🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

O prato preferido dos dirigentes do Fed: Inflação nos EUA, erro bilionário no BC, FIIs em 2023 e outras notícias do dia

O PCE, o índice de inflação favorito dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), deve ser divulgado às 10h30

27 de janeiro de 2023
8:19 - atualizado às 8:20
Imagem: Shutterstock

Todo mundo tem um prato favorito. Uma pesquisa - não muito recente, é verdade - elenca a lasanha, as combinações com arroz, a macarronada, a feijoada e a pizza como os pratos favoritos dos brasileiros.

O churrasco vem num distante sexto lugar. Tem até quem prefira se alimentar de luz. Mas os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) trocam qualquer item desse cardápio pelo PCE.

O PCE é um índice de inflação que mede a variação dos gastos com consumo pessoal nos Estados Unidos.

Ele faz a cabeça dos dirigentes do Fed por não se limitar aos preços de produtos e serviços, como a inflação oficial medida pelo CPI. O PCE abrange também a renda e os gastos dos norte-americanos.

Na visão dos dirigentes do Fed, PCE harmoniza com condução de política monetária. É de olho nisso que os investidores aguardam ansiosamente a publicação do PCE de dezembro, que trará também os dados consolidados de 2022.

A divulgação do PCE ocorre apenas alguns dias antes da próxima decisão do FOMC, o comitê de política monetária do Fed.

Pelo cheiro exalado da cozinha dos indicadores econômicos norte-americanos, os investidores acreditam que o Fed finalmente começará a desacelerar a alta dos juros a partir da próxima quarta-feira.

Ainda assim, eles preferem esperar o PCE sair do forno para ter certeza e os índices futuros de Nova York sinalizam abertura em queda. A apresentação da iguaria é esperada para as 10h30.

Enquanto o prato principal não chega à mesa, os investidores servem-se no balcão de aperitivos com um suflê de crise na Americanas, canapés de sucessão na Petrobras e canoles de política em Brasília.

Para ficar por dentro de como essa combinação de sabores vai mexer com o estômago dos investidores hoje, acompanhe o serviço gastro(eco)nômico do Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

TÁ NA MODA
Erro de US$ 12 bilhões: fluxo cambial de 2022 passa do positivo para o negativo após Banco Central encontrar falha. O BC encontrou um erro na base de dados de fluxo cambial que vinha desde outubro de 2021, o que gerou uma correção expressiva nos números.

AJUSTE CONTÁBIL
EDP Brasil (ENBR3) reconhece imparidade de R$ 1,2 bilhão — como isso afeta os dividendos? O ajuste bilionário no balanço se refere ao cancelamento do leilão de reserva de capacidade que estava previsto para acontecer no final de 2022.

DÉBITO E CRÉDITO
Cielo (CIEL3) fecha 2022 com balanço estrelado que justifica alta das ações. Os papéis da empresa de maquininhas acumularam alta de 140% no ano passado, em meio à melhora operacional da companhia. Confira os números.

PERSPECTIVAS PARA FIIS
Gestores de fundos imobiliários estão confiantes com a indústria em 2023, revela pesquisa. A Empiricus Research realizou uma pesquisa com 30 gestoras brasileiras e descobriu que a maior parte delas apresenta um leve grau de otimismo com o mercado imobiliário brasileiro neste ano. Veja a classe de FIIs mais recomendada.

DIÁRIO DOS 100 DIAS
A hora e a vez da Petrobras: a reunião de Lula e Prates coloca em jogo política de preços dos combustíveis e dividendos. Jean-Paul Prates recebeu a luz verde do conselho de administração para comandar a estatal e horas depois já estava sentado à mesa com o presidente.

SEXTOU COM O RUY
Adeus, petróleo? Entenda por que uma Petrobras “do bem” não é necessariamente boa notícia para os acionistas. A estatal está entre as melhores do mundo em exploração e produção, com ativos de extrema qualidade e capacidade financeira. Porém, na visão do colunista Ruy Hungria, as vantagens competitivas somem quando o assunto é energia renovável.

Uma boa sexta-feira para você!

Compartilhe

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar