda é cedo para dizer exatamente o que acontece no plano em que estamos.

Isso porque a briga entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Banco Central, a tentativa de barganha do ministro Fernando Haddad com o mercado e os primeiros passos de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras (PETR3; PETR4) dividem a mesma tela.

E ninguém parece disposto a facilitar o trabalho dos analistas que tentam desemaranhar os fios das possibilidades. Os discursos das autoridades mais vigiadas do país são, em muitos momentos, conflitantes e contraditórios — sem respostas e aumentando ainda mais as dúvidas.

Leia Também

Nesta quinta-feira (02), todas as cartas estavam na mesa. A comprovação de que a economia brasileira desacelerou mais do que o esperado inaugurou o que deve ser mais uma queda de braço entre o alto escalão do governo e a taxa básica de juros; o ministro da Fazenda parece querer barganhar com o BC usando um projeto de âncora fiscal como trunfo; e o presidente da Petrobras não parece muito disposto a dar direções claras sobre o que será a estatal nos próximos quatro anos.

A regra é clara: quanto mais incerteza e nebulosidade no mercado, maior a cautela. E hoje não foi diferente.

Em Wall Street, os principais índices ganharam força na reta final do pregão ao vislumbrar uma realidade em que os juros deixam de subir. Já na B3, as narrativas seguem emaranhadas.

O Ibovespa até flertou com um dia de perdas limitadas, mas os investidores preferiram não arriscar. O índice acompanhou a queda das ações da Petrobras, fechando em baixa de 1,01%, aos 103.325 pontos — próximo das mínimas do pregão e no menor nível desde dezembro. O dólar à vista subiu 0,24%, a R$ 5,2039.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

EFEITO CASCATA
A suspensão das privatizações da Petrobras (PETR4) vai pegar 3R Petroleum de jeito? Saiba se é hora de comprar ou vender as ações RRRP3. Na quarta-feira (1), o governo ordenou que a estatal suspenda a venda de ativos por 90 dias. 

FIM DA LINHA
Apagando a luz: EDP vai fechar capital da EDP Brasil (ENBR3) e oferece prêmio de 22% sobre as cotações na B3. No documento, a empresa portuguesa que atua no setor elétrico brasileiro cita “um ambiente internacional particularmente desafiador, devido ao cenário de altas taxas de juros”. 

A NATA DA B3
Analistas elegem as ações de um ‘bancão’ e de uma mineradora como as mais recomendadas de março. As corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro não deram chance para o azar e escolheram papéis conhecidos pela solidez para o posto de favoritas do mês. 

NA RESSACA DO BALANÇO
C&A (CEAB3) dribla ventos contrários do quarto trimestre e ações chegam a subir 15% na bolsa — mas ainda há pontos de atenção. O resultado acima do esperado é ainda mais valorizado diante dos ventos adversos que pressionaram os últimos meses de 2022, como a Copa do Mundo e o frio fora de época. 

BANDEIRA BRANCA, AMOR
Putin deu a bênção: Brasil consegue convencer a Rússia da posição de Lula sobre a guerra. A missão, que parecia impossível, foi desempenhada pelo chanceler Mauro Vieira durante encontro do G-20 em Nova Délhi, na Índia.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Insights Assimétricos

Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado

1 de julho de 2025 - 6:03

Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano

30 de junho de 2025 - 19:50

O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si

30 de junho de 2025 - 8:03

Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco

TRILHAS DE CARREIRA

Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada

29 de junho de 2025 - 7:59

De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA

26 de junho de 2025 - 8:20

Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã

20 de junho de 2025 - 8:23

Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil

SEXTOU COM O RUY

Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos

20 de junho de 2025 - 6:03

É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã

19 de junho de 2025 - 9:29

Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar

18 de junho de 2025 - 14:40

Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Olhando para cima: Ibovespa busca recuperação, mas Trump e Super Quarta limitam o fôlego

18 de junho de 2025 - 8:22

Enquanto Copom e Fed preparam nova decisão de juros, Trump cogita envolver os EUA diretamente na guerra

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Do alçapão ao sótão: Ibovespa repercute andamento da guerra aérea entre Israel e Irã e disputa sobre o IOF

17 de junho de 2025 - 8:24

Um dia depois de subir 1,49%, Ibovespa se prepara para queimar a gordura depois de Trump abandonar antecipadamente o G-7

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar