🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.
CENTRAL DAS ELEIÇÕES

Eleições 2022: Pesquisa Genial/Quaest mostra Lula com 54% dos votos válidos contra 46% de Bolsonaro

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
6 de outubro de 2022
8:02 - atualizado às 20:22
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O primeiro levantamento feito pela Genial/Quaest após o primeiro turno das eleições presidenciais foi divulgado nesta quinta-feira (6) e mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a preferência dos eleitores no segundo turno. Confira os detalhes da sondagem nas notas publicadas às 18h14 e às 19h26.

Segundo turno em Minas: Bolsonaro sobe no palanque com Zema

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mal recebeu o apoio de Romeu Zema (Novo) nesta semana e já subiu no palanque com o governador reeleito em Minas Gerais. 

Durante um evento da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Zema atacou o PT e prometeu se empenhar para a reeleição do chefe do Executivo, que disputa o Palácio do Planalto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Bolsonaro também atacou o partido de seu adversário. Além disso, voltou a citar a cidade mineira de Juiz de Fora, onde sofreu um atentado a faca na campanha de 2018, e disse, mais uma vez, que cumpre uma “missão de Deus” na presidência.

Em Minas, que é o segundo maior colégio eleitoral do País, Lula liderou no primeiro turno. A campanha de Bolsonaro aposta agora em uma virada com o apoio de Zema. 

Negociação entre campanhas de Lula e Tebet atrasa foto conjunta

A foto que oficializaria o apoio de Simone Tebet (MDB) ao petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais foi adiada e deve acontecer só amanhã (7). 

De acordo com fontes ouvidas pela Broadcast, a demora se deve à dificuldade de as campanhas chegarem a um meio-termo sobre as propostas apresentadas por Simone Tebet para o plano de governo petista.

Confira os pedidos que a senadora fez para Lula para ingressar na campanha do petista.

Pesquisa Genial/Quaest: Lula cede espaço para Bolsonaro no Nordeste

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue reinando absoluto entre os eleitores do Nordeste do país, mas a pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (6) reforçou uma movimentação auferida no primeiro turno das eleições: o petista cedeu espaço para o presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Em nível nacional, Lula aparece com 48% das intenções de voto, contra 41% de Bolsonaro (PL) no levantamento estimulado. Considerando apenas os votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos — o petista aparece com 54% contra 46% do presidente.

Mas o que chama atenção nesta mostra, em comparação com aquela divulgada no último sábado (1), véspera do primeiro turno das eleições, é o Nordeste.

Naquele levantamento, Lula tinha 71% dos votos na região contra 22% de Bolsonaro. Agora, o petista tem 62% contra 29%. 

Confira a pesquisa completa.

Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 48% das intenções de voto contra 41% de Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 48% das intenções de voto contra 41% do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo a primeira rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno, divulgada nesta quinta-feira (6). 

Levando em consideração apenas os votos válidos — que excluem brancos, nulos e indecisos — Lula aparece com 54% contra 46% de Bolsonaro.

Indecisos somam 7% e brancos ou nulos são 4%, de acordo com o levantamento. 

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 3 e 5 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais.

No primeiro turno, Lula obteve 48,43% dos votos e Bolsonaro, 43,20%. Os números divergem dos dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte dos institutos de pesquisa. 

Após a eleição do dia 2 de outubro, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu à Polícia Federal para que investigue os institutos de pesquisa.

Confira a pesquisa completa.

Debates do segundo turno já têm data marcada — saiba se Bolsonaro e Lula comparecerão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) têm a chance de se enfrentar em pelo menos cinco debates até 30 de outubro, dia em que vão encarar as urnas no segundo turno das eleições. 

A última vez que os dois estiveram frente a frente foi em 28 de setembro, quando a TV Globo realizou o último debate antes da primeira etapa da votação para presidente — e o que se viu foi um show de troca de acusações e ofensas para todos os lados. 

Agora, tanto Lula quanto Bolsonaro terão pelo menos cinco oportunidades de apresentar propostas e planos para o futuro do Brasil.

Confira as datas previstas para os próximos debates aqui e saiba se os dois rivais vão se enfrentar em algum deles.

Urnas têm 100% de aprovação em novo teste de integridade, diz TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, afirmou nesta quinta-feira (6) que todas as 641 urnas eletrônicas submetidas ao teste de integridade no dia do primeiro turno não apresentaram divergência de resultados. 

Os testes, que são filmados, consistem em uma espécie de votação fictícia, em que servidores do TSE depositam, ao mesmo tempo, votos iguais e já conhecidos na urna eletrônica e em outra, de lona. Em seguida, é feita uma checagem para saber se o boletim emitido pelo equipamento corresponde exatamente aos votos em papel.

Neste ano, o TSE conduziu o teste de integridade, sempre realizado no próprio dia de votação, em 641 urnas eletrônicas, que foram sorteadas ou escolhidas pelas entidades fiscalizadoras das eleições ou pelos partidos. 

Moraes frisou que as urnas que foram testadas usando a biometria de eleitores reais também não apresentaram mau funcionamento. (Agência Brasil)

Propaganda eleitoral do 2º turno começa na sexta-feira; saiba como vai funcionar

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV do segundo turno das eleições começa a ser veiculada na próxima sexta-feira (7). O horário eleitoral gratuito vai até 28 de outubro, dois dias antes da votação, marcada para 30 de outubro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguem na disputa pela Presidência, assim como os candidatos ao governo de 12 Estados.

No segundo turno, a lei eleitoral estabelece que o tempo deve ser dividido igualmente entre os candidatos. Cada um deles tem 10 minutos em cada bloco. 

A lei também estabelece que primeiro a aparecer será o candidato que recebeu maior quantidade de votos no primeiro turno — no caso, Lula, que obteve 48% dos votos contra 43% de Bolsonaro.

A propaganda vai ao ar todos os dias, de segunda a sábado, com exibição alternada dos candidatos. Ou seja: como a propaganda de Lula começa na sexta, a de Bolsonaro será veiculada no sábado.

O horário eleitoral gratuito destinado aos candidatos à Presidência será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, as propagandas vão ao ar de 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.

Nos estados onde haverá segundo turno para governador a propaganda será veiculada das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50 na TV. Já no rádio, de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20.

Os candidatos também contam com inserções de 30 a 60 segundos ao longo da programação, que somam 25 minutos por dia, de segunda a domingo. (Estadão Conteúdo)

Bolsonaro anuncia programa da Caixa para renegociar dívidas em ato de campanha

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira (6), durante um ato de campanha no Palácio da Alvorada, um programa da Caixa para renegociação de dívidas. De acordo com o chefe do Executivo, serão contempladas quase 4 milhões de pessoas e 400 mil empresas.

Os descontos para a regularização dos débitos podem chegar a 90%. O anúncio oficial deve ser feito pela presidente do banco, Daniella Marques, na tarde de hoje, em São Paulo. 

“A Caixa Econômica parece que é até um ministério de tanto que faz para a população como um todo”, declarou Bolsonaro, no Alvorada.

Na largada do segundo turno das eleições, Bolsonaro aposta na economia para derrotar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Sem dar detalhes, o chefe do Executivo também prometeu anunciar o 13º para mulheres que recebem o Auxílio Brasil. 

Na avaliação da campanha, com quase um mês até a definição da disputa, Bolsonaro ainda tem espaço para crescer no eleitorado de baixa renda no Nordeste, principalmente feminino. (Estadão Conteúdo)

Temer sobre apoio no segundo turno: “Aplaudirei a candidatura que defender a democracia”

O ex-presidente Michel Temer está no centro de uma polêmica depois que a Veja noticiou na quarta-feira (5) que ele anunciaria nos próximos dias o apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) e à candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. 

Horas depois, o colunista do UOL Kennedy Alencar falou com Temer, que negou que tenha acertado apoio a qualquer um dos dois postulantes ao Palácio do Planalto no segundo turno das eleições, marcado para 30 de outubro. 

Nesta quinta-feira (6), o próprio Temer usou suas redes sociais para esclarecer a polêmica. Em uma nota oficial publicada no Twitter, o ex-presidente diz que “aplaudirá a candidatura que defender a democracia e cumprir rigorosamente a Constituição”. 

Nos bastidores, no entanto, circula a informação de que Temer deve seguir o mesmo caminho que a senadora Simone Tebet, que ontem anunciou o voto no petista Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno. Só que, ao contrário de Tebet, a tendência é que Temer não revele publicamente seu voto em Lula por conta das críticas feitas pelo PT. 

Temer está em viagem ao exterior e deve retornar ao Brasil na sexta-feira (7). Basta saber se ele vai ou não revelar seu voto quando estiver por aqui.

Veja como os eleitores de Ciro e Simone pretendem votar no segundo turno

A nova rodada da Pesquisa PoderData traz uma péssima notícia para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela mostra a menor vantagem numérica do candidato petista sobre Jair Bolsonaro (PL) desde o início do atual processo eleitoral.

Lula venceria Bolsonaro por 52% a 48% dos votos válidos, segundo o levantamento realizado entre 3 e 5 de outubro e cuja margem de erro é de 1,8 ponto porcentual para mais ou para menos.

O resultado sugere que a onda conservadora que impulsionou os números finais do candidato à reeleição estendeu-se pelos dias que se seguiram à votação do último domingo.

Mas nem tudo é má notícia para Lula no levantamento.

O PoderData perguntou aos eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) em quem eles pretendem votar no segundo turno, marcado para 30 de outubro.

E o resultado certamente vai surpreender quem considera o eleitorado de Ciro mais identificado com o de Lula do que o de Simone.

Confira!

Pesquisa PoderData registra a menor vantagem de Lula sobre Bolsonaro no atual processo eleitoral

A nova rodada da Pesquisa PoderData mostra a menor vantagem numérica de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) captada pelo instituto desde o início do atual processo eleitoral.

Lula venceria Bolsonaro por 52% a 48% dos votos válidos, segundo o levantamento realizado entre 3 e 5 de outubro.

Apesar da estreita vantagem, o cenário não constitui empate técnico, uma vez que a margem de erro da pesquisa é de 1,8 ponto porcentual para mais ou para menos.

No último domingo, Lula e Bolsonaro avançaram ao segundo turno com 48,43% e 43,20% dos votos válidos, respectivamente.

Candidato de Bolsonaro ganha apoio do partido de Soraya Thronicke para o governo de SP

O diretório do União Brasil em São Paulo anunciou apoio do partido à candidatura do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo do Estado. O candidato de Jair Bolsonaro disputa o segundo turno com Fernando Haddad (PT).

No plano federal, o União Brasil lançou como candidata à Presidência a senadora Soraya Thronicke, que teve 0,51% dos votos no primeiro turno.

Agora, o presidente estadual da legenda, Antonio Rueda, diz que o apoio também se expande à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Esse time está à disposição do presidente para entregar em melhores mãos o governo de São Paulo”, afirmou Rueda.

Nos últimos dois dias, Tarcísio também recebeu apoio dos diretórios estaduais do PP e MDB. O candidato derrotado do Novo ao Bandeirantes, Vinicius Poit, também declarou voto no ex-ministro.

Além do União Brasil, o ex-ministro também disse que “há conversas que estão andando muito bem com o Podemos e várias com o PSDB”. (Com informações do Estadão Conteúdo)

Sem provas, Bolsonaro fala em 'problemas' na apuração

Em sua primeira transmissão ao vivo nas redes sociais no segundo turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PL) falou em “problemas” na apuração dos votos na primeira etapa da disputa, voltou a criticar o Supremo Tribunal Federal (STF), após uma decisão da ministra Cármen Lúcia, e colocou em dúvida a pesquisa Ipec divulgada ontem, que mostrou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 55% dos votos válidos no segundo turno, contra 45% do candidato à reeleição.

Ao duvidar da confiabilidade da apuração das urnas, mais uma vez sem apresentar nenhuma prova, Bolsonaro fez uma comparação com a disputa entre a ex-presidente Dilma Rousseff e o deputado Aécio Neves (PSDB-MG) em 2014.

“Tivemos apurações, alguns problemas apareceram, passei para frente esse problemas. Até o gráfico da evolução que foi feito aqui, levando-se em conta cada porcentual de voto que era computado, criou uma figura geográfica uniforme, bem típica de algoritmos, muito parecida com aquela do segundo turno de 2014”, disse o presidente.

“O Aécio Neves conseguiu maioria e aí ela foi numa paralela até o final. Cada vez que entrava um minuto de voto dava ora vitória de Aécio, ora vitória de Dilma. E assim foi, paralelo, até o final, e foi decidido o segundo turno em 2014. Agora, parece que, se tivesse mais cinco minutos aqui, mais 5%, o nosso oponente teria conseguido a eleição no primeiro turno”, emendou Bolsonaro.

O presidente também voltou a criticar os institutos de pesquisa e disse que a “palhaçada” começou de novo, ao comentar o levantamento do Ipec.

No primeiro turno, Lula obteve 48,43% dos votos válidos, contra 43,20% de Bolsonaro. A pesquisa Ipec mostrava o candidato do PT com 51% e o chefe do Executivo com 37%. A discrepância fez com que o presidente e seus apoiadores centrassem suas críticas aos institutos de pesquisa. (Com informações do Estadão Conteúdo)

Veja a agenda dos candidatos hoje

Confira a agenda dos candidatos qualificados para a disputa do segundo turno da eleição deste ano à Presidência da República nesta quinta-feira, 6 de outubro.

  • Jair Bolsonaro: participa de evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.
  • Lula: participa de caminhada por São Bernardo do Campo (SP) a partir da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Compartilhe

RETIRO CARNAVALESCO

Bolsonaro refugiou-se na Embaixada da Hungria em Brasília depois de perder passaporte, revela jornal

25 de março de 2024 - 15:05

Imagens de câmeras de segurança obtidas pelo jornal norte-americano New York Times confirmam a presença de Bolsonaro no local

OPERAÇÃO MURDER INC.

Depois de 6 anos, Polícia Federal prende suspeitos de mandar matar Marielle Franco; veja as reações dos políticos

24 de março de 2024 - 10:12

Conselheiro do TCE-RJ, deputado federal e ex-chefe da Polícia Civil do Rio foram apontados por Ronnie Lessa como mandantes do assassinato de Marielle

SIGILO LEVANTADO

O que Mauro Cid revelou (e o que ele escondeu) no depoimento que antecedeu sua volta para a cadeia

23 de março de 2024 - 13:27

Mauro Cid voltou a ser preso na sexta-feira depois de depoimento sobre áudios nos quais acusou a PF de ter uma “narrativa pronta”

AGORA VAI?

STF se prepara para retomar julgamento sobre revisão da vida toda do INSS

20 de março de 2024 - 11:19

Análise da revisão da vida toda do INSS está na pauta de votações do STF desta quarta-feira; início da sessão está previsto para as 14h

PROMETI, NÃO NEGO…

Lula “sincerão” admite que não cumpriu o que prometeu na campanha — e conta o motivo por trás disso

15 de março de 2024 - 18:45

Após aumento na desaprovação do governo, presidente se posiciona sobre as promessas eleitorais não cumpridas; veja o que ele disse

PRESIDENTE FALOU

Lula vai além da Petrobras (PETR4) e volta a alfinetar Campos Neto a uma semana do próximo Copom — veja o que mais ele disse em entrevista ao SBT 

12 de março de 2024 - 8:55

Entre muitas outras declarações, Lula afirmou que é muito cedo para falar sobre uma eventual reeleição, tendo em vista que seu mandato atual vai até o fim de 2026

EM BUSCA DE APOIO CRIPTO?

Donald Trump “se rende” ao bitcoin (BTC) e sinaliza apoio a criptomoedas se for eleito presidente dos EUA

11 de março de 2024 - 19:30

Após chamar bitcoin de fraude, Trump indicou que, se for eleito como presidente dos EUA em novembro, permitirá que as criptomoedas passem a ser usadas regularmente por lá

É A ECONOMIA…

Aprovação do governo Lula cai para o pior nível em um ano — e nem os próprios eleitores do presidente estão satisfeitos 

6 de março de 2024 - 12:08

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

DEZ ANOS DEPOIS

Operação Lava Jato: Quase metade dos brasileiros desaprovam ações de Moro, enquanto 43% acreditam que Lula é culpado, mostra pesquisa

3 de março de 2024 - 18:39

Uma década após o início da operação, 44% desaprovam a postura do ex-juiz e 40% aprovam, de acordo com estudo da Quaest

Fala polêmica

Pedido de impeachment de Lula por críticas a Israel tem mais assinaturas que os que derrubaram Dilma e Collor; mas tem chance de ser aceito?

24 de fevereiro de 2024 - 17:57

Comparação de ação de Israel em Gaza ao Holocausto rendeu mais que polêmicas e um incidente diplomático; ontem, presidente rebateu críticas e voltou a acusar o país de genocídio

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies