🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
JORNADA MENOR

Aprovado! Empresas que testaram a semana de quatro dias úteis no Reino Unido pretendem tornar o modelo permanente

Cerca de 92% das companhias que participaram do teste-piloto devem continuar com a jornada de 32 horas semanais

Liliane de Lima
22 de fevereiro de 2023
12:19 - atualizado às 15:59
semana de 4 dias úteis no Reino Unido
Imagem: Unsplash/Shutterstock/Montagem Brenda Silva

Trabalhar um dia a menos na semana, sem alterações na remuneração, não é mais um sonho tão distante – pelo menos, para os trabalhadores do Reino Unido.

Após seis meses, os resultados da semana de quatro dias úteis no Reino Unido começaram a aparecer – e vistos com “bons olhos” pelas companhias, segundo o relatório de conclusão do período de “experimentação”, divulgado nesta semana.

O teste-piloto, que durou entre junho e dezembro do ano passado, contou com quase 3 mil colaboradores de 61 empresas, envolvendo setores que vão de tecnologia até restaurantes.

E um dos primeiros resultados é a permanência do modelo de forma definitiva. Cerca de 92% das companhias – ou seja, 56 empresas – que participaram do teste-piloto devem continuar com a semana de quatro dias úteis. Destas, 18 já confirmaram que não voltarão atrás.

Ainda, do total, duas empresas optaram por continuar os testes de jornada de 32 horas semanais.

O programa foi conduzido pelas universidades de Oxford e Cambridge, em parceria com a Boston College nos EUA, além da contribuição das organizações sem fins lucrativos 4 Day Week Global Autonomy e 4 Day Week UK Campaign.

Resultados da semana de quatro dias

O relatório de resultados da 4 Day Week UK Campaign listou uma série de benefícios observados durante o teste-piloto.

Bem-estar entre os funcionários, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, produtividade e permanência de colaboradores nas empresas foram os destaques. Vamos aos números:

  • 71% dos funcionários reduziram o nível de esgotamento;
  • 62% dos participantes relataram mais facilidade em conciliar o trabalho com a vida social;
  • O número de funcionários que saíram das empresas participantes – por demissão voluntária – diminuiu 57% entre junho e dezembro, na comparação com o mesmo período em anos anteriores.

Além disso, 15% dos colaboradores disseram que não trocariam o emprego por um com jornada semanal de cinco dias úteis por nenhuma quantia de dinheiro.

Os resultados também apareceram nos negócios das companhias participantes do teste-piloto. Segundo o relatório, as receitas das empresas permaneceram basicamente sem alterações no período de experimentação da jornada menor. 

Mas, quando avaliadas de acordo com o tamanho da empresa, os ganhos cresceram, em média, 1,4%. Também, em comparação ao mesmo período do ano anterior, as organizações registraram aumentos nas receitas de 35%, em média – “o que indica um crescimento saudável neste período de redução de jornada de trabalho”, diz o relatório.

  • [TREINAMENTO GRATUITO] O Seu Dinheiro preparou 3 aulas exclusivas para ensinar tudo que você precisa saber para poder receber renda extra mensal com ações.Acesse aqui.

Outro lado da moeda

Ainda que os resultados tenham sido majoritariamente positivos, o grupo de pesquisa observou a redução de um indicador relevante para as empresas: as contratações.

Segundo o relatório, as 61 companhias participantes contrataram menos durante os meses de junho e dezembro de 2022. Em média, as novas admissões caíram 37% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Contudo, há uma observação importante: o período de testes aconteceu em paralelo com tendências do mercado de trabalho, como a “grande renúncia aos empregos” (great resignation), – e, de acordo com o estudo, o impacto dessas movimentações ainda não pode ser considerado “estatisticamente significativo”.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar