Independência do Banco Central vai acabar? Entenda melhor aqui

Cotações por TradingView
2023-01-09T09:43:42-03:00
Ana Carolina Neira
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.
O DIA SEGUINTE

Para Itaú BBA, ativos brasileiros podem sofrer após invasão em Brasília, mas impacto deve ser limitado

De acordo com os analistas, ações de empresas exportadoras surgem como boas opções defensivas após a invasão

9 de janeiro de 2023
9:43
Manifestantes bolsonaristas invadem o Congresso e depredam as instalações da Câmara e do Senado, em ato terrorista
Policiais do Choque usam bombas de efeito moral para dispersar apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro da Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (8), após a invasão e depredação provocada nos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional, e do Supremo Tribunal Federal (STF) - Imagem: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

No primeiro dia após as cenas de invasão e destruição em Brasília, muitas pessoas se questionam como será a ressaca dos atos terroristas e sua repercussão no mercado financeiro. De olho nisso, os analistas do Itaú BBA apontam que deve haver algum impacto aos ativos locais, mas ainda limitado.

Em relatório, a equipe aponta que os preços devem ser afetados por conta do aumento do prêmio de risco institucional, mas isso não deve durar muito tempo, já que as discussões sobre política econômica devem retomar o protagonismo em breve.

"Devemos esperar que os mercados de ações sofram, as taxas de juros subam e o real se desvalorize, ainda que não por muito tempo, como aconteceu em episódios semelhantes em outros países", escreveram os analistas.

Assim, o Itaú BBA aponta que os investidores devem apostar em nomes relacionados às commodities — especialmente pela previsão de desvalorização do real —, como Suzano (SUZB3), Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4).

Apesar do clima de tensão que cerca a capital federal, os ativos locais são amparados pelo bom humor dos investidores no exterior.

Lá fora, novos sinais de que a China caminha para o fim da política de covid zero empolga. Os índices em Nova York devem abrir em alta moderada.

Por aqui, o Ibovespa futuro chegou a abrir em queda de mais de 1%, mas já reduziu o ritmo de perdas. O dólar à vista também limita o seu movimento de alta.

Outros impactos da invasão

No mesmo relatório, os analistas do Itaú BBA afirmam que a invasão do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto enfraquece a oposição radical. O resultado é que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter mais apoio político após o episódio.

Por outro lado, isso pode deixar a equipe recém-eleita com certa dificuldade para implementar medidas impopulares como o aumento de impostos sobre os combustíveis, diz o relatório, com medo de novos ataques.

Portanto, a equipe do Itaú BBA espera que o governo tente, neste primeiro momento, reforçar seu apoio institucional, deixando os temas econômicos em segundo plano.

Entenda o que aconteceu

Na tarde de domingo (08), manifestantes radicais bolsonaristas invadiram os prédios do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O ato pedia a intervenção das Forças Armadas e até mesmo a prisão do presidente Lula.

Mas os atos não ficaram apenas no discurso e trouxeram ações inéditas no País, com a destruição de móveis e vidraças, além da vandalização de objetos históricos e obras de arte.

Diante do cenário de depredação total, Lula decretou intervenção no setor de segurança do governo do Distrito Federal. Na manhã deste segunda-feira (9) algumas prisões ainda são cumpridas na tentativa de responsabilizar os autores da invasão.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

HYPE DO CHATBOT

Se cuida, ChatGPT! Alibaba entra na corrida da inteligência artificial com versão chinesa; veja quem já está nessa disputa

8 de fevereiro de 2023 - 14:10

A Microsoft não está assistindo tudo isso de braços cruzados e anunciou um mecanismo de pesquisa Bing com inteligência artificial e um navegador Edge, que será sustentado pelo ChatGPT

Repercussão do resultado

Itaú (ITUB4) acertou em provisionar 100% da exposição à Americanas, dizem analistas; ações disparam na bolsa

8 de fevereiro de 2023 - 12:56

Ao se prevenir totalmente de calote da Americanas no balanço do 4T22, Itaú evita que efeito contamine resultados de 2023

CORRIDA PLATINUM

Uber supera expectativas no 4º trimestre e encerra 2022 com balanço 5 estrelas; ações disparam nas bolsas

8 de fevereiro de 2023 - 12:09

A empresa encerrou os últimos três meses do ano passado com um lucro líquido de US$ 595 milhões, contrariando as expectativas de prejuízo dos analistas

VESPEIRO POLÍTICO

CEO do Itaú (ITUB4) fala sobre disputa entre Lula e presidente do BC: “é do jogo”

8 de fevereiro de 2023 - 11:44

Milton Maluhy, CEO do Itaú, vê a equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, “na direção correta”, mas defende definição rápida da meta de inflação

TEMPOS DIFÍCEIS

Entenda o que está acontecendo com a Marisa (AMAR3) após a renúncia do presidente e alerta financeiro — ações caem mais de 5% na B3

8 de fevereiro de 2023 - 11:12

A Marisa (AMAR3) não detalhou quais as suas dificuldades financeiras que demandam melhorias na estrutura de capital

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies