🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
PASSOU NO TESTE?

Teste da semana de quatro dias já foi feito do outro lado do mundo — e os resultados foram bons?

Os trabalhadores da região que inclui Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas da Indonésia foram os últimos a experimentar a semana mais curta.

Liliane de Lima
19 de maio de 2023
13:25 - atualizado às 12:09
calendário, feriado, dia do trabalho; semana de 4 dias úteis
Imagem: Freepik

A semana de quatro dias úteis vem se tornando um sonho cada vez mais próximo da realidade. Do outro lado do planeta, os trabalhadores da Australásia região que inclui Austrália, Nova Zelândia, Nova Guiné e algumas ilhas da Indonésia foram os últimos a experimentar a semana mais curta. 

Os resultados do experimento foram divulgados nesta semana pela organização 4 Day Week —  que coordenou os testes da semana de quatro dias no Reino Unido e é responsável pelo estudo no Brasil —, em parceria com a Boston College. 

Por lá, a jornada de 32 horas semanais, sem a redução dos salários, durou seis meses e contou com a participação de 26 empresas. 

E, entre os resultados, está a adesão (quase) total da semana mais curta de forma permanente. Cerca de 95% das companhias ou seja, 24 empresas que realizaram o teste-piloto estão interessadas em continuar com a semana mais curta. 

Resultados da semana de quatro dias na Australásia

O relatório dos resultados da 4 Day Week Australasia apontou uma série de benefícios observados no teste-piloto. 

Entre as vantagens estão a redução das demissões durante o período do experimento. Bem-estar, produtividade e equilíbrio entre a vida profissional e pessoal também foram listados pelo estudo. Confira alguns números: 

  •  54% dos trabalhadores relataram um aumento em sua capacidade de trabalho atual; 
  • 38% dos funcionários se sentiram menos estressados; 
  • Redução média de 44% nas ausências no trabalho; 
  • Redução de 9% nas demissões; 
  • 11% dos funcionários afirmaram que nenhum valor em dinheiro os faria voltar a trabalhar cinco dias por semana. 

Além disso, os trabalhadores das empresas participantes do teste relataram que o tempo gasto entre o deslocamento da residência ao trabalho diminuiu 36 minutos, em média, por semana. 

E, ainda segundo o relatório, os benefícios também foram observados em casa. A participação, por exemplo, dos homens em relacionamentos heterossexuais nos afazeres domésticos aumentou cerca de 27%. 

VEJA TAMBÉM — “A Bet365 travou meu dinheiro!”: este caso pode colocar o site de apostas na justiça; entenda o motivo

Semana mais curta vai chegar ao Brasil?

O Brasil será o próximo país a experimentar a semana de quatro dias úteis organizada pela 4 Day Week. 

O experimento deve acontecer ainda este ano, no segundo semestre. Segundo o calendário previsto, as companhias que quiserem fazer parte do teste receberão mais informações sobre o programa; os treinamentos preparatórios começam em setembro para as participantes. 

Então, o teste-piloto da semana menor será adotado, efetivamente, a partir de novembro deste ano. 

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies