🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

O multiverso da B3, os dividendos da Petrobras (PETR4) e mais uma despedida da bolsa; confira os destaques do dia

2 de março de 2023
19:43 - atualizado às 19:44
Lula e Petrobras
Imagem: Montagem Beatriz Azevedo

Criado ainda na década de 50 por um laureado do Prêmio Nobel, o termo multiverso não é exatamente uma novidade dentro da pseudociência — mas é na década de 20 do terceiro milênio que o conceito se tornou realmente popular.

O súbito interesse pela ideia de múltiplos universos possíveis para além do que habitamos hoje, no entanto, está em alta após os últimos grandes sucessos de bilheteria — que vão desde os filmes de heróis da Marvel até o favorito ao Oscar de 2023 "Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo".

Na teoria, o multiverso é o conjunto total das possibilidades que envolvem todos os elementos, sem limitações. No cinema, o conceito é divertido. No mundo real, as coisas ficam um pouco mais sufocantes.

O mercado financeiro brasileiro parece estar preso no exato momento em que todos os universos possíveis estão claros na frente dos nossos olhos, mas ainda é cedo para dizer exatamente o que acontece no plano em que estamos.

Isso porque a briga entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o Banco Central, a tentativa de barganha do ministro Fernando Haddad com o mercado e os primeiros passos de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras (PETR3; PETR4) dividem a mesma tela.

E ninguém parece disposto a facilitar o trabalho dos analistas que tentam desemaranhar os fios das possibilidades. Os discursos das autoridades mais vigiadas do país são, em muitos momentos, conflitantes e contraditórios — sem respostas e aumentando ainda mais as dúvidas.

Nesta quinta-feira (02), todas as cartas estavam na mesa. A comprovação de que a economia brasileira desacelerou mais do que o esperado inaugurou o que deve ser mais uma queda de braço entre o alto escalão do governo e a taxa básica de juros; o ministro da Fazenda parece querer barganhar com o BC usando um projeto de âncora fiscal como trunfo; e o presidente da Petrobras não parece muito disposto a dar direções claras sobre o que será a estatal nos próximos quatro anos.

A regra é clara: quanto mais incerteza e nebulosidade no mercado, maior a cautela. E hoje não foi diferente.

Em Wall Street, os principais índices ganharam força na reta final do pregão ao vislumbrar uma realidade em que os juros deixam de subir. Já na B3, as narrativas seguem emaranhadas.

O Ibovespa até flertou com um dia de perdas limitadas, mas os investidores preferiram não arriscar. O índice acompanhou a queda das ações da Petrobras, fechando em baixa de 1,01%, aos 103.325 pontos — próximo das mínimas do pregão e no menor nível desde dezembro. O dólar à vista subiu 0,24%, a R$ 5,2039.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

EFEITO CASCATA
A suspensão das privatizações da Petrobras (PETR4) vai pegar 3R Petroleum de jeito? Saiba se é hora de comprar ou vender as ações RRRP3. Na quarta-feira (1), o governo ordenou que a estatal suspenda a venda de ativos por 90 dias. 

FIM DA LINHA
Apagando a luz: EDP vai fechar capital da EDP Brasil (ENBR3) e oferece prêmio de 22% sobre as cotações na B3. No documento, a empresa portuguesa que atua no setor elétrico brasileiro cita “um ambiente internacional particularmente desafiador, devido ao cenário de altas taxas de juros”. 

A NATA DA B3
Analistas elegem as ações de um ‘bancão’ e de uma mineradora como as mais recomendadas de março. As corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro não deram chance para o azar e escolheram papéis conhecidos pela solidez para o posto de favoritas do mês. 

NA RESSACA DO BALANÇO
C&A (CEAB3) dribla ventos contrários do quarto trimestre e ações chegam a subir 15% na bolsa — mas ainda há pontos de atenção. O resultado acima do esperado é ainda mais valorizado diante dos ventos adversos que pressionaram os últimos meses de 2022, como a Copa do Mundo e o frio fora de época. 

BANDEIRA BRANCA, AMOR
Putin deu a bênção: Brasil consegue convencer a Rússia da posição de Lula sobre a guerra. A missão, que parecia impossível, foi desempenhada pelo chanceler Mauro Vieira durante encontro do G-20 em Nova Délhi, na Índia.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Deus abençoe as meme stocks

27 de março de 2024 - 20:00

A Truth Social de Trump é uma meme stock turbinada por anabolizantes políticos e ideológicos; é quase impossível dizer se um ativo desse tipo está barato ou caro

Diário de Bordo

‘The man who sold the world’ ou ‘The man who solve the market’?

27 de março de 2024 - 9:25

Nesta edição, João Piccioni compara o clássico de David Bowie com os modelos quantitativos do renomado gestor Jim Simons.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho

26 de março de 2024 - 6:10

BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Sindicato de Ladrões

25 de março de 2024 - 20:01

Talvez haja um pessimismo exagerado do mercado após a decisão do Copom — e a ata de amanhã pode ser a primeira catálise para mudar isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bombou no SD: O real problema da Petrobras, operação bilionária nos Correios e recompensa pela teimosia nas loterias; confira as notícias mais lidas da semana

23 de março de 2024 - 9:16

Além da Petrobras, dos Correios e das loterias, também bombou no SD a notícia sobre o rombo bilionário deixado pelas teles para o governo

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

SEXTOU COM O RUY

As ações da Vivara (VIVA3) deixaram de ser uma joia, mas será que ainda merecem um espaço na sua carteira?

22 de março de 2024 - 6:11

Temos que admitir que, apesar da troca truculenta de comando, Nelson Kaufman é um profundo conhecedor do negócio que ele ergueu praticamente do zero

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A diferença que uma letra faz: Ibovespa reage às sinalizações do Copom e do Fed; veja o que mais mexe com os mercados hoje

21 de março de 2024 - 8:31

Copom cortou os juros para 10,75% e indicou mais um corte 0,5 ponto porcentual na próxima reunião de política monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Daqui a pouco saberemos se estávamos certos

20 de março de 2024 - 15:57

O tão sonhado dia em que a taxa de juros dos EUA passaria a cair foi adiado pelo Federal Reserve

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies