🔴 É HOJE: COPOM DECIDE PATAMAR DA SELIC; SAIBA ONDE INVESTIR DEPOIS DO RESULTADO – INSCREVA-SE

Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.
32 HORAS POR SEMANA

Semana de quatro dias úteis virando realidade? Saiba quais são as empresas que vão participar do projeto-piloto no Brasil

A organização Reconnect Happiness at Work anunciou o nome de 15 companhias que testaram a jornada reduzida

Liliane de Lima
30 de agosto de 2023
19:17 - atualizado às 18:00
dias
Montagem: Brenda Silva - Imagem: Freepik

A semana de quatro dias úteis já tem deixado de ser um sonho para alguns brasileiros. Por aqui, algumas empresas de tecnologia e do setor financeiro já adotaram a jornada mais curta de trabalho em meio à pandemia. 

Mas, a exemplo de outros países da Europa como o Reino Unido e Portugal, a semana útil com um dia “a menos” de trabalho vai ser testada no Brasil a partir de novembro, com duração de seis meses.

A inscrição e seleção das empresas, porém, termina amanhã, 31 de agosto, e o processo de preparação e orientação para o funcionamento dos testes inicia em 5 de setembro. 

As datas foram divulgadas hoje (30) pela Reconnect Happiness at Work, organização responsável pelo programa. 

O projeto terá parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para mensurar os dados qualitativos. Já a Clemente & Teixeira Advocacia atuará na assessoria jurídica às empresas cadastradas. 

A WeWork — empresa de espaços corporativos conhecidos como coworking — também deve participar da iniciativa com uma equipe organizadora. A Boston College será a única parceira internacional do teste no Brasil. 

Empresas vão testar semana de quatro dias úteis

A organização Reconnect Happiness at Work anunciou o nome de 15 empresas que participarão do teste-piloto da semana de quatro dias no Brasil. 

As companhias participantes atuam nos segmentos de arquitetura, manufatura, hotelaria, consultoria de recrutamento, alimentos, varejo, entretenimento e plataformas de tecnologia e inovação e saúde. 

São elas: 

  • Editora MOL
  • Smart Duo
  • T4S - Thanks for Sharing Comunicação
  • GR Assessoria Contábil
  • Brasil dos Parafusos
  • Abaeterno
  • Plonge
  • Haze Shift Consultoria
  • Oxygen Experiências, Capacitação e Conteúdo em Inovação
  • Alimentare Nutrição e Serviços
  • PiU Comunica
  • Innuvem
  • Inspira
  • Clementino e Teixeira Advocacia
  • Hospital Indianópolis

As empresas são sediadas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campinas e Porto Alegre.

Vale ressaltar que não são apenas as empresas listadas que vão participar da semana de quatro dias úteis. Até o momento, a organização confirma o interesse de 20 companhias, que reúnem mais de 400 funcionários. 

SEU DINHEIRO EXPLICA — Dá para pagar uma faculdade de medicina com o Tesouro Educa+? Fizemos as contas para você!

Como deve funcionar?

As empresas participantes do teste-piloto deverão adotar a jornada de 32 horas semanais sem a redução dos salários dos funcionários.

Mas o modo como isso será realizado caberá às companhias. Ou seja, não há determinação de qual dia da semana será o “dia de folga” — que poderá ser na segunda-feira, na sexta-feira ou em qualquer outro, tudo isso dependerá da escolha, exclusivamente, da empresa.

Além disso, as participantes terão acesso ao benefício vale-escritório do WeWork, o Workpass, que dá acesso a mais de 30 prédios da companhia e em mais de 500 parceiros em todos os estados brasileiros, sem taxa de adesão ou custo nos primeiros meses do teste.

Compartilhe

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar