Os brasileiros foram as urnas neste domingo (2) para o primeiro turno das eleições presidenciais não só no Brasil como também no exterior. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) também polarizam a disputa entre os eleitores que vivem fora do país, mas o petista saiu vitorioso no primeiro turno.
O ex-presidente e o atual ocupante do Palácio do Planalto, que busca a reeleição, disputaram com outros nove candidatos: Eymael (DC), Ciro Gomes (PDT), Felipe D'Avila (Novo), Vera (PSTU), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União), Padre Kelmon (PTB) e Léo Péricles (UP).
Veja o resultado da eleição de presidente no exterior, de acordo com dados do TSE:
O comparecimento às urnas no exterior foi 50% maior do que nas eleições de 2018.
A afirmação foi feita na tarde de domingo pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes.
- ESPECIAL ELEIÇÕES | Dividendos em risco: Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua estratégia de renda extra em 2023; veja o que esperar e como se protegernum material gratuito que liberamos para você. Basta clicar aqui
Em Lisboa, cidade estrangeira com maior número de brasileiros aptos a votar, o prazo foi ampliado.
As urnas deveriam ter sido fechadas às 17h locais (13h em Brasília), mas o alto comparecimento levou agentes da Justiça Eleitoral brasileira em Portugal a estenderam a votação até as 20h locais (16h em Brasília).