IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

O melhor do Seu Dinheiro
Ricardo Gozzi
Cotações por TradingView
2023-01-13T08:13:50-03:00
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mercado, superstições e devaneios numa sexta-feira 13: Americanas sob escrutínio, tendências de trabalho, demissões na Pier e outras notícias

Mas não foi apenas a Americanas que sofreu as consequência da revelação. No entanto, existe um meio simples e eficaz de mitigar os efeitos desse tipo de acontecimento; confira

13 de janeiro de 2023
8:13
fachada lojas americanas
Imagem: Divulgação

Depois da quinta-feira 12 vem a sexta-feira 13. Tão inevitável quanto as associações supersticiosas relacionadas com a data.

O fato é que a sexta-feira 13 chega depois de uma quinta-feira 12 aterrorizante para os acionistas da Americanas, tenham eles passado por baixo de uma escada ou não.

AMER3 derreteu 77,33% ontem na esteira da revelação de inconsistências contábeis pelo agora ex-CEO Sergio Rial, o breve. Foi a maior queda diária de um componente do Ibovespa em décadas.

Mas não foi apenas a Americanas que sofreu as consequência da revelação.

Seus pares no setor estão sob escrutínio do mercado, que agora quer saber como outras grandes varejistas listadas na bolsa contabilizam o chamado ‘risco sacado’.

O mesmo ocorre com os bancos, responsáveis por conceder esses créditos. Enquanto a poeira não baixar, esses ativos devem continuar sob os holofotes dos investidores.

De qualquer modo, não se trata de sorte ou azar. É claro que nenhum acionista da Americanas ficou feliz em ver a empresa perder R$ 8 bilhões em valor de mercado em apenas um dia.

No entanto, existe um meio simples e eficaz de mitigar os efeitos desse tipo de acontecimento.

Quem nos explica isso com maestria é o colunista Ruy Hungria. E nem precisa andar por aí com uma cabeça de alho no bolso. Vale a pena conferir!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas internacionais sofrem ajuste no início da temporada de balanços; Ibovespa acompanha Haddad e desdobramentos do caso Americanas (AMER3). Enquanto as falas de autoridades do Federal Reserve permanecem no radar, por aqui, a prévia do PIB é destaque no campo dos indicadores.

PRÉVIA OPERACIONAL
Com Natal forte, Iguatemi (IGTI11) bate recorde de vendas no quarto trimestre e total chega a R$ 17 bilhões em 2022. As eleições e a Copa do Mundo afetaram negativamente as vendas no período, mas o resultado foi compensado pelo Natal.

EFEITOS DA INVASÃO
Lula vai perseguir Bolsonaro? O próprio presidente responde. Conversando com jornalistas nesta quinta-feira (12), o atual presidente afastou a imagem de paz e amor ainda que tenha reconhecido que o país já está em normalidade.

GREAT PLACES TO (NOT) WORK
Perderam o brilho: Meta e Apple não estão entre as melhores empresas para trabalhar em 2023. Essa é a primeira vez que a fabricante de iPhone não aparece no levantamento desde 2009, quando o ranking passou a ser divulgado. No caso da dona do Facebook, a empresa mantinha uma das 100 posições desde 2011.

NA LEVA DE "REESTRUTURAÇÕES"
Derrubou mais uma: Pier, startup de seguros, demite mais de 100 funcionários. Os desligamentos afetaram as áreas de tecnologia, atendimento ao cliente, marketing e recrutamento e seleção.

ONDE INVESTIR EM 2023
O modelo híbrido veio para ficar ou vamos todos voltar aos escritórios? Confira as tendências de carreiras e as profissões em alta. A possibilidade de se trabalhar remotamente no pós-pandemia — e a resistência de muitos empregadores quanto a esse modelo — representou uma revolução em inúmeras carreiras.

Uma boa sexta-feira para você!

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

MELHORES DO MÊS

Renascimento cripto: bitcoin (BTC) volta a brilhar, sobe mais de 30% e é disparado o melhor investimento de janeiro; títulos do Tesouro ficam na lanterna

31 de janeiro de 2023 - 18:46

As medalhas de prata e bronze foram para o ouro e para o Ibovespa, em um movimento de busca por segurança — e barganhas

ESTAGNOU?

Dividendos do Maxi Renda (MXRF11) não cresceram em 2022, mas os proventos destes outros três fundos imobiliários subiram mais de 50% — veja quais são

31 de janeiro de 2023 - 18:33

O melhor resultado foi obtido pelo Santander Papéis Imobiliários CDI (SADI11), com alta de 77,1%

RELATÓRIO DE PRODUÇÃO

Pé no freio: produção e vendas da Vale (VALE3) registram recuo tímido em 2022; confira os destaques operacionais da mineradora

31 de janeiro de 2023 - 18:30

A produção e a comercialização de minério de ferro da companhia se aproximaram da estabilidade no ano passado, com leves quedas

HORA DA VIRADA?

CEO da BRF (BRFS3) está otimista após reabertura chinesa

31 de janeiro de 2023 - 17:57

Na avaliação de Miguel Gularte, CEO da BRF (BRFS3), a recuperação da companhia vai acontecer mais cedo do que o previsto pelo mercado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies