🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Membros da equipe econômica de Lula afirmam à Veja que Meirelles é seu escolhido para a Fazenda — veja o que ele falou

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
30 de setembro de 2022
6:39 - atualizado às 20:26
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: Ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles seria a primeira escolha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em caso de vitória nas urnas, disseram as fontes da revista Veja. Mais tarde, Meirelles deu uma entrevista e respondeu sobre o possível convite. Confira o que ele falou.

TSE: Documento contra urnas teve participação da direção do PL

O corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Bento Gonçalves, rejeitou a tese de que a direção do PL não tenha participação na elaboração do documento em que a legenda questiona a credibilidade do processo eletrônico de votação.

O corregedor disse que não é possível atribuir o relatório exclusivamente à equipe técnica, uma vez que o PL contratou o projeto e validou seu conteúdo. Também apontou que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, aparece como “participante” do projeto e compõe a coordenação geral do relatório.

O despacho faz parte do processo administrativo aberto a mando do presidente do tribunal, Alexandre de Moraes, após a divulgação do documento “Resultado da auditoria de conformidade do PL no TSE”.

A manifestação de Gonçalves ocorre um dia após Costa Neto ter enviado ofício ao TSE atribuindo ao Instituto Voto Legal, contratado pela legenda para realizar o processo de fiscalização, toda a responsabilidade pelo conteúdo do documento.

O presidente do PL negou o uso de recursos públicos. (Estadão Conteúdo)

Justiça autoriza PT a ocupar Paulista após eleições no domingo

O diretório estadual do PT de São Paulo recebeu aval do Tribunal de Justiça do Estado para reunir apoiadores na Avenida Paulista no próximo domingo (2) a partir das 20h30. 

De acordo com interlocutores da campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a ideia é que o ex-presidente compareça ao local para fazer um pronunciamento, mesmo que não vença no primeiro turno. A agenda, no entanto, ainda pode ser alterada.

Como o uso do espaço foi solicitado pelo PT e por grupos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), o caso foi levado à Justiça.

Manifestação do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) indicou que havia acordo entre as lideranças para que, se houvesse vitória em primeiro turno, os apoiadores do vencedor pudessem ocupar a Paulista, mas os dois grupos ainda disputavam o espaço em caso de segundo turno.

Conforme documento do MP, o Comando da Polícia Militar havia informado que movimentos ligados a Bolsonaro teriam preferência de utilização do local em razão de um “rodízio estabelecido entre os grupos conflitantes para manifestações na Avenida Paulista”. A tese apontava que a oposição usou a região para se manifestar em 20 de março.

O PT alegou, no entanto, que apoiadores de Bolsonaro já haviam ocupado a Paulista nos atos de 7 de setembro, o que abriria espaço para a oposição se manifestar politicamente no local no dia 2.

Em ofício, o juiz Randolfo de Campo entendeu que o pedido feito por apoiadores do presidente viola a legislação eleitoral, por solicitar uso da Paulista em horários que coincidem com os da votação.

Manifestações políticas no horário das eleições são vedadas pela Lei Eleitoral. (Estadão Conteúdo)

 

Operador do sistema elétrico tem plano preventivo para eleições

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elaborou um plano preventivo visando a divulgação de informações, caso haja alguma interrupção no suprimento de energia elétrica que possa afetar as seções eleitorais no dia de votação, domingo próximo (2).

Além de definir atribuições para diversos órgãos e agentes do sistema, o plano prevê garantias de fluxo de comunicação institucional entre ONS, Ministério de Minas e Energia (MME) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), bem como transmissoras, distribuidoras e Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e Tribunal Superior Eleitoral  (TSE).

A Aneel explicou que o plano foi aprovado pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), de forma a chancelar as “ações de responsabilidade de todos os agentes do setor elétrico”, para “conferir grau adicional de segurança na operação do sistema elétrico” durante as eleições.

Procurado, o Ministério de Minas e Energia disse ter formalizado tanto às distribuidoras como ao ONS a necessidade de medidas preventivas para o fornecimento de energia durante as eleições. (Agência Brasil)

TSE nega pedido de Bolsonaro para afastar Alexandre de ação sobre lives

O pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) para declarar a suspeição do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na ação que o impediu de fazer lives eleitorais do Palácio da Alvorada foi negado nesta sexta-feira (30). 

 A campanha bolsonarista acionou o TSE alegando que Moraes foi parcial porque o ministro fez um gesto de degola durante o julgamento. O presidente do TSE esclareceu que o movimento não teve relação com a votação e foi uma brincadeira com um assessor que estava na plateia.

A decisão que mandou arquivar o pedido da campanha bolsonarista é do ministro Ricardo Lewandowski, que não viu “qualquer demonstração que indique descumprimento do dever de imparcialidade”.

“As causas de suspeição estão previstas em rol taxativo e não admitem interpretação extensiva”, escreveu. “O excipiente vem agora nesta exceção veicular alegações completamente destituídas de fundamentação jurídica.”

A campanha de Bolsonaro alegou que o gesto de Moraes indica “animosidade e interesse pessoal em desfavor” do presidente. (Estadão Conteúdo)

Meirelles no Ministério da Fazenda: “Não temos nada de concreto ainda”

O ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou que não recebeu oficialmente um convite para compor um possível governo caso Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições deste ano. 

“Conversei rapidamente com o Lula, dei a ele meu telefone pessoal e eu mesmo achei que seria melhor conversar depois da eleição. Não temos nada de concreto ainda”, disse ele em entrevista à Rádio TC. 

Mais cedo, a revista Veja informou que a primeira escolha de Lula para o posto de ministro da Fazenda em caso de vitória nas urnas é Meirelles. Entretanto, nenhum anúncio formal será feito antes da eleição.

“Eu sempre tive uma excelente relação com o presidente Lula, temos projetos sociais em conjunto. É uma relação produtiva e boa, certamente eu estaria disposto a conversar com ele [sobre o Ministério da Economia”, disse Meirelles.

Questionado se aceitaria o convite caso seja feito, ele disse que não trabalha com hipóteses. 

“Não tomo decisão sobre hipótese e sim sobre fato concreto. Em 2002, eu recebi uma ligação para ficar disponível para ser presidente do banco central. Eu segui minha vida e disse que poderíamos conversar depois da eleição ou não. Lula venceu, me chamou e eu aceitei”, contou. 

Segundo Meirelles, Lula está muito ocupado com a campanha e em garantir a vitória ainda em primeiro turno.

“Esse é um processo que demanda tempo e energia. Ainda não é a hora de discutir sobre a equipe econômica”, afirmou.

'Candidato Padre': pesquisa mostra que frases de Soraya ganharam as redes com debate da Globo

Levantamento feito pela Quaest sobre o debate presidencial da TV Globo aponta que frases ditas pela candidata Soraya Thronicke (União Brasil) sobre Padre Kelmon (PTB) ficaram entre os termos relacionados ao evento que mais tiveram destaque na internet. 

As “nuvens de palavras” feitas pelo instituto mostram que expressões como “padre de festa junina”, “candidato padre” e “medo de ir para o inferno” ficaram em alta nas redes durante a exibição do programa, na noite desta quinta-feira (29). O relatório considera menções no Twitter, Instagram, Facebook, sites e blogs.

No segundo bloco do programa, a expressão mais destacada foi “padre de festa junina”. A candidata do União Brasil usou a expressão após afirmar que Padre Kelmon não concedeu nenhuma extrema-unção durante a pandemia. 

Termos ditos por outros presidenciáveis sobre o candidato do PTB também ficaram em alta, como “fantasiado de padre” e “candidato laranja”, usado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Entre os termos não relacionados ao petebista, se destacaram “direito de resposta”, “lei de cotas”, “William Bonner”, entre outros.

O levantamento mostra ainda que o evento rendeu 16,4 milhões de menções nas redes. Os candidatos mais citados foram Lula, com 40%, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 39%.

Ciro Gomes 9PDT) concentrou 12% das menções; Kelmon, 5%, Simone Tebet (MDB), 2%; Soraya e Felipe d’Avila (Novo), 1% cada.

Todos os candidatos foram citados mais de forma negativa do que positiva, segundo o levantamento. Ciro Gomes foi quem teve o desempenho mais equilibrado: 50,8% das menções falavam mal, 49,2%, bem. D’Avila foi o mais criticado, com 67,2% de comentários negativos.

Veja: Membros da equipe econômica de Lula afirmam que Meirelles é seu escolhido para a Fazenda

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem evitado a todo o custo falar publicamente sobre quem chamaria para compor seu governo antes da eleição. Isso não impede membros da equipe de Lula de vazar informações para a imprensa.

Citando fontes na equipe econômica do candidato do PT à Presidência da República, a Veja informa que a primeira escolha de Lula para o posto de ministro da Fazenda em caso de vitória nas urnas é Henrique Meirelles. Entretanto, nenhum anúncio formal será feito antes da eleição.

Meirelles manifestou apoio a Lula na reta final de campanha. Foi ministro da Fazenda sob Michel Temer. Também foi presidente do Banco Central por quase oito anos, ao longo dos dois mandatos de Lula.

Debate da Globo deixou um perdedor que pode definir a eleição

Muito se esperava do debate entre presidenciáveis transmitido no fim da noite de ontem pela Rede Globo, o último antes do primeiro turno das eleições.

O resultado, porém, foi frustrante. Assim como na canção de Djavan, os candidatos insistiram no 0 x 0, o público queria 1 x 1.

Repleto de direitos de resposta e carente de propostas, o debate pouco acrescentou a quem se deu ao trabalho de acompanhar as mais de 3 horas de duração do evento.

Ainda assim, houve um perdedor que pode definir o resultado da eleição. Confira!

O padre não curtiu

Após debate na Globo, Padre Kelmon (PTB) se irrita com jornalistas e diz não ser ‘linha auxiliar’ de Jair Bolsonaro (PL).

A emissora estipulou que cada candidato teria cinco minutos para responder perguntas da imprensa que acompanhou o debate nos estúdios da Globo na noite de ontem.

Quando questionado por jornalistas se não seria mais lógico o PTB integrar a coligação de apoio à reeleição de Bolsonaro do que “fazer dobradinha” com o presidente, o candidato Padre Kelmon se exaltou.

“É você que está me acusando disso”, afirmou Kelmon a uma repórter.

“Na verdade eu fui atacado por um ex-presidente que se diz cristão. Ele é cristão de onde? Ele criou uma igreja, a dele? Hoje vemos padres atacados por políticos que se dizem cristãos. Quem entende de laranja é ele, eu entendo de evangelho”.

Lula e Bolsonaro trocam acusações no debate da Globo

Um clima quente, digno de uma final de campeonato. Foi assim que começou o debate da Globo, o último antes do primeiro turno das eleições, marcado para 2 de outubro.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas de intenção de voto, foi a principal vidraça dos demais candidatos no primeiro bloco.

Lula encarou logo de cara o pedetista Ciro Gomes, que relembrou de forma crítica os anos de governos do PT. Em resposta, o petista lançou mão de uma estratégia que vem usando na TV: relembrar o aumento de renda, do salário mínimo, a diminuição do desemprego, a reforma agrária e os criou programas de inclusão.

Mas foi com Jair Bolsonaro (PL) que o debate pegou fogo.

Veja como foi!

Kelmon Souza, o padre que não é padre, causou no debate da Globo

O último debate entre os candidatos à presidência da República foi marcado pela troca de acusações, xingamentos e de direitos de resposta entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Mas a participação do Padre Kelmon (PTB) merece um capítulo à parte.

Clique aqui e confira!

 

Confira a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos à Presidência da República nesta sexta-feira, 30 de setembro.

  • Ciro Gomes (PDT):  às 17h terá carreata em Sobral (CE).
  • José Maria Eymael (DC):  às 10h faz caminhada em São Paulo.
  • Felipe D’Avila (Novo):  às 11h tem encontro no Comitê Central do Paulo Ganime no Rio de Janeiro.
  • Jair Bolsonaro (PL): 8h faz motociata em Poços de Caldas (MG) e às 19h faz live.
  • Leo Pericles (UP):  às 10h cumpre agenda em Paraisópolis, em São Paulo, às 14h em Mauá (SP) e às 19h na Universidade Zumbi dos Palmares.
  • Lula (PT): agenda não divulgada.
  • Padre Kelmon (PTB): às 8h concede entrevista para o Jornal Nova Manhã no Rio de Janeiro.
  • Simone Tebet (MDB):  às 10h participa de Missa de Ação de Graças na Paróquia São Luiz Gonzaga em São Paulo.
  • Sofia Manzano (PCB): às 17h fará caminhada  panfletagem da Candelária à Cinelândia no Rio de Janeiro.
  • Soraya Thronicke (União Brasil): às 14h tem reunião de campanha e às 17h concede entrevista ao programa André Marinho Show ao Canal do humorista André Marinho no Youtube.
  • Vera Lucia (PSTU): às 6h30 participa de conversas com operários em obra da construção civil em Belém, às 18h participa de uma entrevista ao portal Esquerda Diário.

Compartilhe

MEDIDAS CAUTELARES CONTINUAM

Aliviou para Bolsonaro? Alexandre de Moraes não vê elementos concretos de tentativa de asilo em embaixada

24 de abril de 2024 - 19:25

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, após postar um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar