🔴 PRIO3 E +9 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA – ASSISTA AQUI

Mercado, superstições e devaneios numa sexta-feira 13: Americanas sob escrutínio, tendências de trabalho, demissões na Pier e outras notícias

Mas não foi apenas a Americanas que sofreu as consequência da revelação. No entanto, existe um meio simples e eficaz de mitigar os efeitos desse tipo de acontecimento; confira

13 de janeiro de 2023
8:13
fachada lojas americanas
Imagem: Divulgação

Depois da quinta-feira 12 vem a sexta-feira 13. Tão inevitável quanto as associações supersticiosas relacionadas com a data.

O fato é que a sexta-feira 13 chega depois de uma quinta-feira 12 aterrorizante para os acionistas da Americanas, tenham eles passado por baixo de uma escada ou não.

AMER3 derreteu 77,33% ontem na esteira da revelação de inconsistências contábeis pelo agora ex-CEO Sergio Rial, o breve. Foi a maior queda diária de um componente do Ibovespa em décadas.

Mas não foi apenas a Americanas que sofreu as consequência da revelação.

Seus pares no setor estão sob escrutínio do mercado, que agora quer saber como outras grandes varejistas listadas na bolsa contabilizam o chamado ‘risco sacado’.

O mesmo ocorre com os bancos, responsáveis por conceder esses créditos. Enquanto a poeira não baixar, esses ativos devem continuar sob os holofotes dos investidores.

De qualquer modo, não se trata de sorte ou azar. É claro que nenhum acionista da Americanas ficou feliz em ver a empresa perder R$ 8 bilhões em valor de mercado em apenas um dia.

No entanto, existe um meio simples e eficaz de mitigar os efeitos desse tipo de acontecimento.

Quem nos explica isso com maestria é o colunista Ruy Hungria. E nem precisa andar por aí com uma cabeça de alho no bolso. Vale a pena conferir!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

ESQUENTA DOS MERCADOS
Bolsas internacionais sofrem ajuste no início da temporada de balanços; Ibovespa acompanha Haddad e desdobramentos do caso Americanas (AMER3). Enquanto as falas de autoridades do Federal Reserve permanecem no radar, por aqui, a prévia do PIB é destaque no campo dos indicadores.

PRÉVIA OPERACIONAL
Com Natal forte, Iguatemi (IGTI11) bate recorde de vendas no quarto trimestre e total chega a R$ 17 bilhões em 2022. As eleições e a Copa do Mundo afetaram negativamente as vendas no período, mas o resultado foi compensado pelo Natal.

EFEITOS DA INVASÃO
Lula vai perseguir Bolsonaro? O próprio presidente responde. Conversando com jornalistas nesta quinta-feira (12), o atual presidente afastou a imagem de paz e amor ainda que tenha reconhecido que o país já está em normalidade.

GREAT PLACES TO (NOT) WORK
Perderam o brilho: Meta e Apple não estão entre as melhores empresas para trabalhar em 2023. Essa é a primeira vez que a fabricante de iPhone não aparece no levantamento desde 2009, quando o ranking passou a ser divulgado. No caso da dona do Facebook, a empresa mantinha uma das 100 posições desde 2011.

NA LEVA DE "REESTRUTURAÇÕES"
Derrubou mais uma: Pier, startup de seguros, demite mais de 100 funcionários. Os desligamentos afetaram as áreas de tecnologia, atendimento ao cliente, marketing e recrutamento e seleção.

ONDE INVESTIR EM 2023
O modelo híbrido veio para ficar ou vamos todos voltar aos escritórios? Confira as tendências de carreiras e as profissões em alta. A possibilidade de se trabalhar remotamente no pós-pandemia — e a resistência de muitos empregadores quanto a esse modelo — representou uma revolução em inúmeras carreiras.

Uma boa sexta-feira para você!

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da renda fixa — um intervalo assimétrico

3 de abril de 2024 - 20:01

De 2010 para cá, mediante a ajuda da balança comercial, a maturação do Copom e a lapidação das metas fiscais, os juros reais passaram a respeitar uma zona limítrofe de 3% a 6%, com raras exceções

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies