🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Bolsa barata e queda de juros? Entenda por que não baixar a guarda mesmo com o cenário mais otimista para o mercado financeiro

No boxe e no mercado financeiro, uma estratégia pode até ser boa, mas tomar uma porrada no queixo pode fazer tudo ir por água abaixo

13 de junho de 2023
10:40 - atualizado às 9:41
Equipamento de boxe
Imagem: Shutterstock

Quando Mike Tyson foi questionado por um repórter se estava preocupado com Evander Holyfield e seu plano de luta, ele respondeu: "Todo mundo tem um plano até levar um soco na boca."

Tanto o Mike Tyson como o Holyfield foram dois dos maiores pesos pesados que o boxe já viu. Um dos momentos mais icônicos da história do boxe aconteceu em uma luta envolvendo os dois em 1997.

O que Tyson quis dizer com essa frase é que a estratégia pode até ser boa, mas tomar uma porrada no queixo pode te tirar do eixo. No momento em que isso acontece qualquer estratégia pode ir por água abaixo.

Isso vale para o boxe, como na aula de estratégia e tática de Muhammad Ali contra George Foreman no que ficou conhecido como rumble in the jungle – a estratégia de Ali era cansá-lo e tirá-lo do sério e a tática era ficar nas cordas e parar a luta a todo momento dizendo algumas palavras no ouvido do adversário; mas também vale para o mercado financeiro.

O boxe e o mercado financeiro

Estratégia e tática são duas variáveis importantíssimas dentro de uma carteira de investimento.

Assim como Ali seguiu à risca sua estratégia de sobrevivência e precisou ser paciente para aguentar as porradas do Foreman sem cair no ringue, nosso objetivo na Carteira Market Makers também é ficar de pé. 

E ficar de pé no mercado financeiro é montar uma carteira que sobreviva aos diferentes cenários possíveis, seja através de um portfólio que combine fluxos de caixa de diferentes indústrias ou mesmo se protegendo contra eventuais tempestades - que, inclusive, costumam vir após dias de sol.

Entre o dia 6 de abril e o fechamento de ontem, a Carteira Market Makers subiu 25%. Praticamente em linha com o índice small caps (+25%), mas bem acima do Ibovespa (+16%) no mesmo período.

Algumas teses que gostávamos muito, como Vulcabras (VULC3), andaram bastante de lá para cá, e outras como a Porto (PSSA3), começaram a maturar na semana passada após os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) mostrarem uma sinistralidade de automóvel bem abaixo do que o mercado esperava.

Narrativas do mercado e carteiras de investimentos

A mudança de narrativa do mercado também contribuiu bastante para esse bom desempenho da carteira. Até o início de abril, não havia consenso algum em relação à queda dos juros e os eventos políticos ainda faziam bastante preço.

No Brasil, o arcabouço fiscal saiu melhor que o esperado, as expectativas de inflação estão caindo semana após semana, o PIB brasileiro do 1º trimestre surpreendeu positivamente e já há quem acredite que o Brasil vai crescer bem acima das expectativas nos próximos anos no que seria um Milagre Econômico parte 2.

Enquanto nos Estados Unidos – a meca do mercado financeiro no mundo – a narrativa de estabilização do juro no patamar atual entre 5% e 5,25% sem necessariamente causar uma recessão tem ganhado cada vez mais força.

Previsão de cenário macroeconômico no Brasil e no mundo não está no nosso círculo de competência, mas sabemos que no Brasil o macro importa bastante. Até por isso, tentamos sempre estar com um olho e meio no micro e meio olho no macro.

O mercado financeiro baixou a guarda?

Por mais que eu continue acreditando que (i) bolsa está barata, (ii) que o juro curto tem espaço pra cair, (iii) que os locais ainda estão pouco alocados em ações e (iv) que essa combinação tem potencial para gerar um ciclo virtuoso na bolsa – não à toa estamos 92% alocado em ações na Carteira MMakers –, esse cenário de ‘oba-oba’ me acende um alerta.

Tivemos gatilhos importantes ao longo das últimas semanas, mas (i) ver uma onda de sell sides gringos elevando suas recomendações em Petrobras para Compra e (ii) movimentos brutais de alta em ações que não necessariamente têm uma história de investimento interessante – alavancadas e com duration longo – me acendem um segundo alerta.  

Tenho a sensação de que o mercado financeiro parece ter ‘baixado à guarda’.

Nosso trabalho de buscar assimetrias continua – é aqui o nosso círculo de competência – mas junto a isso estamos estudando algumas formas de proteger o patrimônio da carteira. A proteção pode ser fazendo um pouco de ‘caixa (R$)’ ou mesmo através de estratégia com opções.

Ninguém bate o carro de propósito para ativar o seguro, assim como nenhum investidor quer que seu patrimônio caia, mas já viu vendedor de capa de chuva em dia de show? Compare o preço que ele oferece o produto quando não tem uma nuvem no céu e o preço quando começa a chover.

O céu do mercado financeiro parece bastante ‘limpo’ neste momento, mas ainda não é – ou talvez nunca seja – a hora de baixar a guarda.

Essa semana teremos dados de inflação nos Estados Unidos hoje às 9h30; decisão de juros do Fed amanhã às 15h; e decisão de juros do Banco Central Europeu quinta-feira às 9h15.

Se fizermos algo, os assinantes da Comunidade Market Makers serão avisados.

Um abraço,
Matheus Soares

Compartilhe

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar