O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-26T07:26:52-03:00
Ricardo Gozzi
PERIGO REAL

Terceira guerra mundial? Agora quem alerta para o risco é a Rússia. Veja o que disse o chanceler de Putin

Enquanto isso, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, está em Moscou para reunir-se com Vladimir Putin

26 de abril de 2022
7:14 - atualizado às 7:26
Guerra e mercado financeiro
Primeiro a advertir para risco de terceira guerra mundial foi alto general dos EUA.

O primeiro a chamar a atenção para o risco de a invasão da Ucrânia pela Rússia sair de controle e derivar na terceira guerra mundial foi o general Mark Milley, presidente do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos EUA.

Agora é a vez de o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, lançar uma advertência no mesmo tom. Mas não só. Se uma terceira guerra mundial ocorrer, há o risco real de um conflito nuclear, acrescentou ele.

Em entrevista à mídia russa, o chanceler disse que os riscos de uma guerra nuclear agora são muito significativos e não devem ser subestimados, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, a um canal de TV russo na segunda-feira.

"O perigo é sério, é real, não pode ser subestimado", declarou Lavrov. Ao mesmo tempo, porém, ele admite a possibilidade de os riscos estarem sendo “artificialmente” inflados.

Mas a terceira guerra mundial vem mesmo?

Os comentários de Lavrov vêm à tona em um momento no qual os Estados Unidos falam abertamente que desejam ver a Rússia “enfraquecida”.

James Heappey, subsecretário de governo do Reino Unido para as Forças Armadas, desqualificou a fala do chanceler russo como “bravata”.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que Lavrov estava tentando "assustar o mundo".

Esforços diplomáticos continuam

Enquanto isso, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, desembarcou em Moscou para um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin.

A expectativa é de que as conversas entre Putin e Guterres se concentrem na situação Mariupol, onde, apesar de terem declarado uma vitória, as forças russas não conseguiram tomar a siderúrgica Azovstal.

Um bom ator

Na entrevista à mídia russa, Lavrov também abordou as perspectivas diplomáticas. “A boa vontade tem limites. Quando não há reciprocidade, o processo de negociação é prejudicado”, disse ele.

Os comentários foram dirigidos ao presidente da Ucrânia, Volodomyr Zelensky. Segundo Lavrov, a Rússia pretende manter os contatos com os ucranianos, ainda que Zelensky esteja “fingindo” que negocia.

“Ele é um bom ator”, disse Lavrov.

*Com informações da BBC e da CNBC.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

MEME-STABLECOIN

Shiba Inu (SHIB) quer lançar própria stablecoin depois do fracasso da TerraUSD (UST); entenda porque isso é uma furada

Analistas não enxergam a Shiba Inu como um bom investimento e a crise das stablecoins não deve ajudar o projeto

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies