🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

A reação do mercado ao arcabouço fiscal, calote de CRI aos fundos imobiliários de créditos e o corte de remuneração na Americanas (AMER3); confira os destaques do dia

30 de março de 2023
19:28
B3 com gráficos
Imagem: Shutterstock / Divulgação / Montagem Brenda Silva

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu vitorioso do segundo turno das eleições, a sua equipe de transição e posterior alto escalão sempre deixou claro que era hora de rever as prioridades do Orçamento e fazer com que os gastos sociais voltassem a ter um papel de destaque.

Para isso acontecer, foi preciso praticamente demolir o teto de gastos existente com uma PEC emergencial — mas com a promessa de reconstrução de uma ferramenta de controle da dívida pública como contrapartida.

Foram alguns meses de espera, mas o texto do novo arcabouço fiscal foi apresentado, com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumprindo a sua promessa de enviar um projeto ainda no primeiro trimestre do ano (que acaba amanhã).

Nas últimas semanas, a expectativa pelo texto embutiu um prêmio de risco nos ativos locais — isso porque a saúde fiscal do país é um dos pilares mais importantes para ancorar as expectativas de inflação e, eventualmente, levar o Banco Central a iniciar o tão sonhado corte na taxa básica de juros.

E o projeto apresentado hoje parece, enfim, ter equilibrado os pratinhos do governo federal — gastos sociais com a população mais economicamente vulnerável e uma trajetória saudável da dívida pública.

Você pode conferir os principais pontos do texto que detalha o limite no avanço dos gastos e a estabilidade e previsibilidade de despesas neste link, mas já adianto o que o mercado gostou de ver: gatilhos para que as despesas sempre cresçam menos que a receita federal e um plano para zerar o déficit primário em poucos anos.

O dólar à vista encerrou o dia em queda de 0,73%, a R$ 5,0977, a curva de juros desinclinou e o Ibovespa avançou 1,89%, aos 103.713 pontos, mas isso não significa que a proposta é uma unanimidade entre os agentes do mercado.

Um gestor ouvido pela nossa reportagem aponta que a reação positiva dos ativos domésticos se dá mais pela redução das incertezas e as altas chances de aprovação da pauta do que pela falta de críticas ao projeto — uma vez que, para muitos, os gatilhos para o controle de gastos só funcionariam bem em um cenário de alto crescimento econômico.

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.

Confira outras notícias que mexem com o seu dinheiro

ESCALADA PARA A LUA
Bitcoin caminha para ser o melhor investimento do primeiro trimestre e só perde para duas criptomoedas — que valorizaram até 100%. O desempenho do BTC dificilmente será superado, considerando os principais ativos disponíveis ao investidor.

A LISTA SÓ CRESCE
Mais dois fundos imobiliários de crédito confirmam exposição a calote de CRI e cotas recuam na B3. Banestes RI (BCRI11) e Kilima Volkano RI (KIVO11) investem em títulos ligados ao grupo Gramado Parks.

PASSANDO A FACA
Enxugando o orçamento: Americanas (AMER3) prevê corte de 24% na remuneração de conselheiros e acionistas. Redução que será proposta pela varejista considera a eleição de novos diretores e também o afastamento de outros executivos conforme as investigações avançam.

SAYONARA, NIPPON?
Usiminas (USIM5): sócios chegam a acordo para definir quem manda na siderúrgica. Nippon Steel, que controla a empresa ao lado da Ternium, vai vender parte de suas ações para o sócio, que assim passará a dar as cartas na companhia.

ENERGIAS RENOVÁVEIS
Governo isenta painéis fotovoltaicos de tributos para incentivar geração de energia solar. Placas solares não sofrerão incidência de imposto de importação, PIS/Cofins e IPI até o final de 2026; mas, para especialista, consumidor final pode não sentir diferença no bolso.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar